8.8.14

[Resenha #428] A Vida do Livreiro A.J. Fikry - Gabrielle Zevin @cialetras @gabriellezevin



Título: A Vida do Livreiro A.J. Fikry
Autor(a): Gabrielle Zevin
Editora: Paralela
Páginas: 192
Ano: 2014
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino / Saraiva


Uma carta de amor para o mundo dos livros “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos.


Resenha:
"A Vida do Livreiro A.J. Fikry" é sobre o amor pelos livros. Embora existam muitos livros que professam amor da palavra escrita, este livro leva o leitor um passo mais longe. Este romance simples, mas ambicioso é nada mais nada menos do que o poder que os livros tem para mudar a vida de uma pessoa; quando o romance começa A.J Fikry é uma pessoa fria, e solitária que se perde em bebidas todas as noites, incapaz de lidar com a morte de sua esposa. Mas, é através dos livros, e das pessoas que ele encontra a cura. Este é definitivamente um romance que irá te fazer sentir-se bem, e, este livro é uma delícia em todos os sentidos da palavra.


A.J Fikry é um sujeito que ficou viúvo recentemente e é dono de uma livraria que está passando por problemas financeiros na pequena cidade de Alice Island, Massachusetts. Ele ainda é novo, mas parece mais velho devido a uma maneira um tanto rabugenta de ser e um pouco de esnobismo literário. Embora seja inteligente e espirituoso, ele não é uma criatura muito social, deixando sempre aquele aspecto de sua vida para ser gerido por sua esposa, que era bonita, animada e graciosa. Ele fica agitado com facilidade, especialmente quando ele tem que encontrar outras pessoas. Claro, isso representa um problema quando você é o proprietário de uma livraria; seu lema é: "Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo". Quando a esposa morre em um acidente de carro, A.J passa a ficar cada vez mais isolado e até mesmo passa a beber mais.


A livraria sempre perdeu dinheiro, mas agora está na pior fase. Para completar, a única coisa de valor que A.J possuía era aquilo que era para garantir que a livraria não fosse para o buraco, uma edição rara de Tamerlane de Edgar Allan Poe, mas esse livro é roubado, e desde então ele se tornar ainda mais apático em relação à sua vida.

Mas as coisas tomam um rumo totalmente novo e inesperado. Além, dele ter conseguido um novo representante de vendas que está determinado a tentar fazê-lo experimentar novos livros, ele tem uma surpresa numa certa manhã, na qual um pacote misterioso aparece na livraria. É um pacote pequeno, embora grande em peso, é uma chegada inesperada que dá à A.J a oportunidade de ver que a sua vida não acabou, e que ele tem a capacidade de recomeçar.  


Não é nenhum segredo que ele não gosta de mudanças, mas quando a vida lhe dá uma nova oportunidade de felicidade, A.J aprende rapidamente que às vezes a mudança pode ser uma coisa boa. Não demorou muito para que os moradores começassem à notar uma mudança para melhor em A.J, agora sob uma nova perspectiva, ele vê uma nova luz em sua vida que ele não esperava. Ele rapidamente descobre que o livro e a leitura pode ligar vidas, tão certo como qualquer amor é compartilhado.

Apesar do fato de A.J. ser um recluso no início da história, ele me pareceu um personagem delicioso. Como um personagem pode ser sarcástico, esnobe, irritante e recluso, ao mesmo tempo impressionante e delicioso de se ler. A.J é extremamente auto-consciente e fornece, observações engraçadas e auto-depreciativas de sua vida pessoal.

O leitor segue o personagem A.J ao longo dos anos, vendo como ele cresce e as alterações causadas pela influência dos livros. É um desenvolvimento de caráter maravilhoso, e realmente chama o leitor para dentro dessa história emocionalmente. Este é um livro que você não conseguirá para de ler. A autora escreveu um romance divertido, cativante, envolvente e engraçado sem ser enjoativo ou sentimental. E acima de tudo isso, é maravilhosamente otimista sobre o futuro dos livros, livrarias e das pessoas que amam tanto a leitura.


Que capa mais linda desse livro!! E todo o trabalho gráfico ficou perfeito. Mas, pecou na revisão.

Se você é um amante dos livros, então "A Vida do Livreiro A.J. Fikry" deve estar na sua lista de leitura. É um livro curto de leitura rápida, mas que vale a pena! Você irá saborear cada segundo que você gastar com esses personagens. Esta é uma história inesquecível de transformação, redenção e de segunda chance, uma afirmação irresistível do por que ler, e da importância dos livros. Recomendo a todos os leitores!!

33 comentários

  1. Oi Michelle!
    Também li este livro mês passado, a história é realmente muito boa! Só achei o ritmo da autora um pouco morno, sem muitas emoções.! Mas com certeza vale muito a leitura!
    Bjos!
    Karen
    http://www.bookadvisor.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle, tudo bom?

    Eu sou apaixonada pela capa desse livro e tenho muita vontade de lê-lo. Acho super curioso esses livros que falam da leitura em si, sabe? É importante pra gente que ama os livros quase como se fossem filhos. auehuaehauehaeea

    Que bom que você gostou do livro, viu? Sua resenha me fez ficar com ainda mais vontade de lê-lo!

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Já está na minha lista de leitura! Abraço!
    caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu gostei da capa desse livro, chamou minha atenção ;D
    Gostei da sua resenha, parabéns!

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Michele,
    A capa é fofa. Gostei do personagem rabugento que terá uma virada e um recomeço.
    Até pela descrição, rabugento e com tendência a beber, imaginei que ele seria anti mudanças.
    O que terá nesse pacote? Pensei logo em livros, mas não sei de onde surgiu esse pitaco.
    Gostei da formatação do texto. Espero poder conferir. =)

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha, super detalhada e criteriosa, fiquei com muita vontade de ler, parece ser uma história super fofa e fluida, além do que, essa capa é realmente linda, vai pra minha lista de desejo.

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro bem legal e interessante!
    Um ótimo livro para amantes de literatura como nós.
    Já está na minha lista de leitura!!
    Quero muito ler e ver as mudanças que os livros vão causar na vida de A.J Fikry; =)

    ResponderExcluir
  8. Pelo que você descreveu na resenha, a leitura do livro deve ser mesmo bem agradável e interessante e sendo assim , é um convite a leitura numa tarde como essa fria e com uma xícara de chá bem quentinho, já me vejo lendo o livro,bjs! :-0)

    ResponderExcluir
  9. Nossa me parece ser um livro realmente muito bom...Amo essa capa é muito linda e fofa.
    E nada melhor um livro para amantes dos livros como nós!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Os dois primeiros quotes já fizeram eu me apaixonar pelo livro. A capa é maravilhosa. Ler que um livro, que também é minha paixão maior, mudou a vida de alguém é sensacional.
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli

    ResponderExcluir
  11. Uma característica que quase sempre me conquista é a presença de outros livros dentro de um livro. Uma trama cujos personagens se envolvem com leituras, que indicam livros e comentam sobre eles; acredito que tudo isso está presente de um jeito delicioso neste livro. Não posso deixar de comentar que amo essa capa! =)

    Beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  12. Parece ser uma história meio parada. Porém, também acredito que os livros possam mudar a vida das pessoas. Gostaria de ler p saber como que o personagem reage a chegada do pacote misterioso, já que ele não é muito fã de mudanças!!

    ResponderExcluir
  13. É daqueles livros que me chama atenção antes de ver até a sinopse, já gosto dele de cara. Tem muita coisa nele que me atrai. Já tenho espaço pra ele guardado, me faz sentir que vai ser um daqueles favoritos, sabe? Estava procurando/esperando um assim faz um tempinho...

    ResponderExcluir
  14. E eu que não tinha dado nada pelo livro.Não sei se foi a capa ou o nome,mas quando olhava pra esse livro não me importava nem em ler a sinopse.
    Pela resenha já tive um ideia totalmente diferente dele,fiquei com mta vontade de ler.Um livro que nos conta mais sobre esse universo que eu tanto amo,deve ser uma experiência única.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Eu conheci este livro através de uma resenha em outro blog.
    Fiquei bastante curiosa pela leitura, parece ser uma trama bem legal, além do que, essa capa é realmente linda!!
    Sou daquele tipo de leitor que a capa conta muito pontos a favor.
    Espero conseguir lê-lo brevemente.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  16. Nossa simplesmente fiquei encantada pela sua resenha e por esse livro, tô precisando de uma leitura cativante e otimista assim...

    ResponderExcluir
  17. Resenha bem elaborada, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento, despertando interesse de quem lê, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  18. Primeiro de tudo, a capa é linda, a resenha ficou ótima, mas ouvi vários comentários ruins sobre o livro, mas não seja por isso que não possa ler-lo, ficou fácil de entender a resenha, bom trabalho!!
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Mi!
    Uma delícia de livro que fala sobre ter uma nova oportunidade através dos livros e ainda mais, poder acompanhar o crescimento do protagonista e seu desenvolvimento, levando a uma melhora pessoal. Deve ser um livro fascinante de ler, principalmente para nós que somos leitores contumaz.
    Boa semaninha!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  20. Esse livro tem muito a ver comigo. Quero muito conhecer essa historia incrivel que fala o por que dos livros serem essenciais pra gente. :-)

    ResponderExcluir
  21. Estou louca de curiosidade para conhecer todos os personagens que compõem o enredo!
    Tem tudo para ser um super livro, daqueles de se apaixonar!
    Cada vez que leio sobre ele, a vontade só aumenta!

    ResponderExcluir
  22. Esse livro preenche minha lista de desejados. O que mais me interessa nele é o fato da história se passar dentro de uma livraria. Um ambiente que tanto gosto. Eu fico igual criança em loja de doce quando estou em uma livraria.
    Além de, como você falou, o personagem principal parecer ser um personagem que nos cativa. Mas como uma pessoa que ama livros não cativa outra que ama livros?! rsrs..
    Espero em breve poder lê-lo.
    Parabéns pela resenha Mi.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Pela resenha, achei legalzinho, Não me chamou muito a atenção, maaass... Quem sabe ele me conquiste, né? Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  24. Esse livro não tinha chamado a minha atenção, mas lendo a sua resenha me apaixonei... já está na minha lista de desejados...

    ResponderExcluir
  25. Parece bem interessante!!! Principalmente q é um livro q fala de livros, não tem melhor!! Rsrrs Gostei muito da resenha!! Parabéns

    ResponderExcluir
  26. Louca para ler pq simplesmente amo livro de falam de livros, leitores e cia...é muito fofa essa temática!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  27. Só digo que, quando vejo alguma palavra no título de um livro que remeta a esse universo literário, já me interesso sem nem mesmo ler a sinopse. Adoro histórias que trazem personagens que gostam de livros, ou tenha uma biblioteca como cenário. Particularmente não gosto muito de protagonistas ranzinzas e rabugentos, mas me parece que esse tem um certo carisma. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  28. Um livro que quando lançou não chamou minha atenção. Acho que é terceira resenha positivo que eu leio e gente me indincando, gostaria de dar uma oportunidade para ler

    ResponderExcluir
  29. Muito legal esse livro, assim que o vi, não me interessei muito, mas agora lendo a resenha, já vi com outros. Obrigada gostei muito. ;)

    ResponderExcluir
  30. Livros dentro de livro. Não quero nada melhor que isso.
    Curiosa para ler depois de ler a resenha.

    ResponderExcluir
  31. Oi Michelle, tudo bom??? A primeira vez que vi a premissa e a capa do livro, elas não me agradaram... Sem contar, que só a poucos dias descobri que eram livros e não janelas ilustradas na capa...kkkkkkkkk..Mas, falando da trama do livro, pude perceber através de sua resenha que a autora aborda temas recorrentes em nosas vidas e de uma forma que nos intiga a continuar a ler e nos encantar., fique feliz em ver que se trata do amor pelo livro (isso tenho de sobra) e a forma que le pode mudar nossas vidas, se permitirmos...vou amar aconpanhar a mudança na vida de AJ..parbaéns pela resneha, ficou maravilhosa..amei asfotos tb..bjsss

    ResponderExcluir
  32. *-* Só de ler a sinopse já me apaixonei! Vai agora para minha lista de desejados!! Parece que esse livro quebra o tabu de que quanto mais páginas, melhor o livro!

    ResponderExcluir
  33. Esse livro parece ser incrível e o melhor: também falar sobre livros!
    Quero muito ler essa obra que parece ser de muito bom gosto, li sua resenha e me apaixonei pela premissa da história.

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS