Título: Baroak a estrela
Autora: Cris Motta
Editora: Novo Século
Páginas:312
Classificação: 4 estrelas
Todos nós, seres humanos, temos um poder transformador. Os aparentes
conflitos e incapacidades podem ser o combustível essencial para nos
tornarmos grandiosos, levando a uma experiência fora do comum, uma
experiência mágica. Beatriz Comarin é uma adolescente de treze anos que
vive o conflito de sentir-se excluída do grupo de pessoas de sua idade,
abrindo-se, apenas, às estrelas do céu – suas amigas confidentes. A
mudança em sua vida começa quando seu pai, Carlos Comarin, é transferido
a trabalho para a Arábia, e ela e sua mãe Helena são obrigadas a
segui-lo. Lá, a jovem compra um pote de cristal em formato de estrela
das mãos de uma misteriosa mercadora, que a aconselha a abri-lo apenas
quando realmente precisar. Beatriz não imaginava que naquela estrela
estava Clair Baroak, uma djinn para os orientais, um gênio para os
ocidentais, que entra em sua vida e, entre paixões, dissabores, festas,
viagens ao Chile, à Europa, e projetos de vida, a transforma
completamente. Bia não só aprende sobre um mundo místico, como acaba
fazendo parte de uma história que está apenas no começo. Por meio de uma
linguagem simples e descontraída, o leitor identificará em Baroak – A
estrela sentimentos que o acompanharão a vida inteira: o medo e a
coragem.
Resenha:
A protagonista da história é Beatriz Comarin, de 13 anos, estudante da escola CDF, filha única, e seus pais Carlos e Helena a super protegem, juntamente com a sua babá Jô, que cuida dela como uma segunda mãe.
No colégio ela sofre bullying direto de Liana, que tem inveja da sua inteligência, já que Beatriz é a garota mais inteligente da escola, e também inveja de toda atenção de Rodrigo, o garoto mais desejado da escola, por quem Bia é perdidamente apaixonada desde que o conheçeu.
Rodrigo é o melhor partido da escola, bonito, inteligente, educado, rico e com um futuro brilhante pela frente. Ele se importa muito com a Beatriz, mas Liana não mede esforços para tornar a vida de Bia um inferno.
"Toda noite, após rezar o pai-nosso, a jovem apelava para os luminosos pontos da Via Láctea e abria seu coração: Meu céu, minhas amigas estrelas, gostaria tanto de ser diferente do que sou. Na realidade, não tão diferente, mas livre para mostrar minhas outras faces. Gostaria de transformar a minha vida" pág 13
Tudo muda depois que o pai de Bia recebe uma proposta para trabalhar nos países árabes. Então Beatriz se muda com a família para lá. Nesse novo mundo, totalmente diferente, ela se adapta muito bem, faz novas amizades, fica mais vaidosa e segura de si.
"Beatriz Comarin conseguiu se sentir mais feliz naquele país estranho, com pessoas tão diferentes dela, do que no seu de origem." pág 15
Depois de um ano e meio, a família Comarin tem que voltar ao Brasil, mas antes ela e a mãe resolvem fazer compras e Bia compra uma linda estrela de cristal, onde a vendedora lhe informa que só poderia usar a estrela em caso de necessidade.
Bia volta para a escola cheia de novas histórias para contar, todos querem falar com ela para saber como é a vida no oriente. A única pessoa que não havia ficado feliz com a volta dela foi Liane. Ela se finge de amiga e a convida para sua festa, e depois a humilha. Bia vai correndo para casa e pega a estrela de cristal e de lá sai uma linda menina, Clair Baroak, um gênio. Elas acabam se tornando melhores amigas, e Clair vai ajuda-la a enfrentar Liane, a conquistar Rodrigo e entre outras coisas.
"Meu nome é Clair Baroak, sou uma djinn ou, para vocês ocidentais, um gênio. Tenho sabedoria de muitos séculos e de todos os lugares. Estou me apresentando na minha forma original, mas vou me adaptar conforme seus desejos. Como todo gênio, vou lhe conceder apenas três pedidos, mas pode demorar o tempo que quiser para concretizá-los. A eternidade é o meu tempo. " pág 32
"- Jura? Sua adorável fofoqueira! Eu te amo, te amo, te amo!!! Aiii, quer saber de uma coisa? Acho que estou verdadeiramente apaixonada pelo Rodrigo... E mais? Não quero mais ficar solteira! - confessou Bia à amiga, sorrindo.
-Sabia, sabia! Adoro romances... O amor é belo! Ai ai! - suspirou. - Trate de sair logo daqui, Bia. Nada de incorporar a doentinha! Sebo nas canelas! " pág 88
O começo do livro eu achei meio parado, com dramas adolescentes, mas o livro fica bom mesmo lá pelo meio e até o fim, o livro te prende e você não consegue para de ler. Li em dois dias, e do meio para o final li em uma tarde, foi incrível como me fez ficar grudada nas páginas até o fim.
O livro mostra a vida de Bia de seus 13 anos até seus mais ou menos 20 anos, e durante esse tempo foi mostrado todo o seu processo de amadurescimento, da adolescencia para a fase adulta. De patinho feio, a uma mulher decidida e forte, com muita personalidade.
Fiquei fascinada com as descrições da terra dos gênios, e tambem sobre mitologia árabe. Queria morar na casa dos Baroak, um lugar fascinante e lindo.
" Algumas sensações reafirmavam as indecisões quanto ao que seguir em sua vida : ao entrar na biblioteca, livrarias ou museus, Bia tinha a impressão de ser puxada para dentro de histórias longíquas. " pág 129
O livro tem uma linguagem simples, dinâmica, flui bem, tem um tema totalmente original, nunca tinha lido um livro com gênios, amei.
Os personagens são cativantes, como também em alguns momentos irritantes. Bia e Pietroh são meus personagens favoritos. Bia, me identifiquei totalmente, assim com ela, tive pais super protetores, que não me deixavam sair sozinha, era tímida e não tinha muitos amigos, e sofria bulling na escola. Também tinha uma inimiga que fazia da minha vida um inferno, foi terrivel.
Como a Bia amadureceu com o passar dos anos, o mesmo aconteceu comigo, por isso gostei tanto dela.
Pietroh é incrível, apaixonante, lindo, mas também ciumento e "esquentadinho", mesmo assim adorei esse personagem, só é uma pena que ele apareça tão pouco na história, espero que no próximo livro tenha mais!
Clair também é admirável, muito divertida, queria ela como amiga.
"- Não sei se isso que vou dizer vai melhorar ou piorar essa situação, mas eu sonhei com você antes mesmo da minha irmã encontrá-la. É você Bia, o rosto que via nos meus sonhos e de certa forma tive medo de vê-la tão real. Desde o primeira dia que você chegou não consegui disfarçar o que sentia", pág 196
Gostei muito também das referências e legendas nos rodapés das páginas, vemos que a autora fez muitas pesquisas para o livro.
A capa do livro é bonita, porém muito simples, queria que fosse mais trabalhada.
O final para mim foi um pouco apressado, queria que tivesse sido mais desenvolvido. Bem, como será uma trilogia, espero ansisosa pela continuação.
Olá!
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro, mas a resenha super me agradou! Ele parece uma estória que já está meio manjada, admito, mas nem por isso ruim!!! Fiquei curiosa para lê-lo!
Parabéns pela resenha
beijos!
Andressa
umdiaacadalivro
Michele, gostaria muito de lê-lo! Fui até xeretar outras resenhas no Skoob! Muito boa a história :)
ResponderExcluirBeijos,
Caroline, do Criticando por Aí
gostei bastante da resenha, seria um livro q eu gostaria de ler viu ^^
ResponderExcluirMichele, amei sua resenha! Me deixou morrendo de vontade de ler esse livro. Nossos autores nacionais não deixam nada a desejar para os estrangeiros. Com certeza vou ler esse livro!
ResponderExcluirBeijinhos!
Camila.
loucuradelivros.blogspot.com.br
Olá...
ResponderExcluirJá vi algumas resenhas desse livro, mais ele não me chamou muita atenção. Quem sabe depois que sair os outros volumes da saga eu lhe dê uma chance. Essa capa tbm n é uma das melhores...
Beijos
Xintia
www.theniceage.blogspot.com
Pela capa não daria absolutamente nada por esse livro... Mas fiquei curiosa depois de ler a resenha. Essa questão do livro ter rodapé me anima muito pq dá a impressão de que quem escreve realmente se dá o trabalho de fazer pesquisar pra manter o leitor o mais informado possivel sobre algo importante na história.
ResponderExcluirParece ser uma história muito bacana!
Bjokas
Flavia - Livros e Chocolate
Que bom que gostou do livro, estou bem curiosa em relação a ele.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Michele, obrigada pelas palavras, pelo carinho! Mil beijos!
ResponderExcluir