7.11.17

[Resenha #1326] A Hora do Lobisomem - Stephen King @Suma_BR


A Hora do Lobisomem
Stephen King
ISBN-10: 855651040X
ISBN-13: 978-8556510402
Capa dura: 152 páginas
Ano: 2017
Editora: Suma de Letras
Idioma: Português
Classificação: 5 estrelas
Skoob
Compre: Amazon

Sinopse:
O primeiro grito veio de um trabalhador da ferrovia isolado pela neve, enquanto as presas do monstro dilaceravam sua garganta. No mês seguinte, um grito de êxtase e agonia vem de uma mulher atacada no próprio quarto. Agora, a cada vez que a lua cheia brilha sobre a cidade de Tarker’s Mill, surgem novas cenas de terror inimaginável. Quem será o próximo? Quando a lua cresce no céu, um terror paralisante toma os moradores da cidade. Uivos quase humanos ecoam no vento. E por todo lado as pegadas de um monstro cuja fome nunca é saciada. Um clássico de Stephen King, com as ilustrações originais de Bernie Wrightson.


Resenha:


“Uma criatura chegou a Tarker's Mills, tão sorrateira quanto à lua cheia presidindo o céu noturno. É o Lobisomem, e não há mais motivo para o surgimento dele do que haveria para a chegada de um câncer ou de um psicótico com intenções assassinas ou de um tornado devastador. A hora dele é agora, o lugar dele é aqui, nesta pequena cidade do Maine, onde jantares de caridade na igreja são um evento semanal, onde garotinhos e garotinhas ainda levam maçãs para as professoras, onde as Excursões na Natureza do Clube dos Cidadãos Idosos são religiosamente relatados no jornal semanal. Semana que vem, haverá notícias de natureza mais sombria.”
É impressionante que a cada livro que leio do King sempre acabo me surpreendendo por sua escrita ofuscante. A nova edição de A hora do Lobisomem, publicado originalmente em novembro de 1983, mantem as ilustrações originais de Bernie Wrightson. O livro é dividido em doze capítulos, decomposto em meses do ano e cada um se inicia com uma primorosa ilustração. 





A história fala de um lobisomem que vem aterrorizando Tarker’s Mills uma pequena cidade do Maine. Acredito que quando foi lançado há quase 34 anos atrás tenha causado muita comoção e terror. Porém considero que toda livro é atemporal e a escrita envolvente e extremamente fluída do King ainda causa estremecimento e impacto com suas descrições enérgicas.
"A criatura se move devagar, as narinas largas se dilatando ritmicamente. Farejando a presa, quase com certeza farejando a fraqueza dessa presa. Marty consegue sentir o cheiro, os pelos, o suor, a selvageria. A coisa rosna de novo. O lábio superior grosso, da cor de fígado, se repuxa e mostra as presas. A pelagem está pintada de um vermelho-prateado fosco."
Os personagens são bem arquitetados e embora cada capítulo seja um mês diferente, as histórias sejam curtas e fundamentalmente apresente um novo protagonista, todas as histórias estão conectadas e o autor não deixa pontas soltas. 

Fundamentalmente muitos leitores apreciarão a lenda de origem europeia que expõe o mito do homem que vira lobo nas noites de lua cheia. Essencialmente o corpo do indivíduo transforma-se, adquirindo uma forma animalesca com características lupinas, garras afiadas, corpo coberto de belos e uma sede feroz por sangue.




A grande surpresa da história se dá no improvável herói que acaba combatendo a fera, tendo em vista que o polícia nada fez, desacreditando no depoimento de umas de suas vítimas, jamais acreditando ser possível que um cidadão de bem pudesse ser tão atroz criatura. 
"Nos últimos três dias, teve sensações familiares: uma grande inquietação, uma impaciência quase alegre, uma sensação de tensão no corpo. Está chegando de novo; a mudança está se aproximando. Esta noite, a lua vai subir cheia, e os caçadores estarão na rua com seus cachorros. Bem, não importa. Ele é mais inteligente do que acreditam. Eles falam de um homem-lobo, mas só pensam no lobo, não no homem."
Super indico a leitura para todos aqueles apaixonados por uma narrativa frenética, que amam contos e adoram uma obra bem produzida e ricamente ilustrada.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS