A Amazon, gigante do comércio eletrônico, anunciou a compra do Goodreads , rede social de recomendação de livros que hoje conta com cerca de 16 milhões de usuários.
Por Anna Carolina Papp
O Goodreads
permite que seus membros escrevam uma crítica sobre o livro, façam
classificações em diferentes categorias e criem estantes virtuais com os
livros que já leram, que estão lendo e que querem ler. É possível
também seguir a atividade de outros usuários do site e fazer
recomendações de leitura. A rede social com sede em São Francisco foi
criada em 2006. Em julho, alcançou a marca de 10 milhões de usuários.
Hoje, os usuários possuem 530 milhões de livros em suas prateleiras digitais e já escreveram mais de 23 milhões de resenhas. Há
ainda os clubes de leitura, que já ultrapassam 30 mil. A Amazon não
revelou os detalhes do negócio, que deve ser concluído no meio deste
ano. O vice-presidente da empresa, Russ Grandinetti, afirmou em
comunicado à imprensa norte-americana que ambas as companhias “partilham
uma paixão por reinventar a leitura”.
Disse ainda: “A
Goodreads tem ajudado a mudar a maneira como nós descobrimos e
discutimos os livros e agora temos a intenção de conceber novas maneiras
de surpreender leitores e autores”. A Amazon é conhecida pela
venda de vários tipos de produtos e serviços pela internet, mas os
livros, tanto físicos como eletrônicos, são uma das marcas da empresa,
bem como seu leitor eletrônico, o Kindle. O negócio une uma das maiores
“livrarias” do mundo com um dos sites mais conhecidos para a
recomendação e o compartilhamento de livros.
Segundo o The Guardian e do The New York Times,
a notícia causou uma reação negativa entre alguns leitores e autores,
que consideraram a junção prejudicial ao mercado, eliminando
concorrência e dando margem a mais controle sobre o conteúdo
compartilhado. Em 2008, a empresa já havia comprado o concorrente do
Goodreads, a Shelfari, bem como parte do Library Thing.
A Amazon está investindo bastante.. espero que logo aqui no Brasil possa vender eletronicos e tudo mais para ompetir com os preço das lojas daqui..
ResponderExcluirGuilherme Kunz
http://tematoa.blogspot.com.br
FANPAGE: www.facebook.com/tempoatoa