14.5.12

[Resenha] – Um Mundo Brilhante de T. Greenwood editora Novo Conceito


Título: Um Mundo Brilhante
Título Original: This Glittering World
Autora: T. Grenwood
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336

Sinopse: Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.


Resenha:


Eu tentei gostar de Um Mundo Brilhante, pois a capa é linda, mas o livro não me conquistou totalmente, achei um livro bom em algumas partes.

Ben Bailey é  professor durante o dia, barman à noite, noivo de uma mulher por quem o amor já não existe, mas sem coragem de sair da situação.   Quando ele sai de casa pela manhã, no dia da primeira neve do inverno, encontra um jovem índio navajo caído à sua porta, e testemunha seu último suspiro. A partir daí, a busca pelos responsáveis por aquela morte levam Ben a conhecer Shadi, irmã do garoto, e se envolver em uma trama que envolve uma perigosa investigação e, ao mesmo tempo, a necessidade de Ben decidir o que quer realmente da vida, e como isso vai influenciar todos ao redor dele. 

Ben, o personagem principal, me deixou com raiva algumas vezes durante o livro. Ele se mostra um sujeito apático, covarde, egoísta, indeciso e, em vários momentos, se deixa manipular claramente. Ele não tem coragem de terminar com a noiva que está enrolando há anos, mesmo estando apaixonado por outra pessoa, não se decide sobre o que quer realmente

Sobre a trama, esperava algo a mais sobre o mistério do assassinato, o que não aconteceu, e apesar do desfecho da história não ter sido ruim, também não foi empolgante ou animador.

Um Mundo Brilhante pode não ser uma história perfeita, mas me proporcionou bons momentos de leitura. A leitura flui com naturalidade e o texto é gostoso de se ler. E se há algo admirável no livro, é a belíssima capa e a cuidadosa edição da Novo Conceito. 

alguns quotes que eu gostei do livro:

“Mas nada é tão fácil quanto parece. E nada ficava verdadeiramente imaculado. Como um osso fraturado que não se curou da maneira certa, a recuperação pode ser lenta e incompleta, e, nos piores casos, uma infecção pode se desenvolver, fazendo com que a doença se alastre de maneira lenta e silenciosa pelo resto do corpo”.

“Segredos. Como pequenos sapos escondidos em seu bolso. Não se pode esquecer deles porque estão sempre se mexendo ali dentro, contorcendo-se, tentando escapar. Você sabe que, a qualquer momento, um deles pode conseguir subir e pular para fora do seu bolso, revelando-se para o mundo com um coaxado estridente. E quanto mais você se esforça para tentar contê-los, para tentar escondê-los, mais se esforçam para escapar.”

“Esperança é uma criança abortada, concebida, mas nunca realizada.”









3 comentários

  1. Eu já li muitas resenhas boas desse livro, incluindo a sua, mais não é o tipo de leitura que eu gosto. Preciso de mais ação, mais aventura para gostar de um livro. E pela descrição que quase todo mundo faz de Ben, eu tenho quase certeza que eu não vou gostar.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Juliana.
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele!
    Estou louca para ler esse livro,houvi falar que ele é muito bom.Adorei a resenha,parabéns.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha, mas eu fiquei curiosa pra ler o bendito do livro *o*
    ♥♫Beijokas da Nina♥♫
    http://ninateinforma.blogspot.com
    @ninateinforma

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS