15.1.18

[Resenha #1541] O Jardim Secreto - Frances Hodgson Burnett @cialetras


O Jardim Secreto
Frances Hodgson Burnett
ISBN-13: 9788563560605
ISBN-10: 8563560603
Ano: 2013
Páginas: 344
Idioma: português 
Editora: Penguin-Companhia
Skoob
Classificação: 4 estrelas

Sinopse: Clássico da literatura inglesa, O Jardim Secreto conta a história de duas crianças solitárias que decidem restaurar um jardim proibido, cujo mistério remete a um acidente ocorrido anos atrás.
A amizade improvável entre os dois personagens funciona como uma metáfora para a descoberta do mundo e para o autoconhecimento.
Escrito em 1911, o livro já inspirou diversas montagens no teatro e três filmes - entre eles, o longa americano homônimo de 1993, dirigido pela polonesa Agnieszka Holland, vencedor do prêmio Bafta.
Esta edição traz introdução e notas da romancista e crítica literária Alison Lurie e um posfácio de Marise Soares Hansen, mestre em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo. Em seu texto, ela traça paralelos do romance com autores importantes de literatura de língua portuguesa, como Eça de Queiroz e Clarice Lispector.


Resenha:

A história é um romance infantil, um clássico inglês que não começa como tal. Antes, inicia-se simples - e não simplista, que aí sim torna-se um defeito - inofensivo, com a pretensão de ser apenas um bom livro infanto-juvenil. E com essa simplicidade purificada de excessos de descrição, adjetivos e desnecessariedades, a história de Mary vai se tecendo. A menininha sai da Índia e se refugiando na mansão do tio na Inglaterra, descobre um modo de viver todo novo e é obrigada a adaptar-se a ele. O tio parece não se importar com sua presença, assim como a maioria da mansão, exceto a empregada Marta. 





Andando pela mansão e vasculhando o que ela guarda em seus terrenos, ela encontra o jardim secreto: o cenário e quase protagonista do livro. Um lugar que foi fechado para sempre quando o amor do tio de Mary, Sr. Craven, morreu num acidente bobo e fatal. Desde então, o coração do Craven adormeceu quase sem vida, assim como o jardim. Mary também descobre que esse tio tem um filho, tão secreto quanto o jardim, tão doente quanto o coração de seu pai.

Com ajuda de gente boa, simples, e até de animais camaradas, Mary vive suas aventuras. Uma aventura não apenas externa, movida por eventos de fora, mas acima disso, psicológica, de caminhos sutis, mas provocadores de mudanças interiores. O ponto forte do livro é sua simplicidade. É tudo simples: a história, os personagens, o cenário, mas é de uma simplicidade tocante, de grande pureza. A história mostra como a pureza de uma criança, ainda que esta não seja exemplar, pode transformar coisas que nem o tempo é capaz. 


O livro ganhou um filme em 1993 que virou clássico da Sessão da Tarde. Foi dirigido por Agnieszka Holland e estrelado por Kate Maberly ( como Mary Lennox), Heydon Prowse ( como Colin Craven), Andrew Knott (como Dickon), Maggie Smith (como Sra. Medlock), Laura Crossley (como Martha) e John Lynch (como Lord Archibald 

Por fim, é uma obra do século passado que assim como chegou com vigor ao nosso, atravessará muitos outros com sua simplicidade que cativa, inspira. O Jardim Secreto, obra de fim de vida de Frances Burnett, é um bom exemplo daquilo que Clarice Lispector disse em A Hora da Estrela: "Que ninguém se engane, só se chega a simplicidade por meio de muito trabalho".

Quotes:

"Se você olhar bem, verá que o mundo todo é um jardim."
"Seis meses antes, Mary não teria nem notado como o mundo estava despertando, mas agora ela não perdia nada.”
"Não tinha ideia de como sofrem as pessoas que vivem doentes e nervosas e não sabem que podem controlar seus próprios humores e não precisam fazer os outros sofrerem também."
"Ele está sempre falando sobre coisas vivas. Vive olhando para o céu para ver os pássaros voando, ou para a terra para ver as plantas crescendo. Ele tem olhos muito azuis e redondos, e eles estão sempre abertos para ver as coisas." 


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS