O Pistoleiro - Série Torre Negra - Volume 1
Autor: Stephen King
ISBN-10: 8581050212
ISBN-13: 978-8581050218
Páginas: 224
Ano: 2012
Editora: Suma de Letras
Idioma: Português
Classificação: 4 estrelas
Skoob
Compre: Amazon
Sinopse: Roland Deschain é o ultimo dos pistoleiros de seu mundo. Seu objetivo é a busca obstinada pela Torre Negra, dita como o eixo de todo o tempo e espaço. Acreditando que um mago, apelidado de “Homem de Preto”, possui indicações para seu destino, o pistoleiro o persegue deserto afora. Pelo caminho, Roland passa por inúmeros perigos e conhece Jake, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer na Nova York de 1977. O livro conclui com o Homem de Preto sendo alcançado e revelando fatos importantes sobre o destino de Roland e sua busca, tirando a sorte do pistoleiro através de cartas de tarô. São revelados: O Enforcado, O Marinheiro, O Prisioneiro, a Dama das Sombras e A Morte, A Torre, e a sétima carta, A Vida. É sobre a profecia dessas cartas que o próximo volume da saga se baseia, enquanto Roland progride em sua jornada.
Resenha:
O pistoleiro é o primeiro volume da série de sete volumes do escritor norte-americano Stephen King. Conta à história de Roland Deschain, o último pistoleiro de um mundo muito diferente do qual conhecemos, um local descrito como pós-apocalíptico, no qual o protagonista busca encontrar a Torre Negra, lugar misterioso responsável por controlar o espaço e o tempo, mas para chegar nesse local ele precisa alcançar o Homem de Preto, um personagem místico, profundo e com vários segredos.
“Ele estava a não mais de seis metros acima dos dois, logo à direita da queda d'água que quebrava e se derramava de uma enorme abertura denteada na rocha. Um vento invisível encrespava e franzia sua túnica com capuz. Segurava um cajado numa das mãos, A outra estava estendida para eles num gesto zombeteiro de boas-vindas. Parecia um profeta, e, debaixo da aspereza daquele céu, postando uma saliência de rocha, um profeta do juízo final, sua voz, a voz de Jeremias”.Durante a jornada de Roland para achar o Homem de Preto, O Pistoleiro vai para a cidade de Tull onde encontra personagens descritos bem ao estilo do autor. Logo após sair dali, encontra um garoto chamado Jack, alguém que pertence a um mundo e tempo diferente do protagonista.
Esse primeiro volume não traz explicações mais profundas sobre o enredo, sendo uma grande introdução do protagonista e da sua vida solitária e da incessante busca da Torre Negra.
Os flashbacks apresentados são lembranças da vida de Roland de como se tornou O Pistoleiro, não tornando a leitura em nenhum momento monótona ou desconexa, pelo contrário, são pertinentes para o leitor compreender as razões do protagonista na busca de seu objetivo.
“A fogueira estava baixa e as estrelas tinham começado a empalidecer. O vento rolava sem descanso, contando sua história para ninguém. O pistoleiro deu um safanão no meio do sono e voltou a ficar quieto. Sonhava um sonho árido. Na escuridão, o contorno das montanhas era invisível. Qualquer sensação de pesar, quaisquer sentimentos de culpa haviam extinguindo. O deserto os secara”.Na introdução do livro o próprio autor revela a sua vontade de criar um mundo místico, peculiar e fantástico com forte influência do universo criado por J.R.R Tolkien autor da série Senhor dos Anéis e que começou a escrever a obra com apenas 19 anos de idade. Já no prefácio Stephen relata as dificuldades que enfrentou para finalizar as sequências, e da ansiedade dos fãs pela continuação da aventura de Roland.
Neste ano de 2017 esta obra de King foi levada para as salas de cinema, no entanto, não teve o sucesso esperado, recebendo severas críticas. No entanto, parece que o livro será novamente adaptado, mas agora como série de TV, havendo boatos de inicio de sua produção no próximo ano.
Nenhum comentário
Postar um comentário