26.6.12

[Resenha] A História sem Fim de Michael Ende


sinopse:
"A História sem Fim" é a mágica aventura de um garoto solitário que passa através das páginas de um livro para um reino muito particular, o reino da fantasia. Nesta terra imaginária, numa busca original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e aprende também que até ele tem capacidade para amar. O texto impresso em duas cores, verde e vinho, as belas ilustrações das aberturas dos capítulos completam o clima de encantamento que envolve o leitor.



Resenha: 
“A História Sem Fim” é um livro que marcou a infância de uma geração inteira de crianças. Eu conheci o livro mais tarde, não era nascida quando o livro foi publicado, mas é uma história fofa e gostaria de tê-la lido quando tinha os meus 12 anos. Mas mesmo tendo lido o livro já com um pouco mais, “A História Sem Fim” continuou mantendo o seu encanto.

Ende conta a história de Bastian, um garoto desajeitado e desajustado que não tem um bom relacionamento com o pai, não tem amigos e sofre o que chamaríamos atualmente de bullying na escola. Desengonçado, desajeitado e sem aptidão para esportes, o garoto vivia sozinho e um dia ao fugir de alguns garotos da escola entra em uma velha livraria. Lá encontra o dono sentado em uma cadeira lendo um livro intitulado “A História Sem Fim”. Motivado por uma razão mais forte do que ele, Bastian rouba o livro e foge da livraria.

No sossego do seu lar, Bastian começa a ler o livro e ele se sente atraído de uma forma inexplicável pela história da mesma forma como as personagens da história, do mundo de Fantasia começam, inexplicavelmente, sentir a presença de Bastian.
Aos poucos Bastian vai se tornado parte essencial tanto no mundo de Fantasia quanto na própria história de “A História Sem Fim”. De um garoto rejeitado à um herói mais do que necessário, quase que profético. É assim que Bastian e o mundo ao seu redor passam a vê-lo. Bastian vai viver experiências inesquecíveis e os leitores momentos de leitura muito gostosos.

Uma curiosidade interessante do livro de Ende é que quando a história se passa em Fantasia o texto é impresso em uma cor e quando o texto se passa fora do mundo de Fantasia, no mundo de Bastian, o texto é em outra cor. É algo bobinho, mas um diferencial que entretém e chama atenção dos jovens leitores.
Recomendo a todos. Adorei esse livro.

A primeira adaptação de “A História Sem Fim” data de 1984, eu me lembro de ter visto o filme na televisão quando era bem criança, e recentemente vi novamente, é gostoso relembrar os bons tempos de infância.



nova capa da Martins Fontes



13 comentários

  1. Olá... ahhh.. agora eu tenho que ler esse livro. O filme eu me recordo de pouca coisa, mais lembro que é emocionante.
    adorei a resenha, sucinta e direta
    beijos Querida

    ResponderExcluir
  2. Este livro é muito bom..
    Eu li faz um tempo, mais lembro de quase todas ás partes; vi o filme também; mas prefiro o livro...
    Eu gostei muito da sua resenha, esta muito bem escrita...
    Gostei também da nova capa; mais não sei, ainda acho que a outra têm mais a cara da história...
    Enfim, eu gostei! :D

    Jader Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia esse livro, passei a conhecê-lo aqui pelo seu blog e a história é muito interessante! Adorei a dica! :D

    Beijoos, Lary!
    http://depoisquesecresce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. acredita que eu não li esse livro? bom queria voltar e ler ele nos meus 12/14 anos. agora já não é um livro que me interesse >.<
    Beijos :*
    http://pepperlipstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Puxa, Michelle, depois de ter lido sua resenha, que está muito bem escrita e isenta de spoiler, estou me perguntando: "Por Deus, como é que eu ainda não li este livro?", que de fato parece ser um livro belo e maravilhoso. Quanto ao fato da diagramação mudar conforme os mundos se alterna, acho genial! Enfim, comprarei minha cópia assim que puder. Obrigado pela dica.

    Assim me despeço.
    E como há braços, abraços.
    Caleb Henrique
    Viajante Literário

    ResponderExcluir
  6. Oi Michele!
    Nunca li o livro, mas assim como você vi o filme na infância, com certeza deve ser bem legal rever e relembrar. Acho que relembrar com uma leitura seria legal. Cinco estrelinhas acho que é bem merecido..

    Beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  7. Ah, acho que já vi o filme, mas não me lembro de ter lido o livro.
    Linda a resenha e o blog, estou seguindo.
    Obrigada pela visita.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Achei a resenha fofíssima. Ultimamente estou me interessando muito por livros fantasiosos e até um pouco infantis. Achei muito interessante também o detalhe das cores das folhas. Seria bastante útil pra mim, pois sempre que leio livros que contém partes "fora" da história fico meio perdida kkkk

    Amei a simplicidade do seu blog, assim como o conteúdo deste. Li alguns posts anteriores e gostei de verdade da maioria deles. Tá de parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Eu me lembro de ter visto o filme na escola, mas não lembro se gostei ou não. Vou procurar o livro. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é muito bacana mesmo e deve ter marcado muitas infancias por aí, inclusive a minha!
    Adorei a resenha!

    Bjokas

    Flavia
    http://livrosechocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olha só que máximo!

    Eu assisti ao filme quando criança, mas não fazia ideia de que havia um livro... Que coisa! Bateu curiosidade agora, sem falar que já não me lembro direito do filme. Boa dica. ;)

    Beijos,

    Isie - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  12. Ah, esse livro é maravilhoso!
    Li e reli, e minha imaginação viaja...
    Muito boa sua resenha. :3


    http://www.linguasdeprata.com/

    ResponderExcluir
  13. Eu também assisti o filme quando criança e só li o livro um tempo depois. É uma estória realmente marcante, eu gostei muito e tenho até vontade de ler novamente...

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS