26.11.14

[Resenha #482] O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su, Kate Rorick @Verus_Editora @BernieSu @NobleRorick @TheLBDofficial



Título: O diário secreto de Lizzie Bennet
Título original: The Secret Diary  of Lizzie Bennet
Autor: Bernie Su, Kate Rorick
Editora: Verus
Páginas: 364
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino

Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um Vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...

Não é nenhum segredo que Orgulho e Preconceito é um dos meus livros favoritos de todos os tempos, e como já sou uma fã de Lizzie Bennet no YouTube, que é uma recontagem moderna de Orgulho e Preconceito, fiquei feliz quando vi o lançamento do livro O Diário Secreto de Lizzie Bennet. E você pode ler o livro antes de assistir a web série, mas eu realmente acho que seria mais legal ler após. A razão é que o diário vai mais longe em pensamentos de Lizzie e há algumas coisas completamente novas também. Acho que funciona melhor como uma forma de aprofundar a série.

Bernie Su e Kate Rorick são os criadores da série e escritores deste livro, e quem patrocionou foi Hank Green, irmão de John Green, mesmo com um orçamento pequeno, a web série virou um sucesso.

A história é extremamente fiel aos pontos da trama e personagens centrais de uma forma completamente moderna. Ele mantém todas as grandes histórias e traços de personalidade dos personagens, mas faz isso de uma maneira que faz sentido em uma sociedade do século 21. Lizzie Bennet, uma jovem estudante de comunicação de 24 anos, tem a idéia de compartilhar sua vida com estranhos através das novas mídias sociais. Assim, ela cria um vlog para a sua tese de pós-graduação, e os vídeos mostram a sua vida pessoal, seu drama romântico, e seu relacionamento com sua família, amigos e conhecidos. Lizzie mostra sua mãe casamenteiras, a Sra.Bennet, as excentricidades de suas irmãs e com a chegada do Bing Lee e o amigo, William Darcy, as coisas não poderiam ficar mais interessantes. Para aqueles não familiarizados com a história, esta é uma tomada inteligente e divertida sobre uma história clássica. É fácil de seguir e incrivelmente envolvente.

O Diário Secreto de Lizzie Bennet é impressionante em sua singularidade. Depois de assistir os vídeos, li o livro em um só dia. O fato dele ser escrito como um diário faz tudo parecer tão real, que é facil se esquecer que é pura ficção. A primeira coisa que se destacou para mim é que o livro capta perfeitamente a voz de Lizzie. Basicamente, durante a leitura de O Diário Secreto de Lizzie Bennet, era como se a atriz Ashley Clements estava narrando-a para mim em minha cabeça. Tinha aquela mistura perfeita de sarcasmo, intelectualismo, humor e inteligência.

Me identifiquei totalmente com Lizzie, sempre irônica, observadora, analisando tudo ao seu redor, perspicaz, e amei sua família também, cada um com seus defeitos e qualidades, totalmente únicos. Fiquei com raiva novamente de Darcy no começo, mas depois me apaixonei por ele como sempre, e amei a carta dele.

Amei a relação entre Lizzie e seu pai, suas cenas juntos, as brincadeiras bem humoradas e o amor deles, é emocionante, e pude me relacionar a isso, pois eu também sou apegada ao meu pai. Sim, há cenas reais descritas onde Lizzie e suas irmãs estão interagindo com seus pais, que na web série não foi tão explorado.

O livro também revela algumas outras coisas que Lizzie não estava disposto a divulgar plenamente na câmera: a carta completa que Darcy escreveu e mensagens com Wickham. Você realmente tem a sensação de ver a história inteira em muito mais detalhe, o que aumenta a experiência quando você começa a ver os personagens de maneiras diferentes.

Outra coisa que apreciei bastante foram as citações técnicas do vlog, de como conquistar uma melhor qualidade para ter mais visualizações, como lidar com o fator de mostrar sua vida pessoal para todos, do seu receio das pessoas não gostarem dos vídeos, dos comentários de críticos e os de admiração e incentivo, enfim, a vida de vlogueira é puxada, requer dedicação e não é fácil para ninguém.

A mensagem que o livro passa é emocionante, nos fala de amor, amizade, perdão, a importância da família, da desilusão, da aprendizagem e amadurecimento, tudo o que todos passamos no ciclo da vida, mas de uma forma divertida e agradável. Não tem como não amar esse livro.


O que falar da capa? Simplesmente linda, e todo o trabalho gráfico, revisão e tradução, perfeitos.

Este livro é uma leitura obrigatória, e por favor, vá assistir a web série, você não vai se arrepender. O livro realmente me permitiu experimentar a história mais uma vez e mostrou-me mais outros ângulos, o que realmente adicionou à experiência. Uma leitura totalmente divertida, eu ri, chorei, suspirei, você irá sentir uma gama de emoções ao ler. Recomendo!

 A web série está no Youtube

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS