28.10.16

[Resenha #1096] A Noiva Fantasma - Yangsze Choo @DarkSideBooks


A Noiva Fantasma
Yangsze Choo
ISBN-13: 9788566636277
ISBN-10: 8566636279
Ano: 2015
Páginas: 360
Idioma: português
Editora: DarkSide® Books
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Submarino

Sinopse:
Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.
Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.



Resenha:

Já estava de olho nesse livro há muito tempo, a capa é linda e a edição da Darkside dispensa comentários!!! Logo que li a sinopse achei a história bem interessante, adoro livros que imergem o leitor em outra cultura, a leitura não me decepcionou.



No livro acompanhamos a história de Li Lan, que mora na Malaia, no século XVIIII com seu pai, viciado em ópio e falido, e sua amah, uma senhora que cuidou da mãe de Li Lan até ela falecer e desde criança cuida dela, a família se encontra nessa situação porque desde o surto de varíola que acometeu a casa e levou embora a mãe de Li Lan, seu pai, que ficou com o rosto muito marcado por causa da doença não sai de casa. O pai da protagonista, devido aos acontecimentos, tem uma dívida com uma família rica da pequena cidade portuária onde eles vivem, a família Lim, que propõe, para sanar tal dívida o casamento de Li Lan com o filho deles, Lin Tian Ching, recém falecido.


“ Às vezes eu me questionava se aquela imersão no mundo dos mortos não era um início de insanidade”. Página 53







Li Lan se apavora com a ideia de se casar com um fantasma, e logo recusa a proposta, mas ela começa a ter seus sonhos assombrados por esse tal noivo, e nesse período ela se apaixona por outro rapaz. Li Lan então embarca de cabeça nos rituais funerários chineses e tenta descobrir porque o filho recém falecido da família Lim quer tanto se casar com ela e como se livrar dele.


“- Onde fica a planície dos mortos? – Repeti. De alguma maneira, o lugar parecia me atrair”. Pág 118







Ao longo do desenrolar da história, passamos a conhecer detalhes bastante interessantes da cultura chinesa, como também das superstições e rituais funerários, alguns ocorrem até os dias de hoje, como o próprio ritual da noiva fantasma. A autora também enriquece o livro nos mostrando como é a ideia de inferno e paraíso para os chineses.


“Disse a mim mesma que não importava. Eles não me notariam, escondida no fundo da sala e vestindo um uniforme discreto. Ainda assim, minhas mãos tremiam enquanto eu fazia o trabalho”. Pág 210





Gostei muito da leitura, os personagens são bem construídos, o livro teve uma leitura mais lenta no começo para mim, mas depois foram acontecendo tantas coisas que era difícil largar. Esperava que o livro fosse mais assustador, ele não é daqueles que te causam aquele medo, mas possui uma dose de suspense na medida certa! Leitura mais que recomendada.

ps.: No final do livro a Darkside disponibiliza umas folhas estampadas lindas para fazermos origami, e ainda vem as instruções! Não tive coragem de arrancar! Hahaha.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS