13.1.18

[Resenha #1497] Pelas cores da Índia - Laurence Quentin @cialetras


Pelas cores da Índia
Os Intocáveis, Os Jainistas, Os Marajás
Laurence Quentin
ISBN-13: 9788574065038
ISBN-10: 857406503X
Ano: 2011
Páginas: 144
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letrinhas
Skoob
Classificação: 4 estrelas

Sinopse: A Índia é um país tão vasto quanto populoso. Suas paisagens são inúmeras: há selvas quentes e úmidas, desertos áridos, montanhas cobertas de neve, imensas planícies e praias rodeadas de palmeiras. Tanta diversidade de cenários abriga também uma variedade de grupos sociais e religiosos. Neste livro, os leitores vão conhecer três grupos característicos da sociedade indiana: os intocáveis, a casta considerada inferior no hinduísmo; os jainistas, adeptos da não violência e da tolerância; e os marajás, classe dos dirigentes ancestrais. 
Sua história, costumes e dia a dia são apresentados por meio de textos informativos e ficcionais, além de mapas da região, ilustrações e fotos. Receitas de pratos típicos, modelos de adereços e fantasias para serem confeccionados pelas crianças complementam as informações de maneira lúdica e divertida.



Resenha:

"Na multicolorida e fascinante Índia, vivem pessoas com história e costumes bem diversos. Neste livro as crianças vão conhecer um pouco mais sobre três grupos sociais desse país e, ao mesmo tempo, aprender a importância do respeito às diferenças."

Pelas cores da Índia é um livro mais volta para o público infantil, no qual é apresentado um pouco da cultura indiana. E serão mostrados três grupos da sociedade indiana: os intocáveis, que é a casta considerada inferior na religião do hinduísmo; os jainistas, que são adeptos da não violência e da tolerância; e finalmente os marajás, classe dos dirigentes ancestrais. A também a seção nesse livro de "encontro, uma aventura, faça você mesmo e viajando". São mostras histórias, tradições, e o dia-a-dia desse povo incrível. 









Destaco um trecho do livro:
"A religião hindu divide seus milhões de fiéis segundo seu grau de pureza em grupos chamados castas. As pessoasmenos puras são colocadas tão baixo nessa hierarquia que não merecem nem mesmo fazer parte dela: são os intocáveis,aqueles nos quais ninguém deve tocar. Declarados impuros desde que nascem, esses homens, mulheres e crianças sãodesprezados, explorados e humilhados durante toda a vida. No interior, as famílias devem viver afastadas das aldeias.Para escapar desse destino cruel, os intocáveis mudam de religião ou fogem para o anonimato das grandes cidades.A maioria dos jovens, que já não acreditam na impureza que os mantém isolados há séculos, se revolta e recusa o nome“intocável” ou “pária”. Há cerca de cinquenta anos eles escolheram se denominar dalits, que significa “oprimidos”"
Na seção fala você mesmo tem muitas ideias interessantes como sugestões de atividades, pinturas , brinquedos entre outros, perfeito para as crianças. Tem também dicas para viajar para a Índia entre outras coisas. Super indico esse livro, que é ricamente ilustrado, para se dar de presente para uma criança. Recomendo!

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS