4.3.22

[Resenha #1818] Bhagavad-Gita: Textos, filosofia, estrutura e significado - Ithamar Theodor @Editora_Vozes

Bhagavad-Gita: Textos, filosofia, estrutura e significado 

Ithamar Theodor

Editora: ‎Editora Vozes

Idioma: ‎Português

232 páginas

ISBN-13: 978-6557131961

Classificação: 5 estrelas

Compre: Livraria Vozes / Amazon

Sinopse: O autor, Ithamar Theodor, aborda a antiquíssima Bhagavad-gita com uma mentalidade moderna e descobre muitas coisas no texto que merecem nossa atenção. A localização do seu estudo dentro da teologia comparativa e a identificação das várias camadas de significado no texto ajudarão aqueles que não estão familiarizados com a Gita a encontrar um caminho na leitura desse complexo clássico. Através da harmonia entre o teórico-filosófico com o ético-prático, o autor mostra a relevância universal dos ensinamentos da Gita.


Resenha:

Para quem se pergunta o que é a Bhagavad-gita? A Bhagavad-gita é o mais importante texto védico, a raiz do yoga e a essência de toda espiritualidade. É um guia prático de como viver melhor e se iluminar. Nos 701 versos da Bhagavad-gita, encontramos respostas as nossas maiores dúvidas e um guia prático para vencer a ansiedade, medo e depressão. Aprendemos sobre o foco da mente, propósito, meditação, o impacto do estilo de vida na nossa consciência e bem-estar, a importância do cultivo de sabedoria e conhecimento.






O Bhagavad Gita é uma criação literária única, mas decifrar seu significado e filosofia não é fácil ou simples. Nesse livro, vamos ver este estudo cuidadoso do Bhagavad Gita que aborda o texto antigo com uma abordagem moderna e oferece uma estrutura unificadora que é de relevância universal. Combinando o filosófico teórico com o ético e prático, Ithamar Theodor localiza seu estudo dentro da teologia comparada e identifica as várias camadas de significado. O texto completo do Bhagavad Gita é apresentado em nova tradução, dividido em seções e acompanhado de comentários aprofundados. Este livro torna o Bhagavad Gita acessível a uma ampla variedade de leitores, ajudando a dar sentido a este grande clássico espiritual que é um dos textos mais importantes do hinduísmo religioso.

O Bhagavad gita e seu diálogo central entre o guerreiro Arjuna e seu amigo, cocheiro, professor e senhor Kṛṣṇa às vésperas da grande batalha no épico Mahābhārata é excepcional. A maioria das discussões da teologia e filosofia deste texto de grande sucesso gira em torno da estrutura dos três caminhos ou disciplinas (yogas) tradicionalmente vistos no centro do texto, ou seja, os caminhos da ação (karma), conhecimento (jñāna) e devoção. (bhakti). Vários intérpretes do Bhagavad gita enfatizaram a centralidade de um desses três caminhos, ou então defenderam a combinação única deles em um caminho. Nos tempos modernos, à medida que a inclusão cresceu como valor religioso, muitos se voltaram para as múltiplas iogas apresentadas no livro para reivindicar a universalidade do hinduísmo. Nessa interpretação, muitos caminhos levam ao objetivo final e pode-se escolher um caminho com base na disposição, mas é difícil encontrar esse significado articulado no próprio Bhagavad Gita.


Nesse livro o autor procura fornecer uma lente para a leitura do Bhagavad Gita que esclareça sua ordem interna e destaca seu valor como um tratado teológico. A natureza do livro de Theodor, começa com uma introdução curta, mas substancial, que é seguida por uma tradução completa do Bhagavad Gita com os comentários contínuos de Theodor. O livro também inclui um pequeno glossário de termos-chave e uma bibliografia. O autor afirma claramente em seu prefácio que seu objetivo é explorar o Bhagavad Gita como uma obra de filosofia e teologia, não como um texto literário ou histórico. 

De certa forma, Theodor oferece dois livros ao mesmo tempo: um argumento teológico sobre a estrutura, estratégias e significado do Bhagavad Gita e um guia pedagógico do texto para o público em geral. Explicação muito compacta, mas profunda. Referências para explicação são adicionadas sempre que necessário. Vários versículos são agrupados para formar seções em cada capítulo e uma breve explicação é dada. Isso facilita a compreensão do significado e da estrutura subjacente deste grande tratado. Um livro mais do que recomendado.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS