14.3.22

[Resenha #1821] O Caibalion @ajnaeditora

O Caibalion

ISBN-13: 9786589732013

Ano: 2021 / Páginas: 224

Editora: AJNA Editora

Skoob

Classificação: 5 estrelas

Compre: Amazon

Sinopse: Nova edição da obra ocultista mais popular do século XX – O Caibalion, em capa dura, com tradução de Jefferson Rosado e projeto gráfico de Tereza Bettinardi. Publicado em 1908 sob a autoria de "os Três Iniciados" pela Yogi Publication Society, este clássico da literatura ocultista contém a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegisto, considerado um dos pais do ocultismo, da astrologia e da alquimia, aquele que transmitiu à humanidade o conhecimento divino ensinado nas escolas herméticas do Egito e da Grécia Antiga. Esta versão moderna de O Caibalion trata-se apenas da recompilação de um antigo livro iniciático de mesmo nome, o qual teria sido transmitido oralmente, de mestre a discípulo, ao longo de várias gerações. Esta interpretação atual da doutrina hermética se tornou um dos pilares do Novo Pensamento, movimento espiritual que se baseia em princípios como, por exemplo, a Lei da Atração. O Caibalion mostra como aplicar os sete princípios herméticos na vida cotidiana para o autodesenvolvimento.


Resenha:

O Caibalion é uma grande obra iniciática sobre os princípios da Filosofia Hermética, da qual existem sete princípios sistematizados e que afirmam conter a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegisto, tal como eram ensinados nas escolas herméticas do Antigo Egito e da Grécia. Se alguém não está familiarizado com a Filosofia Hermética, recomendo ler esse livro. 





Para quem não sabe, Hermes Trismegisto, foi um grande mestre no Antigo Egito, sendo considerado o pai da Ciência Oculta, fundador da Astrologia e Alquimia. Foi considerado mestre da sabedoria, e recebeu o título de Hermes "Trismegisto", que significa o três vezes grande. E ainda hoje, o termo hermético é empregado para definir algo que é secreto, e perfeitamente fechado. Mesmo nos tempos atuais, poucas pessoas terão interesse na leitura de o Caibalion, ou terão a capacidade de compreender o poder de seus ensinamentos. Isso mostra, que o segredo continua hermeticamente "fechado", sendo revelado apenas para aqueles poucos que realmente buscam conhecimento e evolução espiritual. 

Do ponto de vista prático o livro está muito bem organizado, no entanto o conteúdo é extraordinariamente complexo porque a cada página nos faz parar para pensar sobre o que está ali descrito. Ao ler esse livro entendemos que, quem tem contato com estes princípios não seja apenas um leitor passivo mas um guardião do conhecimento, um discípulo e um professor. O saber guardar e transmitir a mensagem para quem esteja aberto a recebê-lo e acima de tudo a entendê-lo.

O livro é organizado em 15 capítulos, primeiro com uma introdução para discutir a história da filosofia hermética e os ensinamentos de Hermes Trismegisto, que dá nome à filosofia hermética. Em seguida, explica um pouco da filosofia em si, conceitos de pré-requisito discutidos dentro dos princípios herméticos e avança para as próprias leis herméticas. O conteúdo é o seguinte:

I - O Princípio do Mentalismo: "O TODO é MENTE; o Universo é Mental."

II - O Princípio da Correspondência: "O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que

está em cima."

III - O Princípio da Vibração: "Nada está em repouso; tudo se move; tudo vibra." 

IV - O Princípio da Polaridade: "Tudo é Duplo; tudo tem dois polos; tudo tem seu par de opostos; semelhantes e diferentes são iguais; os opostos são idênticos em sua natureza, mas diferentes em grau; os extremos se encontram; todas as verdades não passam de meias verdades; todos os paradoxos podem se

reconciliar."

V - O Princípio do Ritmo: "Tudo flui, para fora e para dentro; tudo tem as suas marés; todas as coisas sobem e descem; a oscilação do pêndulo se manifesta em tudo; a medida da oscilação para a direita é a mesma medida da oscilação para a esquerda; o ritmo compensa tudo." 

VI - O Princípio da Causa e Efeito: "Toda a Causa tem seu Efeito, todo Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com

a Lei; o Acaso é apenas um nome para uma Lei não reconhecida; existem muitos

planos de causalidade, mas nada escapa à Lei."

VII - O Princípio do Gênero: "Em tudo existe o Gênero tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos."

Entenda que o caminho espiritual , mais do que incrível, é um caminho individual extremamente pessoal que devemos percorrer sozinhos , sem influências de nada nem de ninguém. Com isso, podemos concluir que cada um desses princípios são compreensíveis por si mesmos e nos dão uma grande mensagem de que é nosso dever, se quisermos entender e ficar tranquilos, decifrá-los em profundidade.


Cada um desses sete princípios por si só tem um poder infinito de compreensão sobre todas as coisas, mas ao entendê-los e aplicá-los juntos, as possibilidades de ser feliz, viver uma vida plena e amorosa se tornam inevitáveis.

O Caibalion é um livro iniciático, que se fará claro apenas para aqueles que estão preparados para a sua leitura. Se você está em processo de despertar, este livro lhe trará importantes reflexões, mas como eu já disse, por se tratar de um livro iniciático, O Caibalion não é uma leitura que lhe trará muitas respostas conclusivas. Somente com muito estudo, mostrará o caminho. Esta é a segunda vez que leio esse livro, e posso dizer que a cada leitura aprendo cada vez mais. Recomendo à todos os interessados. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS