24.11.21

[Resenha #1794] Como lidar com mentes a mil por hora - Clay Brites @EditoraGente

 

Como lidar com mentes a mil por hora

Clay Brites

ISBN-13: 9786555441499

Ano: 2021 / Páginas: 192

Editora: Gente

Classificação: 5 estrelas

Skoob

Compre: Amazon / Editora Gente

Sinopse: “A pessoa é sempre mais importante do que o transtorno e devemos entender que o TDAH não é a vida, mas que a vida pode enveredar por graves problemas se o TDAH não for controlado”. AINDA NÃO É POSSÍVEL RESOLVER TODOS OS SOFRIMENTOS DO MUNDO, MAS MUITOS DELES JÁ CONSEGUIMOS ATENUAR. ENTENDA QUAIS SÃO AS MELHORES ESTRATÉGIAS PARA CONTRIBUIR DE MANEIRA POSITIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM O TDAH.  O comportamento das pessoas pode dizer muito sobre elas. Se o seu filho tem dificuldade de manter a atenção em tarefas simples ou em atividades de lazer; vive com uma agitação incontrolável; parece não ouvir quando se fala diretamente com ele, mas ao mesmo tempo, fala em excesso; e está sempre a "mil por hora", é possível que ele tenha Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, o TDAH. Ao traduzir a linguagem da neurociência para termos práticos e compreensíveis a todos, e com sua experiência de vinte anos de consultório, o dr. Clay Brites ajudará você a resolver esse desafio e a superar de maneira assertiva as dificuldades trazidas por essa condição.


Resenha:

"Como lidar com mentes a mil por hora" foi escrito por Dr. Clay Brites, um neurologista infantil, e que ele próprio tem o transtorno. 

Apesar do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) atingir entre 5% e 6% da população mundial infantil e entre 2% e 3% da adulta, no Brasil, o tema é pouco esclarecido. Segundo o autor, o TDAH é uma alteração de neurodesenvolvimento caracterizada por uma excessiva dificuldade em iniciar, manter e direcionar a atenção durante as atividades do cotidiano. O autor comenta que há muitas pessoas que tem o transtorno, mas que passam a vida sem saber o que acontece com elas, porque há uma série de mitos em volta, além de um alto índice de desconhecimento do diagnóstico entre educadores e até mesmo entre profissionais da saúde.

Quando falamos em todo e qualquer problema de neurodesenvolvimento, sabe-se que ele se inicia nos primeiros anos de vida do indivíduo e leva a atrasos ou desvios nas mais diversas áreas do desenvolvimento, como por exemplo nas habilidades motoras, na autorregulação cognitiva e emocional, na linguagem, na capacidade adaptativa e na interação social.

Não é raro encontrarmos pessoas muito inteligentes e de grande potencial que sofrem ao sentir que não conseguem cumprir ações rotineiras. Isso acontece porque o TDAH tem a ver com o funcionamento da mente de uma forma geral, não com um problema estrutural do cérebro como órgão do corpo. A falta desse entendimento resulta em prejuízos na vida dessas pessoas, predominantemente jovens, e de quem vive com elas, revelando-se em problemas na aprendizagem escolar e nos relacionamentos sociais. É espantoso ainda ver nas redes sociais, ou em conversas de consultório com pais e cuidadores, os mitos inacreditáveis, o desconhecimento, as opiniões amadoras e o negacionismo gritante sobre o TDAH. Mas, além dos pais, também vemos profissionais de educação e de saúde com informações desencontradas e preconceitos injustificáveis, atitudes que nutrem ainda mais os medos e as hesitações de como investigar e tratar o transtorno.

A ciência tem revelado que atividades física aeróbicas regulares e boas práticas alimentares e descanso trazem benefícios importantes de autorregulação, tanto mentais quanto físicas. Esses procedimentos são importantes para pessoas com TDAH pois contribuem para o desenvolvimento de uma mente mais tranquila, relaxada. 

Este livro é muito mais do que um manual sobre TDAH, este livro foi escrito por quem viveu e vive com o TDAH todos os dias, e sabe na prática como diminuir seus efeitos. O autor deseja, assim, que cada pessoa com TDAH consiga alcançar seus objetivos e vença seus maiores medos e obstáculos, da mesma forma como o próprio autor conseguiu. 


Sobre o autor

Dr. Clay Brites, MD, PhD, é Pediatra e Neurologista Infantil (Pediatrician and Child Neurologist); Doutor em Ciências Médicas/UNICAMP (PhD on Medical Science); Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI-PR) e Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP (Titular Member of Pediatric Brazilian Society); e cofundador do Instituto Neurosaber.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS