26.11.17

[Resenha #1342] Ensaio Sobre A Cegueira - José Saramago @cialetras


Ensaio Sobre A Cegueira
José Saramago
ISBN-13: 9788571644953
ISBN-10: 8571644950
Ano: 1995
Páginas: 312
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Classificação: 3 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: A história das guerras costuma ser contada sob o ponto de vista masculino: soldados e generais, algozes e libertadores. Trata-se, porém, de um equívoco e de uma injustiça. Se em muitos conflitos as mulheres ficaram na retaguarda, em outros estiveram na linha de frente. 
É esse capítulo de bravura feminina que Svetlana Aleksiévitch reconstrói neste livro absolutamente apaixonante e forte. Quase um milhão de mulheres lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas a sua história nunca foi contada. Svetlana Alexiévitch deixa que as vozes dessas mulheres ressoem de forma angustiante e arrebatadora, em memórias que evocam frio, fome, violência sexual e a sombra onipresente da morte.
Resenha:

Imagine estar vivendo normalmente sua vida quando, de repente, você se torna cego sem nenhum motivo aparente. De uma hora pra outra, tudo que você vê é "um mar de leite", o mais puro branco. Esse é o começo da narrativa de Ensaio Sobre a Cegueira, quando um homem parado em um semáforo se torna cego repentinamente. A partir desse ponto, nós acompanhamos o desenvolver de uma verdadeira epidemia que se espalha rapidamente nessa sociedade ficcional.
Dado certo momento, nós acompanhamos como as autoridades lidam com essa epidemia até então desconhecida. Como eles lidam com os doentes e quais são as medidas tomadas para evitar a contaminação. Saramago faz uso dessa "cegueira" para evidenciar problemas e questões reais na nossa sociedade, criticando-os com muita sutileza em sua escrita. Esse livro se mostra muito mais profundo do que parece, e por isso exige uma leitura bem reflexiva do texto.




Ensaio Sobre a Cegueira é um livro clássico e de prestígio dentro do campo literário, que influenciou muitas outras narrativas com seu estilo único, isso com certeza não é questionável. Porém, devo ser sincera, e sendo assim, digo que não gostei do livro. Para mim, os problemas apareceram logo nas primeiras páginas, com o estilo de escrita da narrativa, onde os parágrafos eram enormes, a pontuação era escassa - o que tornava a leitura confusa.  Além disso, os diálogos não são marcados em momento nenhum, o que me causou grande desconforto. Sei que possivelmente, esse estilo foi escolhido por uma razão específica do autor, mas mesmo assim, ele não funcionou para mim.
Entretanto, tenha em mente que só porque o livro não funcionou para mim, não quer dizer que não vai funcionar para você. Cada leitor possuí uma interpretação diferente e por isso, toda leitura se mostra válida. 

Um comentário

  1. Sua resenha ficou ótima, já quero ler esse livro <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS