17.7.12

[Resenha] Eragon de Christopher Paolini

sinopse:
O protagonista é um jovem de 15 anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é a peça principal. A vida de Eragon muda radicalmente ao descobrir que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a pedra se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a se converter em herói. Involuntariamente, o jovem é lançado para um arriscado mundo novo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando apenas uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de histórias, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos das trevas em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. A Eragon foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragões. Será que conseguirá vencer os obstáculos que o destino lhe reservou? As escolhas de Eragon poderão salvar – ou destruir – o mundo em que vive.

Resenha :

“Eragon” conta a história de Eragon, um garoto de 17 anos que mora em uma vila isolada do reino de Alagaësia com o tio e o primo. São camponeses humildes, mas muito honestos. O garoto sai para caçar nas montanhas e no chão algo desperta a sua atenção: uma pedra azul. Por ser muito bonita ele decide guardá-la e levá-la para casa.

Com o passar dos dias o que ele acha não passar de uma pedra se revela um ovo e choca. Sem saber de qual animal se trata ele sente um pouco de dificuldade para alimentar e cuidar do bichinho. Mais tarde ele descobre que o animal é um dragão e ao tocá-lo ele fora marcado na mão e no pulso. Eragon cria uma relação muito especial com o dragão fêmea que ele chama de Saphira e ela o adota como o seu cavaleiro.
 Mas essa descoberta não vai ser nada tranqüila para Eragon. Em primeiro lugar, os dragões estavam praticamente extintos, o que poderia atiçar a cobiça alheia. Em segundo lugar, ele era apenas um jovem camponês sem recursos e não poderia tratar adequadamente um dragão. Em terceiro lugar, não tinha onde “guardar” Saphira e se deixasse ela solta na natureza seria uma loucura. Então Eragon decide manter o seu dragão em segredo até decidir o que fazer. No entanto o seu segredo não dura muito e o perverso rei que também possui um dragão, mas com interesses escusos, começa a perseguir o garoto e acaba fazendo muito mal aos seus familiares.

Eragon escapa e conhece Brom, um contador de histórias e ex cavaleiro de dragão que vai ajudá-lo a se tornar um verdadeiro cavaleiro de dragão. E é a partir deste encontro que uma verdadeira amizade começa a surgir e a grande jornada de Eragon se inicia. Ele encontrará povos fantásticos, combaterá ao lado de elfos, conhecerá outros cavaleiros de dragões, Saphira terá que lutar contra outros dragões, mas também fará amizades com outros seres semelhantes a ela.

A narrativa é muito simples, muito gostosa de ler, as descrições são ótimas, os seres inseridos na história são adoráveis e também detestáveis. Não me senti entediada em momento algum. É um ótimo livro.

quote:
Garrow olhou com severidade para os dois.
- Primeiro: nunca deixem ninguém dominar seu corpo ou sua mente. Tenham cuidado especial para que seus pensamentos permaneçam livres. Um indivíduo pode ser livre, contudo pode estar mais preso do que um escavo. Dêem seus ouvidos ás pessoas, mas nunca os sigam cegamente. Julguem com lógica e razão, mas nunca façam comentários.
“Nunca considerem alguém como superior a vocês, não importa o que posto ou situação eles tenham na vida. Tratem todos com justiça, ou poderão querer se vingar. Tenham cautela com o dinheiro. Atenham-se ás suas crenças, e os outros ouvirão. – Garrow continuou em um ritmo mais lento. – Quanto aos assuntos do amor... O meu único conselho é que vocês sejam sinceros. É a ferramenta mais poderosa para abrir um coração ou ganhar um perdão. É tudo o que eu tenho a dizer.” Páginas 60 e 61.

É uma pena que não posso dizer o mesmo do filme, eu simplesmente odiei o filme baseado no livro. Nossa que filme péssimo, ruim mesmo.
Quem leu o livro e não viu o filme, não veja, não vale a pena, traumatiza e pode até mesmo fazer com que você não queria ler os demais livros da série. E os livros valem a pena. Recomendo.


4 comentários

  1. Li só umas 20 e poucas páginas de Eragon e não gostei... um dia dou outra chance pra ele.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, fiquei com vontade de ler. Ele faz parte de uma coleção né???? Quem sabe um dia a compro!!!!
    Sobre o filme, eu gostei =/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela Resenha! *--*
    Eu vi o filme e gostei, mais sabe como é, nunca é igual ao livro e o livro sempre é o melhor, então, acabei pedindo emprestado o livro para meu amigo, e se Deus quiser essa semana mesmo começo a ler; e vendo sua resenha... confesso que fiquei com mais vontade ainda ><

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS