20.6.12

RESENHA: O Beijo Das Sombras (Academia de Vampiros #1) da Richelle Mead



Sinopse:  Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. Elas estão aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O beijo das sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?
 
Resenha:

"O pesadelo dela pulsou em mim, me tirando de meus próprios sonhos, no qual tinha alguma coisa a ver com uma praia e um cara gostoso espalhando óleo bronzeador em mim."


O livro já começa assim e Rose solta suas pérolas muitas vezes, nos fazendo rir de muitos de suas ações impensadas, mas também respeitá-la. Rose é uma garota forte, mas nem por isso ela não tem seus impulsos e faz coisas impensadas. Ela é a personagem principal, querendo muito ser guardiã ao seu formar, mas tudo pode não ser como nós queremos... Academia de Vampiros é uma livro maravilhoso, abrindo a série para os outros próximos 5 livros, melhorando a cada um.

Simplesmente adoro a forma como a Richelle Mead escreve e eu não preciso comentar que inúmeras pessoas irão concordar comigo. O livro apresenta uma narrativa leve, suave, penetrante e descontraída, conseguindo lhe absorver para dentro da história, então, quando deu por si, lá está você olhando para os personagens, vendo tudo ao vivo. A autora escreve personagens fortes, vivos e imprudentes, lutando contra si, seus maiores traidores. Acho que  até gosto da Lissa, sabe? Todo livro precisa ter uma pessoa chata para não ter só pessoas maravilhosas, afinal, ninguém nunca é igual.

Não há máscaras na história, pois a autora deixa claro para onde está nos levando, mesmo que Rose, a narradora, não e ainda sustenta aquele suspense básico para lhe manter lendo-a. Inúmeras vezes é dada as pistas ao redor, mas é preciso que os personagens trabalhem, cresçam e aprendam ao longo de cada livro, principalmente Rosemarie, que tem suas quotas do que aprender. Além do mais, o livro também parece ter essa ideia compulsiva de nos fazer apaixonar por Dimitri. Amaria saber de onde ela tirou toda esta inspiração

A sociedade Moroi é comandada por uma hierarquia e como Lissa é a única pessoa viva de sua família real, ela é a única princesa Moroi a representar sua família no conselho. Mas, como Rose e Lissa perderam dois anos ao fugir da St. Vladimir, ambas terão aulas extras  e terão que se socializar novamente, enquanto os olhares curiosos voam em sua direção. O livro tem romances para dar e vender. O cotidiano de uma escola normal, mas com aquela pitada leve de vampirismo. A história não cansa, pois sempre mantem este ritmo. Nos identificamos com os personagens e nos colocamos em seu lugar.


Como eu disse, eu adoro a narração da Richelle, ainda mais quando está focada em um casal  ela conta sem deixar nada de forma e a química entre os personagens é fervente em cada cena. Há também uma inovação a respeito de Lissa e Rose que as fazem ter um "contato direto", por isso a narração não é somente do conto de vista da Rose, pois Lissa é uma usuária do Espírito, o quinto elemento pouco conhecimento no meio dos Moroi, trazendo vários problemas ao longo de O Beijo das Sombras. Mas, para saber mais sobre isso, tem que ler o livro. A cada capítulo você vai desejar mais e mais.
Quote: 
Inesperadamente, ele soltou minhas mãos e se inclinou pra frente. Devagar, ele alcançou meu cabelo e o prendeu, torcendo-o em volta de um dedo de forma pensativa. Eu congelei, e por um momento, não havia nada acontecendo no mundo a não ser ele tocando o meu cabelo.

Não é atoa que eu amo de paixão este livro e quero muito ler os outros da série, já tenho todos, só falta tempo para ler.
Paixão, perigo, magia, aventura e lutas. É um livro completo e, olhe só, é apenas o primeiro.
Capa norte-americana 
(que eu particularmente gosto mais):

6 comentários

  1. Nossa, adorei a história, parece muito bom, vou procurar. Eu adoro livros, adorei encontrar seu blog, hehe. Já leu Anita Blake, voce pode se interessar, é de vampior também, bem diferente :)
    bjs
    www.mudeoseurumo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro e o amei! Consegui Aura Negra junto com ele e também já li. Não vejo a hora de poder ter os outros em mãos.
    Beijos
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Michele! Muito em breve pretendo ler Academia de Vampiros. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Lógico que fiquei morrendo de vontade de ler...:) beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Virginia de Oliveira22 de junho de 2012 às 03:12

    Já li esse livro e gostei dele, li o segundo também e tenho o terceiro. Essa série é muito boa.

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS