15.6.22

[Resenha #1856] Um café com Sêneca - Um guia estoico para a arte de viver - David Fideler @sextante

Um café com Sêneca: Um guia estoico para a arte de viver 

por David Fideler 

Editora: ‎ Editora Sextante

Capa comum: ‎ 240 páginas

ISBN-13: ‎ 978-6555643619

Classificação: 5 estrelas

Compre: Amazon

Sinopse: O estoicismo, a escola filosófica mais influente do Império Romano, oferece formas surpreendentemente atuais de fortalecer nosso caráter em um mundo cada vez mais caótico e imprevisível. Reconhecido como o filósofo mais talentoso e humano da tradição estoica, Sêneca nos ensina a levar uma vida boa e com propósito.Em suas obras, ele oferece um caminho para lidar com as adversidades, superar a tristeza, a ansiedade e a raiva, transformar contratempos em oportunidades e reconhecer a verdadeira natureza da amizade.Neste livro, David Fideler aborda esses temas apresentando uma ampla visão do pensamento de Sêneca, explicando claramente suas ideias, mas sem simplificá-las.

Perfeita para ser apreciada como parte de um ritual diário, como uma xícara de café revigorante, a sabedoria de Sêneca nos oferece sábios conselhos sobre a condição humana – que, como se vê, não mudou muito nos últimos 2 mil anos.


Resenha:

O antigo filósofo estóico romano, Sêneca, é reconhecido como o escritor mais talentoso e humano da tradição estóica. Ele moldou a compreensão do pensamento estóico que as gerações posteriores teriam e seus escritos são incrivelmente diversos em alcance e tão relevantes hoje quanto eram há quase dois mil anos. Um autor que fala muito diretamente com as preocupações modernas de moldar a nós mesmos e nossas vidas, Sêneca aconselha como viver uma boa vida, sejam quais forem as circunstâncias. Algumas delas envolvem: viver de acordo com a natureza; aceitando a virtude como o único bem verdadeiro; lidar com a adversidade; lidar com a dor, a ansiedade e a raiva; vivendo no momento presente; transformando contratempos em oportunidades de crescimento e reconhecendo a verdadeira natureza da amizade.

Essencialmente, Sêneca ensinou que muito do que nos acontece na vida está além do nosso controle e que nossa felicidade (ou falta dela) deriva menos das circunstâncias do que da perspectiva em que vemos o mundo. Qualquer um pode alcançar a sabedoria seguindo alguns princípios básicos. O estoicismo não é enterrar seus sentimentos, mas sim não permitir que eles sobrecarreguem o julgamento de alguém.

Esses princípios não são totalmente únicos: há muita sobreposição com o budismo, e qualquer pessoa que tenha feito um programa de doze passos verá muito da filosofia estóica na literatura de recuperação. Mas o dom de Fideler é apresentar esses princípios em capítulos curtos e fluídos, delicadamente misturados com exemplos de sua própria vida.

Grande parte do livro de Fedeler é exatamente o que ele sugere: planos para viver uma vida boa. Gostei de como ele foi capaz de pegar as palavras de Sêneca e outros filósofos estóicos e torná-las relevantes para a cultura de hoje. Fiquei impressionado com a forma como ele reformulou as ideias de Sêneca na linguagem dos psicólogos cognitivo-comportamentais. Ele incluiu estratégias práticas para reduzir a ansiedade, permanecer autêntico e controlar a raiva e outras emoções. Um dos capítulos mais interessantes para mim foi o intitulado "Por que você nunca deve reclamar". Os estóicos acreditavam que deveríamos seguir a natureza e, do jeito que eu entendia, é deixar a vida se desenrolar como quiser. Reclamar e reclamar de coisas que não acontecem do jeito que você quer é inútil. Em vez disso, seja grato pelos dons que você tem e esteja aberto às possibilidades. Eles pensavam que se pudéssemos ver e entender como o universo funciona como um todo, então poderíamos ver o desdobramento de nossas vidas como perfeito. Bom conselho, se você pode fazê-lo. Fideler sugere que é uma questão de hábito. Observe suas palavras, observe suas mensagens para si mesmo. Você pode mudar o hábito de reclamar. Você será mais feliz e as pessoas com quem você se relaciona também.

O “Um Café com Sêneca” de David Fideler é uma excelente introdução ao estoicismo, prática estoica e Sêneca. Com sua escrita fina e profundo entendimento, Fideler torna Sêneca acessível aos leitores contemporâneos. Estou muito feliz por ter lido esse livro e é uma obra de excelência. Esse livro merece um espaço na estante de todo pensador.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS