13.1.18
[Resenha #1501] Juvenília - Jane Austen e Charlotte Brontë @cialetras
Juvenília
Jane Austen
Charlotte Brontë
ISBN-13: 9788563560919
ISBN-10: 8563560913
Ano: 2014
Páginas: 490
Idioma: português
Editora: Penguin Companhia
Skoob
Classificação: 3 estrelas
Sinopse: À primeira vista, Jane Austen e Charlotte Brontë parecem radicalmente opostas. Austen representa a elegância e a proporção neoclássica, parodiando excessos literários e criticando as fraquezas humanas. Brontë, por sua vez, imprime em sua escrita toda a paixão e a extravagância do espírito romântico, não raro com forte influência da fantasia.
Numa época em que a literatura popular era considerada perigosa para a mente das jovens, a erudição precoce, a originalidade e a liberdade de espírito aproximam essas duas autoras. Ambas tinham como personagens centrais mulheres, sendo responsáveis pelos retratos mais marcantes de lealdade e dedicação feminina da literatura inglesa. E ambas constroem as suas heroínas como produtos do condicionamento feminino da época, cujas expectativas sociais eram muito restritas.
Austen e Brontë tiveram uma produção bastante fértil na juventude, reunida neste livro, a qual parece encontrar uma espécie de equilíbrio no conflito entre a moral individual e social, criando heroínas complexas que se destacam por sua coragem e independência.
Resenha:
Juvenília nada mais é do que a reunião de escritos de Jane Austen e Charlotte Brontë que foram produzidos quando elas ainda eram muito jovens. O livro foi organizado pela doutora em inglês, Frances Beer. Os textos são apresentadas de forma cronológica.
Os textos de Jane Austen foram composta entre os anos de 1787 e 1793, quando Jane tinha entre 12 e 18 anos. São textos curtos ou inacabados, escritos para entreter sua família. E as histórias são sobre situações comuns à sua época como bailes, chás, entre outros, e podemos ver já suas críticas à sociedade.
Os textos de Charlotte Brontë foram produzidos entre 1829 e 1839, e não estão todos aqui, somente uma parte. Seus textos são sobre um reino fictício chamado Angria que criou juntamente com seu irmão.
Realmente foi difícil resenhar esse livro, pelo fato de se tratar de contos, e textos inacabados, e quem são é fã de ambas as escritoras, dificilmente irá gostar desse livro. Para quem é fã, é um livro perfeito para poder matar a curiosidade de como ambas Jane Austen e Charlotte Brontë escreviam, e já se mostravam talentosas.
Pelos textos, podemos perceber características das escritoras, como Jane Austen é irônica, ela tem a tendencia a mostrar o lado dúbio das pessoas, e suas historias sempre tem uma moral, e uma critica a sociedade ou a natureza do ser humano. Já Charlotte vemos como sua escrita é agil e descritiva, e seus contos são interligados.
Juvenília é um livro perfeito para fãs de Jane Austen e Charlotte Brontë, um livro que deve ser lido aos poucos e apreciado. Ótimo para conhecer mais afundo essas escritoras que são de grande importância na literatura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário
Postar um comentário