26.8.13
[Resenha #230] Fale! - Laurie Halse Anderson @EdValentina
Fale! - Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859073
Ano: 2013
Páginas: 248
Compre: Saraiva
Classificação: 5 estrelas
Sinopse:
“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?
Resenha:
Melinda é a personagem principal deste romance adolescente, é a partir de seu ponto de vista que a história é contada. Ela é filha única de pais que trabalham demais e que realmente não prestam atenção à sua filha.
Melinda e sua melhor amiga Rachel estavam em uma festa de fim de verão com caras mais velhos e havia muita bebida. Antes que ela se desse conta, ela estava na floresta com um cara lindo, mas as coisas foram acontecendo, e ela não queria que acontecesse. Ela sofreu a experiência horrível de ser estuprada por esse cara mais velho. A próxima coisa que ela se lembra é de ter ligado para a emergência 911. Antes que a polícia pudesse descobrir quem tinha feito a chamada, Melinda tinha ido embora e nunca disse uma palavra sobre isso.
O primeiro ano do ensino médio é uma grande transição e um período muito difícil em sua vida, ela se sente abandonada pelas pessoas. Ninguém quer falar com ela, inclusive seus velhos amigos, porque sabem que ela é a pessoa que chamou a polícia e arruinou a festa. Seus pais estão ocupados demais para ouvir, e o que ela diria a eles, afinal? Em vez de encontrar alguém, qualquer um, para contar seus problemas, Melinda fica cada vez mais distante e logo ela fica mal mesmo. Suas notas despencam, e se sente completamente perdida.
O trauma que Melinda passou minimizou a capacidade dela de falar sobre si mesma e de até mesmo explicar o que aconteceu, e ela passa a maior parte do livro inteiramente em sua própria cabeça, fazendo observações maldosas sobre as pessoas ao seu redor. Aos poucos, com a ajuda de um professor de arte que a encoraja a expressar-se através de outros meios, Melinda se recupera o suficiente para contar sua história.
Este livro é sobre um assunto doloroso, estupro na adolescência, não é um tema fácil de discutir. É ainda pior para aqueles que já passaram por isso. Melinda representa as milhares de meninas que são estupradas à força ou coagidos a atividade sexual a cada dia. Cada pessoa lida com uma situação traumática de forma diferente. Alguns têm estímulo para procurar ajuda imediatamente. Outros, como Melinda, se sente desligada do resto do mundo.
Laurie Anderson Halse captura a atmosfera social da escola de forma perfeita. Melinda é uma personagem bem desenvolvida. Ela se recusa a falar a maior parte do tempo e se comporta mal em formas interessantes para tentar dar sentido à sua própria existência, ou para evitar a dor que ela sente tão profundamente. Ela parece ter um grande potencial e como a maioria de nós, ela acabará por descobrir o que fazer com sua vida.
O personagem do Mr. Freeman, o professor de arte, foi muito importante na vida de Melinda, ele foi o único adulto que tentou entender a dor de Melinda e a incentivá-la a lutar por aquilo em que ela acredita. Ele oferece um ombro amigo. No final, ele também é um daqueles que a ajudam a encontrar seu caminho para voltar a falar novamente.
Este livro ganhou cerca de um milhão de prêmios, e merecidamente, não é apenas uma leitura veloz e envolvente, mas também um olhar muito pessoal sobre a forma que a agressão sexual pode afetar uma pessoa e levá-las a agir de forma estranha. A verdadeira força vem de Melinda, embora não muito comunicativa, no entanto, tem um jeito com as palavras que concede ao leitor uma verdadeira empatia com ela. Ela é inteligente, engraçada, sarcástica e verdadeira. Ela dá uma voz para aqueles que são incapazes de falar por si. É como ler um diário de uma pessoa real.
Além de ser um excelente livro, ele foi um dos primeiros romances jovens a abordar o assunto de agressão sexual e de tentar explicar como essas coisas podem prejudicar uma pessoa emocionalmente. Publicado em 1999, é incrível como ainda é relevante nos dias de hoje. Meninas como Melinda existem em todo o mundo, incapazes de falar por si mesmas, por medo de represálias, ou julgamento severo, e outro número de razões, e isso vem acontecendo há tempo demais. A raiz do problema é a falta de compreensão que esse tipo de violência pode ter sobre vítimas a longo prazo, e é por isso que precisamos de livros como esse, que falam para aqueles que se sentem compelidos a permanecer em silêncio.
A moral deste livro é não ter medo de enfrentar seus medos. Esta é uma mensagem tão importante para os adolescentes entenderem porque tantos jovens acabam odiando os anos do ensino médio. Esses anos deveriam ser os melhores de suas vidas! Assim, este livro definitivamente tenta obter esse ponto de vista.
O estilo de escrita neste livro é diferente. Não tem capítulos, é escrito mais como um diário. A protagonista compartilhar seu ponto de vista do ensino médio. O tom é emocionante, honesto e direto ao ponto.
A editora está de parabéns pelo excelente trabalho, a capa escolhida ficou mais linda que a original, e o trabalho de diagramação, revisão e tradução ficaram perfeitos!
Este livro é difícil de descrever, mas é poderoso de uma forma triste, triunfante, e assombra em sua honestidade e dor. É o tipo de livro que fica com você, e certamente não vai ser esquecido. Recomendo a todos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Estou muito interessada no livro. Todas as resenhas que vi foram positivas e a história parece ser muito impactante!
ResponderExcluirAbraços, Isabela.
www.universodosleitores.com
Nossa nunca imaginaria pela capa, do que a história se fala hahaha.
ResponderExcluirE é 5 estrelinhas??? então acho que merece uma chance...
Adorei sua resenha!
Beijo
Gente, parabéns a editora por este trabalho fenomenaaaaaaal! Adorei esta capa, a diagramação tudo. Super curiosa pra ler este livro :)
ResponderExcluirBela resenha!
ResponderExcluirRealmente me interessei muito por essa história, é bem real de uma forma que não é usualmente abordada nos romances jovens, como você mesma disse.
Apesar do teor melancólico, adoro livros fortes e marcantes como esse, eles sempre te acrescentam algo... é bem especial.
Pretendo ler em breve!
Beijos!
http://vanille-vie.blogspot.com
vou precisar ler esse livro.
ResponderExcluirfiquei muito curiosa a respeito dessa historia.
nunca vi nenhum livro tratando desse assunto.
beijos
http://www.biancagsnunes.com/
Achei bem legal a forma como você explicou sobre o livro na resenha , amei. A proposta do livro é bem interessante , muito dificil achar autores que abordam esse tema por ser bem delicado. Fiquei muito curiosa a respeito dele , entrou para a lista de desejados.
ResponderExcluirBeijos
Oiee ;)
ResponderExcluirNossa esse livro aborda assunto sério!
Quero muito ele, espero ganhar a promoção, quero desvendar a história de Melinda e ver como ela irá conseguir se soltar depois dessas tragédia que lhe sucedeu :/
Estou muitoooooo ansiosa pra ler esse livro!!!
ResponderExcluirMuito bom esse livro não é? E que tema, gostei de como parece ter sido abordado. Pelas resenhas que já vi parece ser muito bem feito. Merecido mesmo que tenha ganhado tantos prêmios.
ResponderExcluirOie,
ResponderExcluiracho que nunca li um livro com este tema e fiquei bem curiosa, mesmo achando que deve ser bem triste e não vou gostar tanto rsrsrs
bjos
http://blog.vanessasuereoz.com.br
Um assunto mega delicado para ser tratado em um livro, mas que pelo que li na sua resenha, foi feito com muito maestria aqui. E um tema que tem que ser lido e discutido sim por todos. Pelo visto Melinda demorou a ter coragem para contar o que tinha acontecido com ela, também com pais tão distantes da filha! E é o que geralmente acontece, os pais trabalham demais e acabam esquecendo de "ler" os filhos! Boa história essa, quero muito ler.
ResponderExcluirbeijos
Adriana
Ahh,eu amei o filme baseado nessa obra e logo quando vi que tinha o livro fiquei doida para lê-lo.
ResponderExcluirApesar de triste, toca em assuntos mta das vezes polêmicos e o bacana é que a autora soube contar isso de maneira delicada.Não tem como não se identificar com esse enredo e com essa personagem,Melinda.
Querendo mto esse livro.Bjão ;)
oie Mi
ResponderExcluirjá li um livro com essa temática, mas não na adolescência.
Parece que a autora teve bastante tato para abordar um assunto tão doloroso.
Quero muito lê-lo.
bjs
É um assunto bem delicado realmente, mas pelo visto de superação tbm... Nunca li nenhum livro desse gênero, gostaria de lê-lo....
ResponderExcluirQuando vi o filme, nem imaginava que era adaptação de um livro. E agora estou muito curiosa para ler a obra original. Me parece ainda mais intensa e cheia de detalhes, o que torna a história ainda mais envolvente.
ResponderExcluirA moral desta trama é incrível e acho que o livro deveria ser lido por todo mundo. Independente da idade, é um alerta.
Espero ter a oportunidade de ler um dia.
bjs
Quero demais esse livro, primeiro porque ele ganhou muitos prêmios, um livro ruim não pode ganhar tantos prêmios, ou pode?! Mas enfim, o fato é que quero demais agora <33
ResponderExcluirSou uma pessoa muito aberta quando se trata de livros, gosto de ler de tudo! E já estou apaixonada por Fale, adoro histórias que envolvem adolescentes, festas, problemas familiares, psicológicos. Ao ler sua resenha fiquei encantada com a forma com que Melinda vai começar a se expressar novamente, através da arte, que é realmente uma das formas mais lindas e magnificas que existem!
ResponderExcluirhttp://abcddolivro.blogspot.com.br/
Tenho muita vontade de um dia desses poder ler esse livro!
ResponderExcluirA história dele com certeza é impactante e forte e nos faz refletir bastante sobre as coisas..e ainda é de uma autora maravilhosa de que tenho vontade de ler seus livros!
Bjs'
Eu só li resenhas boas desse livro até agora, sinceramente ele não me deixou curiosa logo de cara, mas com tantos elogios é difícil não ficar com vontade de ler.. Disseram que esse livro faz chorar, quero ver se me emociono assim também hahaha
ResponderExcluirLivro prato cheio para uma psicóloga como eu, tô querendo mto conhecer a Melinda e escutá-la no divã =D A adolescência, ainda mais a americana, pode ser cruel e decisiva na vida!
ResponderExcluirMiquilis: Bruna Costenaro
Ainda não li nada do gênero, mas gostei muito da sinopse desse livro!! Acho que podemos tirar lições para nossas vidas com histórias assim.
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Amei sua resenha. Já vi o filme e adorei demais.
ResponderExcluirBjss
Amei a capa, estou doida pra ler esse livro, ele parece maravilhoso!
ResponderExcluirAcho que não é nem preciso falar da capa, que por sinal, é muito chamativa. Aliá, a sinopse e a resenha do livro estão perfeitas! Deve ser muito chato estar no lugar da Melinda e sofrer com coisas desse tipo :(
ResponderExcluirOi Michele,parabéns pela resenha,está muito boa!
ResponderExcluirAssisti o filme chamado O Silêncio De Melinda!Realmente não foi de uma hora para outra que Melinda ficou assim, foi depois de um acontecimento traumático que mudou a vida dela por completo,um livro para falar com os adolescentes e expor situações perigosas e atuais.
Pretendo ler o livro porque pela resenha parece ser tocante e principalmente pela personagem e o abuso que sofreu e ficou tão traumatizada que não era mais como antes de tudo acontecer!
Um tema forte,atual tratado com maestria e objetividade a história!
To louca pra ler esse dai..ele é todo perfeitinho *_* Muito amor!
ResponderExcluirO tema do livro é pra lá de importante. Muitas meninas já passaram por isso e me parece ser uma das coisas mais difíceis de se lidar. Falar é muito difícil mas é a melhor saída. Recomendo a leitura.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEsse livro chamou minha atenção logo de cara por ser da mesma autora de Garotas de Vidro, livro que adorei e que mexeu muito comigo, por se tratar de um tema forte.
Em Fale, acredito que terei a mesma sensação. Achei super importante a autora adotar o bulling como tema da história. Por aí devem existir muitas garotas como Melinda, que passam por esse tipo de constrangimento e que merecem maior atenção, mas que infelizmente nao tem
Espero ler o livro em breve!
Beijos!
Nunca tive vontade de ler esse livro até que vi a primeira resenha sobre ele, embora sejam de blogs diferentes todos tem em comum os elogios dispensados para esse livro.
ResponderExcluirCom isso descobri que não se trata de um livro qualquer, tem uma ótima trama com assuntos polêmicos, escolhas e consequências. Ganhou facilmente um lugar na minha lista de desejados.
Bom, o livro trata sobre um assusto forte, digamos assim, e isso só me fez ficar com ainda mais vontade de lê-lo. Pelo visto a autora gosta de escrever sobre assuntos mais polêmicos, como tratou no livro Garotas de Vidro, que tenho muita vontade de ler.
ResponderExcluirEspero ler Fale em breve e conhecer Melina, que representa várias meninas que passam pelo mesmo tipo de situação.
A história me conquistou. Tem um tema lindo e forte. Vou experimentar ler e conhecer qual vai ser o final da personagem.
ResponderExcluirEu confesso que não gostei muito de Garotas de Vidro, por mais que tentasse não consegui entender e me simpatizar com a personagem principal. Mas com Fale! acredito que seja diferente. Só pela resenha, já senti uma grande empatia por Melinda. Por toda a repercussão que seu lançamento gerou lá fora, vale a pena dar uma chance a ele. Estou ansiosa pela leitura!
ResponderExcluirBjs
@tibiux
Assunto forte e comovente. Sei q vou chorar e sofrer com a história, rsrs. mas é o estilo q gosto, por ser real e crível. Espero que Melinda supere esse drama todo.Sei que as marcas não desaparecerão jamais, especialmente as emocionais. Mas ela vai crescer com sua história e se dar bem, assim eu espero!
ResponderExcluirTenho lido apenas resenhas positivas em relação a esse livro. Confesso que não é meu tipo de leitura preferido, mas o tema é tão real e atual, que me deu vontade de ler. Acho livros como esse de extrema importância, pois trata de assuntos mais densos com delicadeza. São coisas fortes, mas narradas de uma maneira respeitosa, sem agredir ou cocar. Espero ler em breve.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Eu tenho uma coisa estranha com a Laurie: nunca li nenhum livro dela, mas vontade é que não falta. Tenho vontade de ler todos que ela já publicou, tenho a impressão que vou amar.
ResponderExcluirJá li várias resenhas sobre esse livro, e a cada vez sinto mais vontade de ler. Gostei muito da sua resenha =]
ResponderExcluirNossa, amei a resenha, parece ser um livro bem forte. E essa capa é muito perfeita... Fiquei muito curiosa, e já vou procurar ele por esses dias aqui na livraria.
ResponderExcluirBeijos
Oi flor
ResponderExcluirGosto muito de livro que abordam temas fortes. Pretendo ler mais livros com temas fortes. Estão na minha lista de leitura: A culpa é das estrelas, Os 13 Porquês, As vantagens de ser invisível e O menino do pijama listrado.
Bjus
Já vi tipo... varias resenhas positivas desse livro quero muito ler ... Falaram para mim que esse livro virou filme não sei se é verdade vou pesquisar hahaha =D Beijos
ResponderExcluirEsse livro tem sido bem resenhado e gostei mto da tematica dele, o tema do bullying sendo retratado assim em um romance acho que a primeira vez, fiquei mto interessada em ler!
ResponderExcluirUm livro forte e verdadeiro e achei super legal estar sendo aproveitado nas escolas, gosto muito da escrita dessa autora sempre com temas fortes.Não sabia do filme e vou procurar depois de ler o livro, com certeza uma das minhas próximas leituras a capa é linda eu gostei.Cada vez que leio uma resenha descubro coisas diferentes no livro, gostei de ser escrito como diário.
ResponderExcluirParabéns para a editora Valentina.
Estou bem curiosa em relação a esse livros!!
ResponderExcluirFala de um assunto polêmico e forte e até mesmo doloroso de se tocar da dificuldade das pessoas que acabam com algum tipo de trauma de se expressar e soltar aquilo que as incomodam!!
Não gosto muito da capa mas muita gente diz que tem tudo haver depois que vc lê o livro!! rsrs
Estou curiosa!!
Bjus
Ultimamente ando vendo muitos livros, em diversos blogs e a priori, nenhum me chamou muito a atenção. Esse livro foi um deles. Obviamente não devemos julgar um livro sem nem ao menos ler a resenha ou ver a opinião de quem o leu. Sendo assim, resolvi me informar e confesso que despertou meu interesse, me deixou curiosa. Adoro livros que me prendem, que emocionam, que são intensos e aparentemente esse livro transmite essas sensações ao leitor. Muitas pessoas estão elogiando e recomendando. Não tinha conhecimento sobre a adaptação do livro. Futuramente irei lê-lo.
ResponderExcluirCapa linda!
ResponderExcluirPrimeiro: a capa do livro é liiiiiiiinda ♥ e isso realmente conta pontos comigo haha
ResponderExcluirEu já li muitas resenhas positivas sobre esse livro e fiquei MUITO interessada. Confesso que não é o tipo de livro que leio, mas quero dar uma chance. Li também sobre um outro livro da autora, Garotas de Vidro, que também parece bom. Laurie Halse anda encantando e atraindo muitos leitores!
Beijos!
ok. estou de cara.
ResponderExcluirO ultimo tema que eu imaginaria pra esse livro seria este.
Pensei que se tratava de romances na adolescencia e etc.
Agora sim fiquei interessada. Ja li alguns livros de tematica forte assim, e realmente amei. Acredito que seja como um pouco de realidade em cima de tantas historias inventadas.
Sua resenha me deixou curiosa pq falou pouco, mas mesmo assim, demonstrou com mt impacto o que esta por vir no livro.
Amei a sua resenha, me deixou mais curiosa pelo livro, e ele é lindo, fiquei doida!!!
ResponderExcluirCada vez mais curiosa pra ler esse livro. Nao sabia que era antigo assim, mas é um tema que sempre sera atual, afinal isso acontece todos os dias, as pessoas ficam com trauma, muitos nem sabem o ocorrido ou como se comportar diante de uma pessoa assim, seria uma boa, por isso, adotar o livro em escolas para a discussao. Xiiiii nao queria saber o que a levou a ser assim, mas agora ja foi. Espero ler em breve.
ResponderExcluirbj