7.3.16

[Resenha #827] Por Isso a Gente Acabou - Lemony Snicket @cialetras


Por Isso a Gente Acabou
Lemony Snicket
ISBN-13: 9788535920239
ISBN-10: 8535920234
Ano: 2012
Páginas: 368
Editora: Cia das Letras
Skoob
Classificação: 2 estrelas
Compre: Amazon
   
Sinopse:
Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação.
Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New Yorker, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.



Para quem não sabe quem é Daniel Handler, é o autor da série de livros Desventuras em Série, utilizando o pseudônimo de Lemony Snicket. Então, para quem é fã dessa série, já entenda que esses livros se tratam de estilos diferentes. Não é à toa que o autor usa o pseudônimo, não é?


Min Green é uma garota bem diferente. Não fica brava por motivos bobos como as outras garotas ficariam, tem um gosto peculiar para suas atividades. Isso foi o que atraiu o interesse do garoto mais popular da escola, Ed Slaterton.


“– Você não gosta do jeito que eu falo?
– É que eu nunca ouvi antes. – você disse. – É tipo provar... tipo, por exemplo, uma comida apimentada ou uma coisa assim. Tipo, vamos provar a comida do Sei-lá-onde-lândia.
– Entendi.
– E aí você gosta. – você disse. – Geralmente. Quando você prova, aí você não quer... não quer mais as outras meninas.” Página 60


Por adorar cinema, Min sonha em ser diretora de cinema. Os clássicos são seus preferidos e por isso o livro está recheado de referências aos filmes clássicos. “Greta em Fuga”, “Jantar à meia-noite”, “Pegue o Revólver”, etc. Ela usa de muitas referências desses filmes para situações vividas em seu cotidiano. Opa! Interessados em ver os filmes? Nem adianta ir atrás deles. Eles foram todos inventados pelo autor. O autor deu uma entrevista falando sobre isso. Muito bacana a ideia de colocar filmes não existentes. Dá uma olhada na entrevista aqui.


O título do livro já te dá um spoiler sobre o que aconteceu, mas aí está a graça da história. Agora que tudo acabou, Min está de coração partido. Ela vai nos contando passo a passo, porque seu namoro acabou. Ela nos conta tudo através de suas lembranças desde o primeiro encontro, passando pelo fim fatídico e como estão as coisas no presente momento. Uma carta e uma caixa cheia de lembranças de seu relacionamento com Ed (que ela devolve a ele) vão contando tudo para o leitor.


O livro está recheado também de imagens. Cada item devolvido tem seu registro fotográfico feito pela ilustradora Maira Kalman. Ficou tudo lindo e interativo. Não dá para imaginar o livro sem todo esse aparato de imagens. Isso foi o que salvou o livro para mim.


Apesar de o livro ser todo lindo, tenho que dizer que a história é um pouco confusa e entediante. Talvez Min seja cult demais para mim. As referências e seu modo de escrever, já que é uma carta, só se tornou bastante confuso ao invés de ser algo a mais na leitura. A tudo que acontecia com Min, era relacionado a um filme, era para ter sido algo bacana, mas não aconteceu.


Não consegui me conectar com os personagens, não consegui sentir empatia pela Min, não consegui torcer pelo namoro do casal, não consegui... Consegui apenas prever por que Min e Ed terminaram antes da grande revelação. Esse livro foi decepcionante. Para quem quer ler, leia sim. Quem sabe você gosta? :D


12 comentários

  1. Agora desmotivei...kkkk. Com certeza riscado da minha lista de desejados. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cris, foi exatamente assim que eu me senti. A sinopse e a capa me chamaram a atenção, porém, achei muito monótono... os personagens são chatos, e mesmo que ela tenha ficado com o coração partido, não senti grandes sentimentos por trás... e sim, as ilustrações do livro, foi a unica coisa que o deixou fofo, mais nada... tanto que já o troquei no skoob, não o quis nem na minha estante, coitado, rs. Bjks :)

    ResponderExcluir
  4. Eu odiei esse livro, fui com tanta ânsia, e foi uma grande decepção. =(
    As ilustrações são lindas, mas também não senti simpatia pelos personagens.
    Bem legais as fotos do post. =)

    ResponderExcluir
  5. Nossa Crislane, deu até medo desse livro. E está em minha lista de desejados. Não vou riscar, algum dia vou arriscar, mas agora vou ficar arisca com o livro. E, por quase sempre meu gosto literário coincidir com o seu, é quase certo que terei a mesma impressão. Mas, fiquei curiosa pelas ilustrações.

    ResponderExcluir
  6. Poxa, eu legal haahha Desse cara eu só li a saga de Desventuras em Série, eu nem sabia que ele tinha outros livros, rs.

    http://www.magoevidro.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Uma pena que você tenha se decepcionado tanto, horrível quando as expectativas vão assim... por água abaixo.

    ResponderExcluir
  8. Cris obrigada pela resenha, até que enfim um para tirar da lista, diante de tantos para acrescentar. Suas resenhas são perfeitas.

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto esse livro faz um tempo, até pensei em ler mas perdi a vontade agora kkk, sua resenha ficou ótima e bem explicadinha.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu queria ler faz um tempinho mas me contaram algumas coisas e acabei desistindo rs então eu imagino a decepção e entendo rs
    A edição é linda!!

    ResponderExcluir
  11. Parece um livro para ler uma única vez. Confesso gosto de livros com grandes historias de amor.

    ResponderExcluir
  12. Hey, Cris. Esse livro está na lista faz um tempinho, não sei porque apesar das coisas negativas que leio sobre ele não diminui a vontade de lê-lo haha. Parabéns pela resenha, expressou bem sua opinião.

    Blog Cupcakeland

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS