2.5.13

[Resenha #151] A Costureira de Kate Alcott @geracaobooks


Título: A Costureira - Segredos, romance e morte no rastro do Titanic
Autor: Kate Alcott
Número de páginas: 376
Editora: Geração

LIVRO: SKOOB
 
Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.alugar em santos


Resenha:

A história é sobre uma jovem, Tess Collins, que quer ser uma costureira. Tendo ouvido falar sobre a viagem do Titanic para a América, Tess leva isso como um sinal para melhorar a sua vida. Mas, primeiro, Tess precisa descobrir uma maneira de entrar no navio. Nas docas, ela acidentalmente conhece Lady Lucile Duff Gordon, uma famosa designer de moda britânica que está viajando no Titanic para Nova York. Ao ouvir uma conversa entre Duff Gordon e sua irmã, romancista Elinor Glyn, sobre a necessidade de uma empregada doméstica, Tess se aproxima da estilista com uma oferta. Mas o que Tess, é claro, não percebe quando ela assume a posição, é que ela vai se tornar envolvida na tragédia e as consequências ... e sua vida nunca mais será a mesma.

Uma vez a bordo, Tess chama a atenção de dois homens, um marinheiro e o outro um enigmático milionário de Chicago. Mas, na quarta noite, o desastre chega em forma de um iceberg.

Em meio ao caos, Tess é uma das últimas pessoas permitidas a entrar em um bote salva-vidas. O marinheiro de Tess também consegue sobreviver ileso, testemunha as ações questionáveis de Lady Duff Gordon durante a tragédia.

"O navio proa para baixo, estava lentamente afundando na água  As pessoas começaram a cair dos deques como bonecos quebrados, debatendo-se, em cambalhotas, no mar. Ouviu-se um enorme estouro... e então o Titanic desapareceu, sugando em uma única onde gigantesca, levando consigo toda a luz, deixando os sobreviventes em tal escuridão, só aliviado pelo brilho das estrelas. -São2h20 da manhã – disse u marinheiro com a voz rouca. – Do dia 15 de Abril. ” Pag. 64


"Tess abriu a mão. Ali estava um bote salva-vidas cuidadosamente entalhado. Observando-o à luz que caía, ela viu duas figurinhas minúsculas ali dentro – cada uma delas segurando o que parecia ser um remo. Quando ela levantou a cabeça para agradecer, ele já havia sumido." pág. 104


“Havia testemunhas e contradições demais; aquilo a deixara irritada. Um curtidor de couro dissera que os tripulantes haviam atirado para cima para impedir que os homens em pânico lotassem os botes, e um clérigo do Brooklyn insistira que houve completo decoro no navio, que não houve nenhum pânico." pág. 217


“- Tess, tem tanta coisa que quero lhe dizer. – Ele falava depressa de novo. – A única coisa em que tenho pensado há dias é em construir uma vida nova neste país com você." pág 281


Em terra firme, os rumores sobre os sobreviventes começam a circular, e Lady Duff Gordon rapidamente torna-se alvo de desprezo da mídia e, mais tarde, as audiências sobre o Titanic. Esta é uma tragédia histórica, mas contada a partir de um ângulo completamente novo, A Costureira tem uma atmosférica preenchida com todo o brilho do período e glamour, todos os sentimentos de uma tragédia nacional e todas as emoções contraditórias de amor jovem.

Durante a leitura de A costureira, eu me senti como se eu estivesse realmente vivendo e respirando os acontecimentos antes, durante e depois da tragédia, especialmente quando o navio bate no iceberg. É uma cena muito emocional. O romance é preenchido com a atmosfera, roupas e figuras históricas da época, incluindo os Astor, Molly Brown, e J. Bruce Ismay, que covardemente embarcaram em um bote salva-vidas antes de outros.

Além de figuras da vida real, A costureira também possui alguns personagens fictícios intrigantes - Tess, que é encantadora e não se sabe exatamente como se encaixar em seu novo mundo da alta sociedade, mas também é cheia de paixão, sabe bexatamente o que ela queria fazer com sua vida. Eu admirei sua perseverança, lealdade e dedicação. 

O livro de Kate Alcott foi, sem dúvida, muito bem pesquisado. Seu relato dos acontecimentos é impressionantemente precisa e detalhada. Com sua prosa extremamente cativante e linguagem simples, mas descritiva, ela realmente trouxe todos os personagens e locais para a vida real, permitindo-nos viajar no tempo para 1912. E o que é ainda mais surpreendente, na minha opinião, é o fato de que não só podemos voltar a viver a tragédia do naufrágio do Titanic, mas também olhar muito além disso, para ver o que aconteceu com os sobreviventes, e como que uma noite inesquecível mudou suas vidas para sempre.

O romance de Kate Alcott tem tudo que você esperaria de uma boa leitura:  personagens fascinantes e emocionalmente envolventes, uma trama emocionante, elementos de drama, romance e ação, e eventos historicamente precisos da sequência do naufrágio do Titanic. Recomendo este livro a todos!





Para ler o 1º capítulo em português, clique aqui.
Para ler um trecho em inglês, clique aqui.


Abaixo a capa em inglês:



Um comentário

  1. Oiee Linda, tudo bem ?
    Desculpa pela minha ausencia, mas andei cheia de problemas e também agora estou para mudar o Layout de meu blog e estou me organizando passando de blog em blog para ver quem me linkou e quem não. Porque estou fazendo uma limpa e queria saber se vc poderia me linkar, me seguir e curtir minha pagina do facebook. Fique sossegada que farei o mesmo pelo seu, até porque vc ja ta linkada e ja estou te seguindo. Mas se tiver pagina no face tambem soh me passar. Me avise nos comentarios por favor.

    Teve Blogs que retirei das linkagens porque nao estou linkada. Mas se tiver me seguindo e o resto eu to fazendo normal.

    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS