15.1.18

[Resenha #1559] Anna e o Planeta - Jostein Gaarder @EditoraSeguinte @cialetras


Anna e o Planeta
Jostein Gaarder
ISBN-13: 9788555340253
ISBN-10: 855534025X
Ano: 2017
Páginas: 168
Idioma: português 
Editora: Seguinte
Skoob
Classificação: 5 estrelas

Sinopse: Pouco antes de completar dezesseis anos, Anna começa a receber mensagens em seus sonhos. Preocupados, os pais resolvem levá-la a um psiquiatra, mas o médico não acha que existe algo errado com ela. Na verdade, o excêntrico dr. Benjamin acredita que parte do que ela vê nos sonhos é real, como o agravo do aquecimento global e a consequente extinção de vários animais. Ele está certo, pois Anna está observando o mundo através dos olhos de Nova, sua bisneta que vive em 2082 e está prestes a fazer dezesseis anos. O mundo está desolado e Nova se sente cada dia mais revoltada com as gerações anteriores. Quanto mais Anna enxerga o futuro em seus sonhos, mais ela percebe que deve agir no presente. Mas será que ela vai conseguir agir rápido o suficiente para evitar que suas visões se tornem reais?"


Resenha:

Ao falar de Anna e o planeta, posso dizer que sinto o peso da responsabilidade que temos. Digo isso porque o livro propõe uma temática difícil de se apresentar, entretanto, Gaarder faz sua mágica e nos faz entender algo tão complexo: o aquecimento global.  






O livro fala de Anna , uma jovem que irá completar dezesseis anos ,e ganha de presente de sua mãe um anel que está na família a anos , um anel que acredita ser mágico e um celular novo, ela tem uma imaginação muito fértil , por isso elevada a uma psicóloga que a encaminha para o dr. Benjamin. Ela conta a ele sobre seus sonhos e acredita que eles  a levem para o futuro, um futuro que é visto pelos olhos de sua bisneta NOVA , que culpa ANNA e sua geração pelo caos natural  em que vive . O aquecimento global já destruiu boa parte do planeta, as petrolíferas não abriram mão das extrações de petróleo e assim liberaram mais gás carbônico na Terra. Com os desmatamentos, não existem árvores suficientes para conter esse efeito, e com os biomas destruídos pelo homem, animais viram simples hologramas em zoológicos. Nova exige de Anna que devolva para aquela geração o que a geração de Anna tirou deles. E aí está o foco do livro. O que você faria? Será que é possível?

O livro, de uma forma singela, me fez pensar ... O que eu posso fazer para que o meu planeta não chegue nesse estado? Qual a minha contribuição para que meus bisnetos possam partilhar da mesma alegria que tive de ver um animal vivo, sem uso de hologramas? Ou será que esses futuros jovens só saberão os sons dos animais por meio de ruídos gravados e robôs animados? Estes questionamentos pairaram na minha cabeça, e o impulso de fazer algo também. Aconselharia a leitura deste livro nas escolas, recomendado pelos professores pois é de profunda importância para nossa sociedade.
Jostein Gaarder nos deu mais um presente... Cabe a nós aceita-lo ou não, eu aceitei, e você?




Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS