10.4.18

[Resenha #1603] Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? - Blade Runner- Philip K. Dick @editoraaleph


Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?
Blade Runner - 50 Anos
Philip K. Dick
ISBN-13: 9788576573845
ISBN-10: 8576573849
Ano: 2017
Páginas: 336
Idioma: português 
Editora: Aleph
Skoob
Classificação:  5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse:
Rick Deckard é um caçador de recompensas. Ao contrário da maioria da população que sobreviveu à guerra atômica, não emigrou para as colônias interplanetárias após a devastação da Terra, permanecendo numa San Francisco decadente e coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas. Na tentativa de trazer algum alento e sentido à sua existência, Deckard busca melhorar seu padrão de vida até que finalmente consiga substituir sua ovelha de estimação elétrica por um animal verdadeiro - um sonho de consumo que vai além de sua condição financeira. Um novo trabalho parece ser o ponto de virada para Rick: perseguir seis androides fugitivos e aposentá-los. Mas suas convicções podem mudar quando percebe que a linha que separa o real do fabricado não é mais tão nítida como ele acreditava. Em 'Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?' Philip K. Dick cria uma atmosfera sombria e perturbadora para contar uma história impressionante, e, claro, abordar questões filosóficas profundas sobre a natureza da vida, da religião, da tecnologia e da própria condição humana.



Resenha:

Philip K.Dick  é um renomado autor de ficção científica, em Androides sonham com Ovelhas Elétricas ele propõe ótimas reflexões ao leitor que mesmo décadas após o lançamento do título continuam presentes em nossa sociedade.

A história lançada nos anos 60 traz em seu enredo o contexto histórico no qual foi escrito, Guerra Fria, no mundo criado por K.Dick após a Guerra Mundial terminar o Mundo como o conhecemos já não existe, a maioria da população migrou para outros planetas. Restando na terra somente poucas pessoas, que são divididas em Normais e Especiais, a população vive em meio a uma poeira radioativa que afeta gravemente a população, dentre eles está a extinção de muitos animais das mais variadas espécies.







Essa história riquíssima em detalhes, desde a construção da sociedade até as cenas e diálogos, é narrada em terceira pessoa, acompanhamos então paralelamente os personagens Rick Deckard, que é um caçador de recompensas, infeliz em seu casamento e que deseja apenas se enquadrar nos padrões sociais e agradar seus vizinhos. E J. R. Isidore, um especial, que por conta de seu QI abaixo da média vive sozinho sem muito contato com outras pessoas a não ser em seu trabalho, que é dos mais simples possíveis.




É impossível tentar falar desse livro com poucas palavras, isso porque o enredo é rico, há duas histórias paralelas, dos dois personagens mencionados acima, e para completar Rick está caçando seis Androides fugitivos que são idênticos aos humanos, o personagem precisa aposentá-los, para então ter sua recompensa.
    “Empatia, evidentemente, existia apenas na comunidade humana, ao passo que inteligência em qualquer grau poderia ser encontrada em todo filo ou ordem biológica, incluindo os aracnídeos.”

E como se não bastasse, a critica à sociedade da história é forte, nesse mundo como a maioria dos animais foram extintos, todos devem ter pelo menos um animal do qual tomam conta, e os que não possuem dinheiro para comprar e ter um animal de verdade, compram um animal androide, falso, única e exclusivamente para impressionar os vizinhos. Ou seja, o autor traz questões como, o que nos torna humanos, os subterfúgios que as pessoas utilizam para escapar do dia a dia, dentre outras coisas.





Isso é só o start inicial da história que vai explodir sua mente, confesso que esse foi meu primeiro contato com ficção científica desse peso e com o autor, e devo admitir, não poderia ter começado melhor, já quero ler todos os outros livros do autor, inclusive Minority Report que originou o filme com Tom Cruise, também é de Philip K. Dick.

Se você gosta de um bom romance policial com pegada Sci-Fi, esse livro é muito recomendado para você. Sem contar que a edição, diagramação e revisão da editora Aleph estão impecáveis!



Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS