15.1.18

[Resenha #1560] Só Escute - Sarah Dessen @EditoraSeguinte @cialetras


Só Escute
Sarah Dessen
 Nenhuma oferta encontrada
ISBN: B074VGG1QB
Ano: 2017
Páginas: 352
Idioma: português 
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 4 estrelas

Sinopse: Para encarar a verdade, você precisa estar disposta a ouvi-la.
Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong.
Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos.
Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?



Resenha:

Já tive uma experiência de leitura com a Sarah Dessen em "Os bons Segredos" e amei o jeito que a autora conseguia conduzir a história de uma forma sensível e tocante. Só Escute foi outra boa surpresa que conseguiu conquistar minha atenção durante todo o tempo de leitura. 


Mas antes de falar o que achei do livro, vamos falar do enredo. Annabel é uma garota bonita que trabalha desde criança em comerciais e é super conhecida. Popular na escola, caçula de três irmãs costuma guardar as coisas pra si mesma. Um novo ano letivo começa, mas a garota sente que tudo está diferente. Brigada com sua melhor amiga as fofocas se espalham e ela se sente sufocada. Do outro lado, temos Owen. Um garoto super agressivo, muito alto e que vive com seu fone colado no ouvido. Depois de presenciar uma cena na escola, ele acaba ajudando Annabel. De inicio os dois tem certo receio de se conhecerem, mas vão se aproximando conforme o tempo vai passando e se ajudando a lidar com os problemas um do outro. A autora ainda aborda um pouco da família de Annabel trazendo temas reais ao enredo como o distúrbio alimentar causado pela profissão de modelo da irmã do meio. 

Os personagens são muito bem construídos, a trama é bem real, então todos os elementos trabalhados condizem com os acontecimentos da trama. A Sarah Dessen tem uma sensibilidade incrível em suas narrativas. Ela não força isso. Conforme a história vai desenrolando ela sabe trazer isso de uma forma simples e bem fácil a tona. Não precisa forçar muito para que isso aconteça. Problemas familiares, peso do bullying, a pressão, problemas de comportamento e outros assuntos são abordado de uma forma muito concisa e interessante. A autora consegue inserir isso dentro da história de uma forma bem inteligente. " Não pense, ou julgue. Só escute". Essa é a mensagem do livro. Ponto. E quantas coisas podemos tirar e refletir dessa frase? A história mexeu pra caramba comigo. Quantas vezes achamos que estamos dando a devida atenção para uma pessoa, mas não estamos ouvindo de verdade? Quantas vezes uma pessoa precisa ser ouvida, ou falar com alguém, mas não consegue se abrir? A situação de Annabel é exatamente essa. Ela quer ser ouvida. Quer que as pessoas enxerguem além das aparências e parem de julgamentos. Apenas ouça. A vida de ninguém é é perfeita por mais que pareça. Por mais que seja difícil de acreditar. A falta de comunicação na família da garota é um dos grandes problemas desse livro. A fragilidade da mãe, a distância emocional e todo restante levaram as consequência que vimos ser narradas. Se a comunicação fosse melhor trabalhada e cada um parasse pra ouvir e entender o outro as coisas melhorariam muito. As vezes as pessoas simplesmente não querem enxergar o que está na frente delas e essa história mostra isso.  


É um livro sensível, extremamente bem escrito e com um desenvolvimento equilibrado e centrado. É aquele tipo de livro que te prende do começo ao fim, te faz pensar em várias questões, te faz refletir sobre algo que é abordado no mesmo, te faz sentir como a personagem. Não dá pra deixar de se envolver. Um livro tocante com temas complicados mas muito bem colocados e apontados pela autora de uma forma incrivelmente sensível.  Sobre a importância de encarar os problemas familiares, sobre a impressão dos outros a sua volta, sobre a arte de ouvir e compreender. Extremamente bonito. Extremamente sensível. Altamente recomendável. 




Um comentário

  1. Que fotos lindas <3
    Adorei a resenha, ainda não li esse mas fiquei bem curiosa pra conhecer.
    Bjs!
    Meu Blog | Meu Canal

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS