12.10.14

[Resenha #450] A Vida Secreta das Abelhas - Sue Monk Kidd @cialetras



Título: A Vida Secreta das Abelhas
Autora: Sue Monk Kidd
Editora: Paralela
Gênero: Romance/Drama
Ano: 2014
Páginas: 256
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva


Sinopse: Nova edição de um dos livros de maior sucesso dos últimos anos, um clássico instantâneo que já foi adaptado para o cinema. Tendo como pano de fundo os anos 1960, A vida secreta das abelhasé uma história marcante sobre o poder feminino e o poder do amor. A adolescência de Lily Owens tem sido complicada. Ela não se lembra da morte da mãe, há mais de dez anos, e sua relação com o pai é mais que difícil. Em 1964, quando completa catorze anos, ela decide fugir junto com sua babá Rosaleen. Lily sai a caminho de Tiburon, a cidade que parece esconder alguma resposta sobre a vida de sua mãe. Chegando lá, ela e Rosaleen são acolhidas por três irmãs. Aos poucos, Lily descobre um mundo mágico de abelhas, mel e da Madona Negra. Com a ajuda das irmãs Boatwright —August, May e June —, Lily tenta desvendar sua história. Será que ela conseguirá enfrentar os demônios de seu passado e se tornar uma jovem independente?


Resenha:

"A Vida Secreta das Abelhas" é uma história significativa de racismo, amor, convicção e perdão. Este livro absolutamente me agarrou e me fez ler até o final, e me fez sentir as dores e emoções dos personagens. "A Vida Secreta das Abelhas" corajosamente explora as feridas da vida e revela o significado mais profundo da redenção e do perdão.


A história se passa em 1964, ano da Lei dos Direitos Civis, na Carolina do Sul. Lily Melissa Owens, uma garota de 14 anos vive em uma fazenda com seu pai frio, negligente e abusivo, sua mãe morreu em meio a circunstâncias misteriosas quando Lily tinha quatro anos. Para piorar a situação, seu pai, T. Ray, diz que Lily acidentalmente matou sua mãe. Sua vaga lembrança daquele dia é quando seus pais estavam discutindo e ela pegou e disparou a arma e a mãe ficou caída, essa imagem continua a assombrá-la, e ela deseja saber mais sobre sua mãe.


Lily tem uma babá negra chamada Rosaleen, que já está cuidando dela há dez anos. Quando Rosaleen tenta exercer seu recém conquistado direito de voto, ela é atacada por três racistas na cidade e é jogada na prisão. Lily está determinada a salvar Rosaleen e, finalmente, escapar de seu próprio pai também. Aproveitando uma brecha, ela tira Rosaleen da prisão, e as duas partem em busca de uma nova vida. Elas vão para Tiburon, uma pequena cidade que detém os segredos do passado de sua mãe. Ao andar pela cidade elas conhecem três mulheres negras apicultoras que vão introduzir Lily a vida selvagem das abelhas, novas pessoas, e passa a ser parte de um grupo que se chamam de as "Filhas de Maria". A missão da Lily é descobrir sobre o misterioso passado de sua mãe e como ela realmente era. Assim, cercada pelo zumbidos das abelhas, e um círculo de mulheres sábias, Lily faz sua passagem para a plenitude e uma nova vida. Ela aprende a amar a si mesma e a viver  nesta comunidade de mulheres fortes e independentes. Através dessas experiências, Lily aprende a confiar em seus próprios instintos e amadurecer em um jovem que acredita em si mesma.


A capa está linda, e todo o trabalho gráfico está lindo, revisão e tradução estão ótimos.

Sue Monk Kidd explora de forma muito tocante e imaginativa o poder espiritual do carinho, amor, fé e auto aceitação. Com uma escrita fluída e rápida, esta história, como toda a sua escrita, é caracterizada por uma reverência afiada para a cura e o poder transformador do amor. Recomendo também o filme baseado no livro!

17 comentários

  1. Adorei a resenha, não conhecia esse livro ainda, quero bastante ler :)
    Dê uma passadinha no meu blog, ficaria muito feliz
    http://domeujeito-mafacon.blogspot.com.br/
    Beijos Michele <3
    Ju

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti ao filme e achei lindo demais! O livro deve ser melhor ainda!! Gostei bastante da capa! Me emocionei um várias partes. Os atores interpretaram muito bem seus papéis! Assim que encontrar esse livro por aqui, onde moro, comprarei!! rsrs

    Beijinhos

    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  3. eu ja assisti ao filme umas tres vezes. de tao bom que e. eu nao conhecia o livro e nem sabia da sua existencia. eu acho "a vida secreta das abelhas" uma historia muito bonita.

    ResponderExcluir
  4. Nunca assisti o filme, o que considero uma vantagem, o livro é sempre melhor. Perder a mãe é muito difícil, principalmente se for na infância, principalmente se você for uma menina, principalmente se seu pai não colaborar. Torço por Lily. Gosto de livros que abordam preconceitos, como as pessoas lidam com ele. A capa é maravilhosa. O livro tem tudo para me impressionar.
    Nome de seguidora: Miriam Guiraldelli
    miriamguiraldelli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei dessa historia muito boa, um pouco diferente do que eu leio mas acho que conseguiria ler a trama sem problema algum.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a capa...adorei os temas abordados como o racismo e o perdão e acho que promete mesmo uma leitura bem gostosa!!!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia este livro, quero muito ganhar!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro e nem sabia que já tinha um filme baseado nele.
    Mas me interessei bastante por ele.A história é forte,o tipo de leitura que estou curtindo no momento.
    Fora a capa que dá um show né!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Eu já assisti o filme!! Mas o livro sempre é bem mais interessante.

    ResponderExcluir
  10. Pelo titulo imaginei que fosse outro tipo de livro e nao um romance. Gostei da resenha , parece ser uma historia muito triste, mas que no final ha uma superacao de todo o sofrimento.

    ResponderExcluir
  11. O titulo me chamou atenção *-* depois que conheci mais sobre o livro, confirmei que parece ser bem encantador, fiquei com vontade de ler antes de assistir o filme :3

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha e estou morrendo de vontade de ler o livro. Um enredo cativante que mistura um pouco de tudo e fala também de racismo, um tema bem atual, me faz querer ler agora mesmo. Pena que vou ter que esperar poder comprar para ler.

    ResponderExcluir
  13. Engraçado de como tem livros e filmes que sempre quero ler mas de repente ele some da minha memória e fica esquecido lá por um tempo, foi isso que aconteceu com esse livro, acho que deve ser uma história linda.
    Gosto das duas capas do livro e do filme.

    ResponderExcluir
  14. Sabe que já ouvi falar desse livro e sempre tive uma curiosidade! Parece aquele tipo de livro q contam o que as pessoas vivem e passam, como o diário de Anne Frank, porém esse abrange o racismo, a desigualdade social! Adorei conhece-lo melhor, e amaria ler!
    www.moradadolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Fiquei um pouco tensa na parte sobre ela ter atirado na mãe, ela era bem pequena... será verdade?
    A história parece passar uma grande lição, sobre superação de muitos preconceitos, e também o amadurecimento de Lily que busca sua verdade, e a salvar sua babá.
    Gostei do livro, apesar de ser clássico, o que não curto muito.
    Beijos Mi, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler o livro,deste o momento que foi divulgado.A resenha muito bem escrita, a capa muito bonita!

    ResponderExcluir
  17. Olá eu só vejo elogios em cima deste livro, minha curiosidade aumentou ainda mais com sua resenha com certeza assim que tiver a oportunidade vou ler o livro!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS