6.11.18

[Resenha #1652] O que o sol faz com as flores - Rupi Kaur @PlanetaLivrosBR


O que o sol faz com as flores
Rupi Kaur
ISBN-13: 9788542212334
ISBN-10: 8542212339
Ano: 2018
Páginas: 256
Idioma: português 
Editora: Planeta
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: Da mesma autora de outros jeitos de usar a boca, best-seller com mais de 100 mil exemplares vendidos no Brasil.
o que o sol faz com as flores é uma coletânea de poemas arrebatadores sobre crescimento e cura. ancestralidade e honrar as raízes. expatriação e o amadurecimento até encontrar um lar dentro de você.
organizado em cinco capítulos e ilustrado por Rupi Kaur, o livro percorre uma extraordinária jornada dividida em murchar, cair, enraizar, crescer, florescer. uma celebração do amor em todas as suas formas.



Resenha:

Em linhas gerais eu não gosto de poesia, porque sempre que eu leio uma ou acho ruim ou simplesmente não entendo o propósito. Quando o livro da poetisa Rupi Kaur foi lançado fez muito barulho, mas mesmo assim não ao ponto de eu comprar o livro. Mas quando surgiu a oportunidade de ler o seu segundo livro O que o Sol faz com as Flores, publicado pela editora Planeta, eu resolvi que era a hora de tentar ler um livro inteiro de poesias.

Kaur realizou uma coletânea de suas poesias que são divididas em cinco partes: murchar, cair, enraizar, crescer e florescer. Mas antes de ler as poesias é preciso saber quem é a autora. Nascida na Índia, ela se tornou imigrante no Canadá ainda criança e com isso passou por fases severas de adaptação. Além de também ter como pano de fundo a cultura de seu país que, por exemplo, não trata bem suas mulheres. Tendo essas informações em mente são estes e outros temas que surgem em seus escritos.

Na primeira parte o foco é em Murchar, as poesias se focam muito no término de um relacionamento, sobre um alguém que depositou todas suas fichas em uma relação, mas que acabou sem a certeza que tanto tinha nesse amor.
"por que seráque só quando uma história acabaa gente começa a sentir cada página" (pg.54)
Na parte Cair a auto-estima é focada, já que depois da perda de um amor quase sempre o primeiro movimento é acreditar que o problema é de quem foi abandonado, e não de quem se foi. Muitas vezes não existe um culpado, mas é fato que o fim de uma relação abala a auto estima.
"se sou o relacionamento mais longoda minha vidaserá que não é hora deencontrar intimidadee amorcom a pessoacom quem durmo toda noite" (- aceitação , pg. 108)
Trabalhando questões marcantes como os refugiados, questões culturais da Índia como a morte de bebês por serem mulheres, além da relação de seu pai e sua mãe, Kaur criar o espaço de Enraizar. Tendo mais frases rimadas do que poesias em si, para conseguir contar suas experiências próprias e de sua família.

Na categoria Crescer o amor começa a nascer novamente. Aos poucos a crença em si mesmo, e na capacidade de que alguém posso amar esse ser traumatizado que só aprendeu a estar em uma relação abusiva se fortalece. E por fim em Florescer as sementes dão frutos.
"foi quando desisti de procurar uma casa dentro das pessoase ergui a fundação de uma casa dentro de mim mesmaque descobri que as raízes mais profundassão aquelas entre o corpo e a menteque decidem viver como um" (pg. 215)
O livro ainda conta com diversas ilustrações feitas pela própria autor, com traços simples e soltos, ela consegue transmitir com objetividade e com poucas linhas a ideia de seus escritos, as vezes coisas belas, outras vezes coisas mais densas.

O fato é que terminei a leitura com uma visão positiva da poesia. Eu não gostei de tudo que li, mas gostei bem mais do que eu achava que iria gostar. Continuei tendo páginas em que não compreendi o propósito do que queria ser transmitido, mas não foram tantas as que eu achei ruins de fato.

A leitura foi muito rápida, as páginas foram sem me dar conta, e posso dizer que uma releitura no futuro é muito provável, pois a medida que o leitor muda também muda sua percepção do que lê, e como uma poesia fala direto aos sentimentos acredito que é o tipo de livro para se visitar sempre.

O que o Sol faz com as Flores me fez querer tentar mais leituras poéticas, e inclusive ler o outro livro da autora Outros Jeitos de Usar a Boca. É uma leitura visceral que transmite o que existe de mais verdadeiro no íntimo da autora, e com isso consegue tocar em pontos de nosso interior.
"como me livro dessa invejaquando vejo você se superandoirmã eu quero ter amor-próprio para saberque suas conquistas não são meus fracassos " (- não somos rivais, pg.226)



Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS