20.11.13

[Resenha #278] Mago: Aprendiz - Raymond E. Feist @editoraarqueiro @SdE_Brasil



Nome: Mago: Aprendiz
No Original: Magician: Apprentice
Autor (a): Raymond E. Feist
Tradutor (a): Cristina Corrêa
Páginas: 432
Editora: Saída de Emergência Brasil
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino

Sinopse:
Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei. Mas a vida dá voltas e Pug acaba se tornando aprendiz do misterioso mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre. Com sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa, mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. Ele, então, é arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia… ou morrer. Mago é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exóticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo será decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos.

Resenha:

Escrito em 1982 pelo autor norte-americano Raymond E. Feist, foi um best-seller de destaque na época, e ainda vende bem hoje. Já tinha visto a capa do livro e estava na minha lista de livros desejados para ler, e fiquei super feliz quando a editora Saída de Emergência lançou este clássico da fantasia aqui no Brasil.

A história começa de forma muito simples. Um jovem órfão, chamado Pug, de treze anos, foi adotado pelo cozinheiro do castelo do Duque de Crydee e cresceu com seu filho, Tomas. Os dois têm a mesma idade e viveram como irmãos.

Pug espera ansiosamente pela cerimônia onde os meninos são escolhidos pelos mestres para aprender um ofício e Pug sonha em ser escolhido como aprendiz do Mestre de Armas, ele quer ser um soldado, mas quem consegue é Tomas. A cerimônia da escolha chega ao fim e Pug está sozinho no pátio. Ele não foi escolhido. Felizmente para ele, o mago da corte, Kulgan, tem tido um interesse no rapaz e se oferece para levá-lo como aprendiz, algo que não acontece há muito tempo. A magia não é totalmente confiável ou entendida em Crydee, embora pessoas como Kulgan são apreciadas pelo Duque. Pug não tinha certeza de qual seria seu papel na sociedade, mas fica aliviado ao ser escolhido e feliz de ser aprendiz de Kulgan. Eles formam uma dupla muito pouco tradicional, pois Kulgan ignora as regras tácitas de mestre e aprendiz, e Pug é deixado para aprender e descobrir o que significa fazer magia por si mesmo.

Pug passa para uma posição um pouco melhor na corte do duque. Ele começa a ter aulas de equitação e a trabalhar com o Padre Tully, para continuar a sua educação. Pug e Tomas ainda encontram tempo para passar juntos e ambos sentem o início da transição para a idade adulta. Enquanto, ele está frustrado com sua incapacidade para executar até mesmo a mais simples magia, ele está satisfeito com a sua colocação dentro do castelo, embora seu lugar ainda é um dos mais baixos.

Como parte da nova vida de Pug, ele fica muitas vezes em contato com a filha do Duque, Princesa Carline. Todos os meninos em Crydee são apaixonados por ela, e Pug também. Ele fica confuso e perturbado quando ela está por perto. Ela, inadvertidamente, traz um toque de sua habilidade mágica quando os dois são atacados por trolls. Em pânico, Pug de alguma forma vê um feitiço em sua mente e o usa para matá-los. No mundo de Pug, magia funciona através de pergaminhos, e Kulgan, Padre Tully, e o duque ficam surpresos e confusos. Como Pug foi capaz de lançar um feitiço tão poderoso?.

Ainda assim, Pug é incapaz de repetir o feitiço ou realizar qualquer outra magia. Ele não consegue se lembrar de como ele derrotou os trolls e ele não pode imitar o que Kulgan faz. Ele entende tudo, mas ele não pode fazer isso acontecer. Kulgan continua a aproximar-se dele com carinho e paciência, e ele e o Padre Tully decidem que a melhor coisa para Pug fazer é abandonar todos os planos e simplesmente estudar. Kulgan lhe fornece materiais de pesquisa e Pug feliz afoga-se em livros.

E então um fato insólito acontece, e a rotina de todos muda drasticamente e ameaça a vida de todos. Uma guerra começa e é diferente de qualquer coisa que alguém já viu. Pug é jogado em uma briga entre dois mundos, enquanto tenta descobrir os segredos de sua magia.

O mundo de Midkemia, no qual se passa a história, expande diante dos olhos do leitor. O autor tece uma tapeçaria de detalhes que cercam o mundo, incorporando uma rica mitologia, uma história de vida e uma estrutura mágica única que evolui à medida que a narrativa continua. O que é mais surpreendente é que, ele faz isso sem sacrificar o fluxo, entretenimento da história ou o envolvimento na vida dos personagens principais.

"Mago: Aprendiz" é um livro para adultos, mas o conteúdo familiar e vocabulário relativamente simples significa que ele também é ideal para os leitores mais jovens. A capa é linda, muito bem produzida pela editora, e a diagramação, revisão e tradução perfeitos!

"Mago: Aprendiz" é um grande livro por causa de sua simplicidade. Ele não tenta ter excessos ou complicar qualquer coisa, e é muito direto com seus personagens, trama de linhas e cenas de ação. Eu acredito que é essa simplicidade que fez desse livro ter tanto sucesso, sua história é acessível a uma ampla gama de leitores. Quando comparado com os romances de fantasia mais recentes, "Mago: Aprendiz" é um pouco mais curto, e se move um pouco mais rapidamente do que a maioria dos outros romances de fantasia que eu li recentemente.

O autor escreve com tanta paixão que o leitor colhe os benefícios. Este livro tem todos os elementos que um leitor espera de um romance de fantasia e mais: alguns temas românticos, leves estrutura política, a ação sobre o mar aberto, cheio de cenas de batalha, uma caminhada através das minas, e, claro, um exército invasor de outro mundo. O que mais você poderia pedir? Recomendo a todos os fã de Senhor dos Anéis, Crônicas de Gelo e fogo, e fantasias em geral.

18 comentários

  1. Oi,
    já ouvi falar mto desse livro e ele parece ser mto bom, mas ainda está um pouco caro para o meu bolso rsrsrs

    bjo

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Quero muito ler esse livro, pois adoro literatura de fantasia. Sua resenha me deixou mais interessada nele do que eu já estava.
    Você sabe quando será lançado o próximo?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Nossa não fazia ideia de que era tão antigo rs, achava que o livro era lançamento la fora também rs. Pela sua resenha acho que vou gostar do lviro, eu gosto deste genero e PUg apesar de ser um personagem jovem parece ser também forte, acho que vou gostar, pretendo le lo, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Já li várias resenhas desse livro, como sou fã do gênero ele esta na minha lista de livros que quero ler..... Romance de fantasia bem escrito vou adorar

    ResponderExcluir
  5. Tem cheiro de Senhor dos Anéis? Tô dentro, sou fã do mestre Tolkien e amo ler td que lembre, soe, inspire ele =D E é simples assim rs! Tem mapas tb né? Eu amo um livro com mapas! Aiaia alta-fantasia S2! - delírios de uma tolkieniana =D!

    Miquilis: Bru Costenaro

    ResponderExcluir
  6. Este romance me conquistou pela capa e pela história tão incrível. Ansiosa por viajar nas aventuras desse mago mirim e conhecer mais de sua jornada. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha!
    Esse livro parece ser muitoo bom, já me apaixonei pela sinopse e a resenha que fez me deixou ainda mais curiosa para ler esse livro.

    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  8. "O autor escreve com tanta paixão que o leitor colhe os benefícios." Ok, você me fez querer colher esses benefícios, kkkk. Ótima resenha! O livro realmente parece prometer. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!!

    O Mago parece ser realmente muito bom. Eu quero colher esses benefícios. Livros de literatura fantástica são realmente mágicos. Ótimo para distrair.

    ResponderExcluir
  10. Toda essa ambientação com cara de Idade Média já me deixa curiosa e com vontade de ler a história. A temática é muito interessante e tendo magia envolvida, acho que pra mim já é um bom começo.

    ResponderExcluir
  11. Olha... confesso que estava com um pézinho atrás com esse livro :) vc me convenceu a dar uma chance ^^ vai para listinha, rs.

    ResponderExcluir
  12. Me interessei por esse livro, desde que vi que a Editora Saída de Emergência iria lança-lo aqui no Brasil. Não sabia que ele já era um pouco antigo, pensei que tinha sido escrito recentemente.
    Gosto de livros com essa pegada mais ágil, com narrativa bem direta, e sem grandes rodeios. Tudo muito simples, mas bem encaixado, sem faltas, nem excessos. Estou bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser realmente muito bom. Eu gosto de livros de fantasia assim. O ambiente meio campestre, cheio de mistérios... Adorei também o fato do autor mostrar como é esse lugar através de ilustração. Faz toda a diferença para mim! =)

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
  14. Nossa, fiquei muito feliz do livro ter um vocabulário simples. Se tem uma coisa que eu odeio é fantasia com linguagem rebuscada, que acaba atrapalhando o andamento do livro.
    A edição tá realmente linda linda linda. A Saída de Emergência tá vindo com tudo no meio da fantasia e tá me deixando muito feliz com isso hahahaha
    Espero poder ler a aventura de Pug em breve!

    ResponderExcluir
  15. Confesso que nunca tinha ouvido falar desse livro mas agora eu quero muito ler

    ResponderExcluir
  16. Fiquei surpresa ao saber que é um livro bem antigo já... assim como as crônicas de gelo e fogo, é meio dificiil não fazer uma comparação... gosto demais desse gênero, e estou oficialmente louca pra ler... tem tudo que eu gosto, e a capa é muito bonita... vamos ver se é 5 estrelas pra mim.

    ResponderExcluir
  17. Não sabia que o livro era tão antigo. Gostei da trama, adoro livros de fantasia e magia. E eu gosto de Senhor dos Anéis, só vi os filmes mas... Achei lindo o mapa que vem junto, bem maior que o que geralmente vem nas páginas internas.

    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS