20.1.14

[Resenha #303] Brilho - Amy Kathleen Ryan @geracaobooks


Título: Brilho
Título Original: Glow
Autor: Amy Kathleen Ryan
Editora: Geração Jovem
Lançamento: 2013
Páginas: 353
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Submarino

    Sinopse:
A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.


Resenha:


Em um futuro distante, a Terra sucumbiu a séculos de abusos da humanidade, e a humanidade leva para as estrelas as esperanças de um novo futuro em busca de um planeta distante para começar uma nova vida. Duas naves, a New Horizon e a Empyrean, deixaram seu planeta moribundo para trás, cada um tripulado com adultos inteligentes e, ansiosos para abranger o vasto espaço. As naves deixam a Terra, mas uma com um ano de diferença da outra, mas ambas tem a mesma missão, gerar descendentes para povoar o novo planeta, mas a tripulação da New Horizon não conseguiu gerar descendentes. Quando a nave Empyrean vê a nave New Horizon se aproximando deles, a tripulação fica ansiosa, com medo de que algo deve ter dado errado com a nave irmã, já que essa nave foi a nave que saiu na frete um ano antes da Empyrean. A verdade, infelizmente, é muito pior do que alguém a bordo da Empyrean poderia ter esperado.



Devastada por uma doença que tem deixado todas as mulheres do New Horizon estéreis, a New Horizon invade a Empyrean, matando qualquer um em seu caminho, enganando e seqüestrando todas as crianças do sexo feminino da nave. Com quase todos os adultos completamente dizimados pela emboscada, os meninos isolados da Empyrean lutam para resgatar suas irmãs e namoradas roubadas.

Waverly de quinze anos é uma das meninas raptadas. Seu namorado é Kieran de dezesseis anos, o futuro capitão da nave Empyrean, louco para se casar com ela e constituir família, mas Waverly, quer mais da vida do que casamento. A bordo da New Horizon, a líder da nave insiste que a Empyrean foi destruída e que as meninas foram tiradas em uma missão de evacuação para salvar suas vidas, Waverly sabe que algo está muito errado e profundamente suspeita dos reais motivos. 




De volta à Empyrean, Kieran luta para manter a nave, tentando liderar e organizar os meninos desesperados, impedindo-os de mergulhar no caos e violência. Mais do que tudo, Kieran está determinado a resgatar Waverly e as outras meninas, mas quando os meninos começam a se virar contra, sob a influência venenosa do adolescente rival Seth, a vida de Kieran está em jogo.




"Brilho" traz uma visão de futuro que é ao mesmo tempo surpreendente e assustadora. Não só a escrita da autora é impecável como primorosa, e é impossível encontrar alguma lacuna no mundo distópico que foi construído. Além disso, a história em si é nada menos que aterrorizante.  Os personagens são complicados, ao ponto em que você nunca inteiramente sabe em quem confiar. Como, por exemplo, Anne Mather, a "vilã" é manipuladora e carismática. Em vários pontos do romance, eu fiquei na dúvida se confiava nela ou a odiava - embora Waverly nunca enfrentou essa incerteza.




Tenho que dizer que a capa desse livro é simplesmente linda demais! E a editora realmente caprichou, a diagramação e revisão perfeitas e o glitter na capa ficou incrível.

No geral, "Brilho" engloba gêneros que são extremamente populares agora: um toque de distopia, uma pitada de pós-apocalíptico, um leve triângulo amoroso, e ficção científica interessante. A escrita da autora prende a atenção e a leitura é bem rápida e gostosa de ler. O final termina em um baita cliffhanger, o que deixa qualquer um louco para ler o próximo. Espero que não demore a ser publicado, estou ansiosa para saber o que vai acontecer!




Capa Americana :

40 comentários

  1. Oie,
    menina eu não conhecia este livro, mas parece ser interessante, mesmo não sendo da minha zona de conforto rs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho costume de ler distopias desse tipo, mas adorei a sua resenha e pretendo colocá-lo na lista. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de distopias e amo ficção científica, e pela resenha creio que vou amar. Sem falar que a capa é linda!

    ResponderExcluir
  4. Estou curiosa pra ler esse livro já faz algum tempo, apesar de ser mais uma (de MUITAS) distopias.
    A capa é muito bonita *---*

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser interessante, mas história lembrou um pouco Através do universo (apena lembra, a história é diferente), mas fiquei curiosa em ler o livro!

    ResponderExcluir
  6. Este é um dos livros que mais tenho necessidade de ler, pois além de amar distopias, esta historia é super diferente e esta edição é linda demais!! Espero poder conferir em breve!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. É o gênero de livros que mais adoro, ficção com um toque de romance no meio, leitura perfeita.... Capa linda demais

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não curto muito o gênero mas vi várias resenhas positivas e a capa mim chamou mais atenção estou curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  9. Michele!
    Ficçao científica é uma das minhas leituras favoritas e além de interplanetária essa é distópica, tudo de bom.
    Fiquei muito curiosa para poder apreciar a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha! Este parece ser um livro muito bom, pois adoro distopias e ficção científica! Achei a capa linda e o enredo é bem interessante, deve ser um daqueles livros que você termina e fica ansioso pelo próximo volume!
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  11. Confesso que li poucas distopias e nenhuma deles foi simplesmente maravilhosa para mim. Fiquei realmente ansiosa por Brilho, o problema é que agora eu vou ler com muuuuuuuitas expectativas, e espero não me decepcionar (pelo menos pela sia resenha não me parece que vou me decepcionar não :P)
    E a capa realmente é de matar :X

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da história e toda a diagramação ta muito linda!!!!!!!!!!!!!! Realmente me faz querer ter o livro só pra embelezar a estante, mas a história também parece muito boa.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da ideia do livro e pelo que li da sua resenha, a história não decepciona. Acho que esse toque de distopia pode fazer toda diferença. Uma capa linda, um toque de ficção científica ... acho que tem tudo para ser uma excelente série!

    ResponderExcluir
  14. O enredo é super inovador, e tem tudo pra seeer perfeito haha to louca pra leer, adoro distopias e triangulos amorosos *--*

    ResponderExcluir
  15. vi ele na livraria e xonei nele, a capa é linda, e amo um livro distópico.

    ResponderExcluir
  16. Deve ser um ótimo livro, estou louca para lê-lo *-* afinal eu adoro distopias, acho que ando viciada!
    Adorei a sua resenha!

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu achava que o livro era sobre outro tema rs, quando descubro que é uma distopia fico muito feliz e empolgada.
    So não gosto de saber que tem um triangulo amoroso..mas a maioria tem, então so tenho que me acostumar com isso, quem sabe um dia rs.
    Me parece ser um livro muito bom, pretendo le lo, beijos.

    ResponderExcluir
  18. Estou louca por Brilho a um tempão! Esse livro é uma perfeição (pelo menos, a partir das resenhas que eu li...) e eu espero que eu consiga lê-lo em breve.
    Você fez uma resenha incrível. o livro tem uma ficção bem diferente, com o romance (claro, não poderia faltar). Com certeza ficou ótima.

    beijos ♥
    http://pausaparaum-livro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Cada vez mais, as distopias vem me conquistando...
    Adorei a história de Brilho! Acho que vou gostar muito do personagem Kieran... Até mais do que de Waverly rsrs.
    O que mais gostei foi você ter citado a boa construção que a autora fez, não deixando lacuna na história... O que, em distopias, vem sendo comum.

    Espero ler logo!
    Beijos ;)
    http://vanille-vie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Esse livro tem um enredo muito bom, comecei a ler ele na livraria e como estava com muita expectativa sobre ele, confesso que me decepcionou um pouco pois achei que a narrativa ia me prender mais, porem ainda tenho vontade de ler pois sei que deve ser cheio de surpresas! ;D

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha, parece muito legal

    ResponderExcluir
  23. Não tinha lido nada a respeito sobre esse livro, achei interessante a sua resenha, quero ler .

    ResponderExcluir
  24. A capa é linda, assim que vi o lançamento já fiquei curiosa para ler, adorei a sua resenha

    ResponderExcluir
  25. Gosto muito de distopia e esse livro parece excelente, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  26. nossa simplismente adorei... quero muito, a capa é linda e a história também

    ResponderExcluir
  27. Nem preciso falar nada sobre a capa né? Linda, linda, linda... A história me pareceu bem interessante! É uma distopia um tanto diferente. Não sou fã da parte pós-apocalíptica, mas confesso que fiquei querendo lê-lo! Gostei muito dos personagens bem criados.

    ResponderExcluir
  28. AMO distopias e estou super curiosa por este lançamento da Geração.
    A capa é linda e a história muito bacana, me deixou mega curiosa.

    ResponderExcluir
  29. Ainda não havia lido distopias, mas o livro me pareceu muito interessante, a sua resenha sobre Brilho está ótima pois não dá spoilers, na verdade dá um empurrãozinho à mais na vontade de ler o livro. Adorei a resenha, adorei a capa e adoro seu blog <3
    Continue sempre assim, ótima!

    ResponderExcluir
  30. GOSTO DE LER DISTOPIA POIS NOS LEVA A UM MUNDO CHEIO DE DE PERSONAGENS QUE NOS CONFUNDEM, NOS EMOCIONAL. PELA SUA RESENHA BRILHO NOS ENVOLVE DE TAL MANEIRA QUE NOSSOS SENTIMENTOS SE ALTERNAM. QUERO MUITO LER!! ÓTIMA RESENHA,

    Seguidor: Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  31. O livro parece ser incrível! E que capa maravilhosa é essa *O*

    ResponderExcluir
  32. Estou mega curiosa com esse livro, ainda mais por ser distopia e parece ser mega interessante. Sem falar nessa capa que é incrível!

    ResponderExcluir
  33. Distopias, distopias, distopias e distopias.
    Eu amei sua resenha, mesmo sendo suspeito para falar, porque distopia é um dos generos literários preferidos, chegando ao ponto de virar a noite lendo uma distopia por não aguentar de curiosidade.
    E então, curiosidade define o que eu estou sentindo depois de ler sua resenha.
    Quero muito!!!!

    ResponderExcluir
  34. que capa linda!
    mas mas ... mais um sobre distopias?
    enfim, quero muito ler pq nao tem ninguem q falou mal desse livro

    ResponderExcluir
  35. Capa linda e diagramação incrível! Já me conquistou mesmo sem eu ter lido, e a história parece interessante

    ResponderExcluir
  36. Realmente, achei essa capa muito bonita mesmo. Tive oportunidade de vê-la ao vivo, e em mãos é mais bonita ainda. Em relação ao livro, gostei bastante, pois rola uma junção de vários gêneros que gosto. Fora isso, tem essa questão de personagens bem interessantes, tanto os protagonistas, como os vilões. Estou bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  37. Achei a capa super linda e espero ser uma série que eu vá gostar muito, por ter elementos que gosto em leituras, muito curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  38. Adoro distopias !!
    e essa capa é muito bacana mesmo... encontrei esse livro em uma livraria e ja me chamou a atenção de cara... espero poder ler em breve! :)

    ResponderExcluir
  39. Parece bastante interessante abordando assuntos que prendem o leitor. Quero muito ganhar e poder tirar a minha própria conclusão deste livro.

    ResponderExcluir
  40. Apesar de amar distopias, percebo que me falta mais livros com esse misto de distopia com ficção científica. É a primeira vez que vejo esse livro e a resenha me chamou a atenção.

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS