10.1.18

[Resenha #1469] O Túmulo de Lênin - David Remnick @cialetras


O Túmulo de Lênin
Os Últimos Dias do Império Soviético
David Remnick
ISBN-13: 9788535928419
ISBN-10: 8535928413
Ano: 2017
Páginas: 736
Idioma: português 
Editora: Companhia Das Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Publicado originalmente em 1993, este livro tornou-se um clássico do jornalismo contemporâneo. Atual diretor da revista New Yorker, conhecida pela qualidade inigualável de suas reportagens, David Remnick foi correspondente do Washington Post na Rússia entre 1985 e 1991. Durante aqueles anos, assistiu à desintegração do império soviético e a sua transformação numa democracia turbulenta. As centenas de reportagens que produziu à época são a matéria-prima deste relato vencedor do prêmio Pulitzer, o mais prestigioso do jornalismo mundial. Remnick esteve por toda parte. Visitou minas de carvão. Foi a estações de trem em busca de pedintes, ladrões e viajantes. Esteve nas fazendas da elite, foi à casa de dissidentes do governo e também registrou o relato de fervorosos antissemitas. Como num grande romance russo, todos têm o que dizer. Contradizendo uns aos outros, eles compõem um retrato exuberante de um povo ciente de que a história estava se movendo sob seus pés.


Resenha:

David Remnick foi a Moscou em janeiro de 1988, para cobrir a União Soviética para o Washington Post, e passou quatro anos tumultuosos lá. Este livro baseia-se em grande parte em seus relatórios originais e inúmeras entrevistas com os principais participantes, esteve também em fazendas da alta classe, foi à casa de dissidentes do governo, registrou o relato de antissemitas, e entrevistou as pessoas comuns. Somos servidos de uma generosa mistura de observação pessoal e interação com vários personagens e eventos, juntamente com relatórios detalhados e histórico. O autor não faz nenhum argumento sobre ser partidário, muito a favor da derrubada do regime, mas não parece prejudicar sua capacidade de contar a história de forma sincera e direta.



O livro abre-se apropriadamente nas escavações dos cadáveres do corpo policial polaco, abatidos no infame Massacre de Katyn. Com a colaboração, inconscientes, de muitos no Ocidente, os soviéticos negaram há muito tempo que perpetraram este assustador assassino em massa, ocorrido em 1940 e que, se admitido pela FDR, Churchill e companhia, teria e deveria ter tornado impossível que os soviéticos fossem aliados na Segunda Guerra Mundial. Os ossos que foram desenterrados em 19 de agosto de 1991 são uma metáfora da história que sai do túmulo que o regime bolchevique tentou, com pouco sucesso, ter setenta anos. Este retorno da história é o cerne da história de Remnick e o sub texto principal é que Mikhail Gorbachev, embora ele deve ser reconhecido por pisar a primeira camada de sujeira, não tinha ideia do que ele estava acontecendo. 





Nas páginas que se seguem, David Remnick deixa claro que Gorbachev não gostou muito, acreditava que, mantendo Lenin e a própria Revolução Russa sacrossanta, poderia usar um pouco de história para garantir um pouco de reforma e reter o comunismo e ficou tão atordoado quanto qualquer um quando dissidentes e verdadeiros reformistas aproveitaram a abertura para desacreditar completamente o bolchevismo desde o primeiro dia e demonstrar que o câncer no sistema começou com Lênin e não com Stalin.

David Remnick é ambíguo sobre o papel de Gorbachev no golpe de 1991, se não completamente duvidoso que ele fosse uma vítima e não um co-conspirador. Em contraste a Gorbachev, são os dissidentes em geral, mas Andrei Sakharov em particular, e políticos reformistas como Boris Yeltsin, que, quaisquer que fossem suas falhas pessoais, demonstraram tremenda coragem moral e física nos últimos dias do império soviético. David Remnick entregou uma ótima história e ele o dramatiza soberbamente. É uma leitura obrigatória para qualquer um que pretenda entender o século XX.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS