Lobo Por Lobo
Ryan Graudin
ISBN-13: 9788555340192
ISBN-10: 8555340195
Ano: 2016
Páginas: 360
Idioma: português
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Sinopse: O Eixo ganhou a Segunda Guerra Mundial, e a Alemanha e o Japão estão no comando. Para comemorar a Grande Vitória, todo ano eles organizam o Tour do Eixo: uma corrida de motocicletas através das antigas Europa e Ásia. O vencedor, além de fama e dinheiro, ganha um encontro com o recluso Adolf Hitler durante o Baile da Vitória. Yael é uma adolescente que fugiu de um campo de concentração, e os cinco lobos tatuados em seu braço são um lembrete das pessoas queridas que perdeu. Agora ela faz parte da resistência e tem uma missão: ganhar a corrida e matar Hitler. Mas será que Yael terá o sangue frio necessário para permanecer fiel à missão?
Resenha:
"Às vezes não restava nada para o luto alimentar. Yael era uma tela em branco. Um cabide com uma pele bonita pendurada nele. Quem é você? (Por dentro?) A resposta para aquela pergunta era algo por que ela precisava lutar. Seu reflexo não era reflexo nenhum. Era um espelho estilhaçado. Algo cujas peças precisava juntar, várias e várias vezes. Memória por memória. Perda por perda. Lobo por lobo."Imagine um mundo onde Hitler e o Eixo conquistaram a segunda guerra mundial - um mundo em que a juventude aria domina por causa de terríveis experiências médicas e genéticas realizadas em seres humanos. É 1956 neste mundo, Yael é a evidência do sucesso de um experimento médico nazista - pois ela tem a capacidade de mudar sua forma e assumir qualquer face que se adapte às suas necessidades. Yael conseguiu escapar do campo de concentração que matou sua família, e naqueles longos anos desde que o Terceiro Reich assumiu o cenário mundial, ela encontrou uma casa. Na Resistência, Yael tem um novo propósito, e sua primeira missão: matar Hitler. E a melhor chance de sucesso é que Yael ganhe o Tour do Eixo uma corrida de motocicletas através das antigas Europa e Ásia para que lhe garanta uma dança com o Furher no Baile da Vitória.
"Era uma vez, em outra época, uma garota que vivia no reino da morte. Lobos uivavam em seu braço. Uma matilha inteira - feita de tinta e dor, memória e perda. Era a única coisa nela que sempre continuava igual."
"Estava disposta a atravessar o mundo para mudá-lo. Ou a morrer tentando."
Durante meses, Yael estuda Adele Wolfe - a primeira vencedora feminina da corrida anual de motocicletas. Yael aprende os hábitos de Adele, seus trejeitos faciais, suas entonações; ela estuda todas as sardas de Adele, seu estilo de corrida de moto e memoriza sua infância e seu passado. Nenhuma das pesquisas de Yael, no entanto, pode prepará-la para as coisas que não estavam no arquivo de Yael. Ela não está pronta para o relacionamento protetor com o irmão gêmeo de Adele, que entra na corrida para proteger sua irmã. Nem está preparada para lidar com o relacionamento volátil entre Yael e outro competidor, Luka Lowe, que parece ter um relacionamento bem pessoal com Adele. À medida que a corrida sai de Berlim e os motociclistas se aproximam cada vez mais da linha de chegada em Tóquio, Yael lida com esses relacionamentos e a ameaça de exposição - enquanto tenta ganhar a corrida e ficar à frente dos outros implacáveis pilotos que não irão parar por nada para vencer. Mas Yael tem um propósito e cinco lobos tatuados em seu braço para lembrá-la do que está em jogo.
"- Babuskha, Mama, Miriam...Aqueles consumidos pelas cinzas.-Aaron-Klaus, Vlad.Yael engoliu em seco. Cinco lobos. Quatro lembranças e um lembrete. Sua perda era maior do que aquilo... no entanto, quatro mais um era um número que conseguia lembrar. Um número com o qual conseguia lidar sem deixar que a vastidão a cortasse feito as garras de um caranguejo."
"...toda noite antes de dormir, ela arregaçava a manga, traçava os lobos e dizia o nome deles. Em algum lugar ali, naqueles fragmentos de almas e memórias perdidas, estava Yael. Não nas substâncias químicas, mas na essência. A verdadeira Yael. Já tinha perdido seu rosto. Não podia deixar que o resto dela (por mais sombrio, por mais falho que fosse) escapasse. Então traçava e dizia os nomes. Sofria e sentia raiva. Ela lembrava."
O destaque desse livro é a sua profundidade de caracterização da protagonista Yael, uma jovem judia que escapou de um campo de concentração, que não só perdeu sua família, mas estava sujeita a terríveis experimentações médicas que a afastaram física e psicologicamente - literalmente - de sua identidade. Yael não conhece mais seu próprio rosto, seu corpo original, pois ela é forçada a assumir o rosto dos outros. Os outros cinco lobos que ela tatuou em seu corpo são um risco - uma marca reveladora que revelará Yael a quem os descobrir -, mas eles são vitais para Yael, são a sua âncora. Esses lobos são a identidade de Yael e uma lembrança de quem ela é e do que representa em sua missão. Também é interessante a personagem de Yael enquanto ela finge ser Adele - suas escolhas e ações, já que Adele é moldada, necessariamente, pela interpretação de Yael sobre a personalidade de Adele. O resultado é uma terceira perspectiva: nem totalmente Yael nem totalmente Adele, mas um híbrido de ambos. Este livro joga magistralmente sobre essa tensão entre a identidade interna e externa percebida, e eu adorei como a autora construiu isso tudo. A autora também se destacou no desenvolvimento de relacionamentos complexos entre Yael e os personagens secundários, tanto no passado como no presente. O livro altera os períodos de tempo a cada poucos capítulos para nos dar um vislumbre dentro da vida inicial de Yael e as cinco pessoas cujas mortes a moldaram e da maneira como ela vê o mundo.
Felix Wolfe, irmão de Adele, só entrou na corrida para convencer sua irmã a desistir, sem saber que na verdade ela é a Yael. Ele é um personagem bem desenvolvido, o qual eu gostei muito, ele é gentil, atencioso e faz de tudo pela sua irmã, mesmo que isso vá contra tudo aquilo em que acredita, apenas para protegê-la, lindo mesmo.
Luka Löwe, é interesse romântico de Adele e também um de seus maiores adversários na corrida. Ele é bad boy, não se importa com nada, mas no fundo ele tem um coração de ouro. Gostei da relação dele com a Yael.
Lobo por Lobo é o primeiro livro de uma duologia que mistura uma corrida de motocicletas com uma caracterização complexa e um toque de habilidade sobrenatural, tudo em um cenário de vingança. É uma história original, cheio de ação, desafio, perigos, emoção pura, com uma escrita fluída, e que não se consegue parar de ler. Recomendo.
Nenhum comentário
Postar um comentário