27.4.12

[Resenha Internacional] Incarceron de Catherine Fisher

Sinopse:
Incarceron é uma prisão tão vasta que não tem apenas celas, mas também florestas de metal, cidades em ruínas e vastos desertos. Finn, um prisioneiro de 17 anos, não tem nenhuma memória de sua infância e tem certeza de que ele veio de Fora de Incarceron. No entanto, apenas alguns poucos prisioneiros acreditam que exista algo lá Fora, o que faz com que uma fuga pareça impossível.

E então Finn encontra uma chave, um cristal que o permite se comunicar com uma garota chamada Claudia. Ela diz viver lá Fora—ela é a filha do Diretor de Incarceron, e condenada a um casamento arranjado. Finn está determinado a escapar da prisão, e Claudia acredita que ela pode ajudá-lo. Mas os dois não percebem que há mais em Incarceron do que os olhos vêem. Uma fuga custará toda sua coragem e mais do que eles imaginam.

Resenha:
A história é contada através de 2 pontos de vista que são intercalados no livro: o de Finn, um prisioneiro sem memória, que somente se lembra dos últimos três anos em Incarceron, e todos acreditam ter nascido na prisão, porém ele tem flashes de memória que ele acredita ser de quando ele morava do lado de fora, ele lembra "de bolos", uma festa de aniversário e de uma linda garota, ele tem esperanças que esses pedaços de memória o ajude a descobrir quem ele era antes de acordar em Incarceron.
E temos outra personagem na qual a história é contada: Claudia,a filha do Diretor da prisão, que deve-se casar com o filho da Rainha, Caspar, um rapaz que ela não conhece e quando conhece não gosta dele. E o seu pai o escolheu, e ele a criou para isso, e acredita que ela está pronta para a tarefa. Mas ela não quer se casar.

Incarceron é uma prisão criada após uma grande revolução no mundo, foi construída há 160 anos. A idéia da prisão é de que seria um mundo perfeito, mas não é bem assim.
Apenas o diretor da prisão pode olhar o que acontece lá dentro. Mas com o passar dos anos, a prisão tomou conta e começou a governar tudo e todos os prisioneiros como um ser independente. A prisão é controlada por si mesma, como um organismo vivo, se tornando por si só é um personagem, ela tem olhos para todos os lugares, fica irritada e fala com os prisioneiros.

Uma vez que Incarceron foi fechada, ninguém nunca mais fugiu dela, não tem como escapar.Mas existe uma lenda de que Sapphique, um único prisioneiro nascido na prisão, que escapou. Ninguém acredita nas lendas, são como lendas urbanas para todos, exceto para Finn e seus amigos, eles acreditam nas lendas de Sapphique. Até que um dia, Finn consegue uma chave que vai ajudar-lo a escapar.

Enquanto isso no mundo de Claudia, ela entra no escritório de seu pai e rouba um cristal, que é na verdade uma chave. Com essa chave, Claudia consegue se comunicar com Finn em Incarceron, e descobre que a Prisão não é exatamente aquilo que lhe contaram, e ela começa a ajuda-los a fugir de Incarceron.

quote de uma passagem do livro:
"No corredor, os olhos estavam escuros e vigilantes, e haviam muitos. - Apareçam - disse ele. E eles apareceram. Eram crianças. Estavam vestidas com farrapos, a pele lívida de cicatrizes. As veias delas eram tubos, os cabelos armes. Sapphique estendeu a mão e tocou-lhes. - Vocês são aqueles que hão de salvar-nos - disse."

O começo do livro foi bem confuso e lento, só ficou melhor do meio para o fim, mas tenho que admitir que eu esperava mais do livro, acho que fiquei um pouco frustrada, pois minhas expectativas estavam altas demais. Eu comprei-o por causa da linda capa e da sinopse que é bem diferente de tudo que eu já li. Mas não gostei da escrita da autora, não fluiu, pelo menos para mim. Li resenhas de pessoas que amaram a história e outras que detestaram. Então acho que é ame ou odeie. Eu estou no muro, eu gostei de vários elementos, mas tambem detestei outros. Nesse livro não tem romance nenhum mesmo, senti muita falta disso, podia ter tido pelo menos um pouquinho, entre Finn e Claudia, assim a história seria mais interessante.
 Recomendo o livro para todos, pois nem todo mundo tem o mesmo gosto. Eu não gostei tanto, mas você pode gostar.
Vão fazer o filme do livro, Finn vai ser interpretado por Taylor Lautner. Acho que vai ficar legal como filme, pois tem passagens no livro que visualmente vai ser show. Irei ver com certeza.

Nivel de inglês: Avançado, bem difícil.







3 comentários

  1. do you write english versions of your reviews?

    ResponderExcluir
  2. Acho que até agora, não vi ninguém falando mal do livro.
    A capa é maravilhosa.
    Wishlist!

    ResponderExcluir
  3. Eu queria saber se esse livro ja tem data de ser lançado aqui? Pelo que pesquisei não tem data confirmada ainda, mas talvez você saiba mais que eu ... eu achei interessante a historia, bem diferente dever ser bom!!!

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS