23.10.17

[Resenha #1310] O Verão em Que Tudo Mudou - Gabriela Freitas Vinícius Grossos Thais Wandrofski @FaroEditorial


O Verão em Que Tudo Mudou
Vinícius Grossos
Thais Wandrofski
ISBN-13: 9788562409929
ISBN-10: 8562409928
Ano: 2017
Páginas: 304
Idioma: português 
Editora: Faro Editorial
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: A vida às vezes guarda inúmeras surpresas. Sem avisar, ela muda de direção. Na hora você não entende, já que “tudo parecia estar bem”. Então percebe que havia sinais.... um sentimento, uma lembrança, um fato que parecia bobo, mas não era... É quando a gente entende que todo o caminho estava errado, que nada fazia muito sentido. Pelo menos, pra você. Fred sente-se absolutamente comum diante de um mundo com tanta gente especial. Lavínia, ao alcançar aquilo que parecia um sonho, algo pelo qual tanto lutou descobre que a nova conquista nunca foi realmente um desejo seu. E Sol, sem perceber, vive sempre à espreita, desconfiada, em constante alerta, tentando controlar tudo ao redor, na esperança de não se ferir novamente... Mas que controle podemos ter diante de tudo? Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador.Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas.



Resenha:
"...não há nada de interessante ou atraente na minha vida. E não é glorioso apenas existir.Isso não chama muito a atenção. E, bem, eu sou esse cara. Sou um mutante e meu poder é me camuflar e viver nas sombras."
O primeiro conto do livro é de Vinícius Grossos, Dezembro- Quando infinitos se encontram, nele vamos conhecer o jovem Frederico de 18 anos, que acabou o ensino médio, e não vai para a faculdade, por não saber o que quer da vida, e não tem nenhum sonho, seus pais, claramente consternados pela atitude do filho, dizem que ele teria que arrumar um emprego, já que eles não iriam sustentá-lo. Frederico ama livros, e por isso consegue um emprego numa livraria. 






Um dia, um cliente pede ajuda para escolher um livro para uma pessoa especial, Frederico pergunta para o rapaz qual o livro favorito dele, e olha só o que ele diz: 

"-Não sou muito de ler. Na verdade, nunca li um livro inteiro. Prefiro esperar sair o filme." Quando li essa frase, meu coração ficou apertado, eu realmente passo mal quando alguém diz algo assim. E logo em seguida, Frederico diz: "Meu coração de leitor se parte em caquinhos. Sempre quando alguém me diz algo assim..." Por fim, Frederico indica o seu livro favorito “O Pequeno Príncipe”. Mas aí, olha só o que se segue:"-Mas isso não é infantil?Respiro fundo antes de responder:-Também. Na verdade, ele é carregado de interpretações. Crianças entendem de um jeito, adultos, de outro (...).O cara olha para o livro por instantes. Seu desdém fica estampado de forma grosseira.-Que seja... -Ele me dá as costas e vai em direção ao caixa.Acompanho a cena com o olhar, imóvel. Mas a minha vontade é de pegar o maior boxe da coleção de Guerra dos Tronos e jogar na cabeça dele. George R.R. Martin entenderia!"
O que dizer desse trecho? Amei. Bom, continuando a história, é véspera de Natal e bem quando Frederico estava fechando a livraria aparece uma garota querendo devolver o livro O Pequeno Príncipe. Essa garota se chama Valentina, ela mora em outra cidade, e só foi lá para se encontrar com o cara que comprou O Pequeno Príncipe para ela, mas Valentina descobriu que o cara era casado, e ficou morrendo de ódio e quis se livrar do livro. Num primeiro momento, Valentina é extremamente mal educada com Frederico, mas depois acaba aceitando a ajuda dele, pois é Natal e ela está sozinha e não vai conseguir voltar para casa nesse dia, e acaba que os dois vão passar um Natal juntos mais incrível que eles pudessem imaginar. 
"Se for pra sonhar, precisamos sonhar com o melhor, com o que realmente queremos, por mais impossível que pareça."
O segundo conto é de Gabriela Freitas e se chama "Janeiro - Mantenha-se Viva!". Nele vamos conhecer a história de Lavínia, uma jovem que acabou de descobrir que passou na universidade de Arquitetura, mas que percebe que esse sonho de fazer esse curso, na realidade não era dela, e sim, dos seus pais. E que ela não quer mais nada disso. Lavínia, decide que precisa de um tempo para pensar em sua vida, no que ela realmente quer da vida, assim tira um mês de férias. Além de tentar descobrir o que quer fazer da vida, Lavínia tem que lidar com em trauma que a persegue a muito tempo, e agora é o momento perfeito para lidar com todos esses problemas e no meio disso tudo, encontrar um amor também seria um sonho. 
"A gente age como se tivesse tudo bem, mas a dor tá lá, ela alfineta, incomoda, queima, arde. Ela existe, mesmo quando a gente ignora. Acabei me tornando uma pessoa infeliz, abri mão da minha vida, porque não pude lidar com aquilo."

"Só quando se está submerso em seu próprio caos é possível enxergar os desejos de seu coração."
O terceiro e último conto é o da Thaís Wandrofski, e se chama "Fevereiro - Pôr do Sol" e nesse conto vamos conhecer as gêmeas Marisol e Maristela. A Marisol, ou Sol, é uma jovem metódica, totalmente encanada com seus cronogramas, e quando algo não sai como ela havia planejado, ela fica nem um pouco satisfeita. Sol também é muito egoísta, e só tem uma amiga, e esta um dia quando está desabafando com ela, Sol nem dá bola e a amiga diz para ela que a forma como ela trata os outros é extremamente egoísta e Sol entende que está na hora de mudar e de ser uma pessoa melhor. 





Um dia depois de receber uma mensagem de texto por engano, Sol acaba conversando com esse estranho e cria uma amizade. Depois de um tempo, todos vêem como Sol está mudada e ela irá ajudar outras pessoas. 
"O mundo não precisa de pessoas perfeitas. O mundo precisa de pessoas reais. E eu também."
Amei os três contos, todos fofos, mas, como se pode ver pela minha resenha, o meu conto favorito foi o primeiro, muito amor por esse!! 
Cada conto mostrou como podemos ir atrás de nossos sonhos, viver de forma intensa nossas vidas, aprender a cada dia, amadurecer e reconstruir a vida. Todos os todos foram escritos de forma simples e fluída, o que deixou uma leitura gostosa e rápida. 



A edição desse livro é a coisa mais linda do mundo, sério, que livro lindo. Não tem como não ter esse livro na estante, é obrigatório!!! Sério gente, a edição está pra lá de caprichada, há diversas ilustrações, uma mais linda que a outra, várias com frases lindas e inspiradoras, o livro é todo colorido. Indico esse livro para todos, para dar de presente para o amigo ou alguém da família, e para aqueles dias de tristeza, leia esse livro, e ele irá alegrar seu dia, sem dúvida. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS