19.5.14

[Resenha #371] Dias Perfeitos - Raphael Montes @cialetras



Livro: Dias Perfeitos
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 274
Skoob
Classificação: 3 estrelas
Compre: Saraiva


Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional.


Resenha:



Nosso protagonista é Téo, um estudante de medicina, que em um primeiro momento parece ser um jovem como outro qualquer, mas depois que o conhecemos, vemos um cara estranho, frio e calculista, que não tem sentimentos e nem emoções profundas. Ele tenta manter a fachada de bom moço, sempre dizendo a coisa certa e demonstra ter afeto pela mãe paraplégica, mas ele na verdade mascara o seu verdadeiro "eu". Outra coisa estranha em relação à ele, é que ele se sente mais a vontade em contato com cadáveres do que com a presença de pessoas, e ele cultiva uma amizade pra lá de esquisita com um cadáver.

A rotina e a vida de Téo muda quando ele conhece Clarice, em um churrasco de uma das amigas de sua mãe, que ele foi obrigado a ir. Clarice é o seu oposto, uma jovem alegre, que vive sua vida ao máximo, cheia de amigos e não se importa com a opinião de ninguém. Ela é debochada e aspirante a roterista. Téo fica completamente obcecado por ela, mas essa paixão não é correnpondida por ela, mas ele irá fazer de tudo para conquistá-la, mas ele acaba se mostrando ainda mais frio, um verdadeiro monstro cruel, possessivo, ciumento e doentio por causa de Clarice.



A história é praticamente criada quase que o tempo inteiro com apenas dois personagens centrais, que são Téo e Clarice, mas mesmo assim a trama é bem desenvolvida e a história nunca cai no marasmo.

O final não foi bem o que eu esperava, foi simples demais para essa história, mas no geral, o livro é de arrepiar.



A capa é bem diferente e chama a atenção. A diagramação e revisão excelentes!


O autor escreveu com uma escrito fluida, diálogos rápidos e criou personagens muito bem desenvolvidos, com uma trama cheia de reviravoltas e muito mistério e suspense. E fiquei completamente estarrecida e surpreendida pela maneira que o autor explora a mentalidade doentia e insana de Téo. Tenho dois adjetivos para esse livro: pesado e macabro. Foi isso que eu senti. Em muitos momentos eu simplesmente não conseguia mais ler, tinha que parar e dar um tempo, dar uma volta, mudar os pensamentos. Este não é um livro para qualquer um, tem que gostar e muito de um romance policial mais pesado.

38 comentários

  1. Olá Michelle,

    Todo mundo esta falando super bem desse livro e vemos pela sua resenha que isso se confirma, psicopatas são insanos pelo visto ...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu li um livro que a pessoa gostava de cadaveres outro dia(restos humanos)..horripilante rs. Eu acho que vou gostar do livro, mas fico preocupada com o final bom e não incrivel, não ligo se tem cenbas mais fortes..até gosto, pois gosto do genero policial/misterio/drama.
    MAs a capa..não consigo gostar dela, espero muito que tenho algo a ver este gnomo de jardim, porque acredito que uma capa tem que contar uma historia(a do livro).
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei do livro pela capa, ai fui ler a sinopse e a resenha e vejo que não é nada do que eu esperava.
    O livro parece ser legal, mas não me conquistou, ficou faltando alguma coisa.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Leitura forte e sombria, bem interessante... Quero saber mais sobre a mente doentia de Téo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Histórias de vida puras e simples acabam sendo um prato cheio para um livro bem feito, e eu gosto de ouvi-las, das mais simples as mais cabeludas!

    Miquilis: Bru Costenaro

    ResponderExcluir
  7. Já li algumas resenhas e comentários bem positivos sobre esse livro. Gostei muito da capa. Desejo ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  8. Eu to doida pra ler esse livro. Primeiro pq amei a capa,hahaha brincadeira. Eu adorei a sinopse, e por ultimo se passa em petropolis! Sou carioca e quero muito ler esse livro. Mais ainda: to adorando romances policiais de autores nacionais. to conhecendo varios e amando!

    ResponderExcluir
  9. A história parece bem diferente do que estamos habituados á ler né?Gostei muuuito :)
    E adoro ainda mais por ser um nacional,ahahahahha.


    Beeijos ^^
    http://borboletametamorfoseando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu não conhecia mas pelos comentários o pessoal se interessou bastante!!
    Eu gostei da resenha e sendo nacional quero ler sim, temos que dá valor aos nossos autores!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Ouvi muitas coisas positivas sobre esse livro e eu fiquei bem curiosa, achei a capa bonita, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei curiosa pra ver como é esse livro. Não vi muitas resenhas e essa é a primeira que li mais sobre ele. Parece uma boa história, gostosa de ler. Só porque acho livro sinistro legal! Adoro ler um que me deixe perturbada, alguma coisa macabra e estranha. E adoro policial. Fiquei curiosa, é tão estranho assim? Preciso ler!

    ResponderExcluir
  13. Necessito desse livro!!!
    Só de ler a sinopse fiquei apavorada e realmente achei que é de arrepiar como vc disse.
    Deve ser muito eletrizante.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  14. Sabe porque me deu mta vontade de ler esse livro?!?! pq eh m livro brasileiro cheio de boas críticas...
    acho mto válido a gente prestigiar os nossos autores, sempre!

    Eu ja tinha vontade ler esse livro, por mil motivos (ser brasileiro, a capa é linda, a sinopse impressiona, etc) e essa resenha deu ainda mais vontade... sério que é bem forte, e precisa de estomogo!? nossa! dá realmente arrepios, como disse a Lola logo acima....
    Adoro leituras assim... q mexem com a gente...

    Qro mto!!! =D



    ResponderExcluir
  15. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que vou gostar do livro, amei a resenha, e o livro deve ser muito eletrizante.

    ResponderExcluir
  17. Já li algumas resenhas positivas, então estou bem curiosa para ler. Espero ler em breve...

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Sempre que olho a capa do livro, logo tenho a sensação ou não se vou gostar, este estou com uma boa sensação e muita expectativa, bjs.
    ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa fiquei de boca aberta ao ler a resenha, esse livro parece ser muito bom! Adoro ler livros com esse tema meio perturbador e caótico. Com certeza leria.

    ResponderExcluir
  20. Estou procurando mundar um pouco o estilo das minhas leituras, e essa seria uma ótima oportunidade.... ;)

    ResponderExcluir
  21. Estou muito querendo livros pois estou sem e este em particular seria uma oportunidade fantástica para voltar a ler.

    ResponderExcluir
  22. Estou super afim de ler este livro, sempre esculto dizer que é muito bom.

    ResponderExcluir
  23. Gostei da sinopse e da resenha! Só de ler a sinopse fiquei com vontade de ler o livro, mas depois de ler a resenha fiquei mais curiosa para descobrir mais sobre essa história!!! Já quero.

    ResponderExcluir
  24. Estou bem dividida quanto ao fato de ler ou não! Embora goste de histórias assim, que mexa com o emocional do leitor, já li várias resenhas negativas, mas tbm várias positivas, ou seja, se tiver a oportunidade de lê-lo irei, mas não seria um dos "necessito ler este!"

    ResponderExcluir
  25. Nossa, um livro cheio de mistério??? Fiquei realmente bem intrigada. A capa realmente é linda.
    Adoro quando os personagens são bem construidos assim.

    Bjok

    ResponderExcluir
  26. Olá! Primeiramente, parabéns pela resenha viu?
    Esse livro desperta interesse, não só pelo fato da capa ser interessante, mas principalmente pelo personagem principal ser completamente diferente do comum, do esperado.
    Fiquei com bastante vontade de ler.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://trocandoconceitos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Esse livro é muito bem falado por muitas pessoas que o leem, eu espero ler ele tbm.

    ResponderExcluir
  28. Estou louca pra ler esse livro desde a primeira vez que o vi, só tenho visto resenhas positivas sobre ele o que faz a vontade só se intensificar. Espero poder lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  29. Esse cara é completamente louco mesmo, estou lendo...horas fico com raiva dele e horas com raiva dela...mas amo os dois kkkk...livro ótimo...adorei a resenha

    ResponderExcluir
  30. Fiquei curiosa a respeito do livro. Só fiquei desapontada porque você disse que o final foi "simples" rs. Mas mesmo assim continuo curiosa para lê-lo. Bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi, pela capa imaginei que seria algo bem meloso, cansativo, quando li a resenha vi que não é nada disso, pelo contrário, deverá ser bem emocionante, pois já estou com vontade de saber como Clarice fará para se sair da situações que aparecerão no decorrer da história.
    Rônida Lorenzoni -- ronida_sindi@hotmsil.com

    ResponderExcluir
  32. A primeira coisa que me interessou neste livro foi a arte da capa, lindíssima!!!
    Depois que li a sinopse e a gora com a resenha linda do blog aí é q tô louca para lê-lo

    ResponderExcluir
  33. o personagem do livro parece sofrer de problemas psiquiatricos. o que me deixou mais curiosa para ler o livro foi a parte que ele anda e se comunica c/ o cadaver. quero entender isso.

    ResponderExcluir
  34. Eu podia jurar que era um romance, afinal com essa capa, é o que dá a entender..mas, ao ler sua resenhavi que estava totalmente enganada...Menina, esse livro parece ser um uspense de tirar o fôlego...Sem sombra de dúvida quero lê-lo.
    Arrasou na resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  35. Olá!
    Já li vários comentários sobre esse livro, espero ganhar no sorteio, mas se não for dessa vez... vou comprar. Estou muito ansiosa para ler, já sei que é muito bom.

    ResponderExcluir
  36. Não conheço o livro, mas pela resenha estou tentada a lê-lo.

    ResponderExcluir
  37. Vem sorte, querendo muito ler esse livro!!! Uma leitura que te chama!!!

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS