28.6.12

[Resenha] Coração de Tinta de Cornelia Funke

CORAÇÃO DE TINTA 
Autora: Cornelia Funke
Editora: CIA das Letras

SINOPSE:
Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. Quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração de Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.

Resenha:

A história transcorre através das páginas de um livro que leva o mesmo nome da obra de Funke. Mo é um médico de livros, um excepcional restaurador de livros que juntamente com sua esposa nutre um amor incondicional pela literatura. Ele possuía o habito de ler em voz alta para a esposa e para a filha ainda bem pequena, Maggie. Entretanto, em uma ocasião ele descobre sem querer que podia dar vida aos personagens dos livros que estivesse lendo. Foi quando uma grande tragédia abateu-se sobre as suas vidas.

Mortimer, mais conhecido como Mo, ao ler um trecho de “Coração de tinta”, livro que conta a história de Mundo de Tinta, traz para o seu mundo três personagens do livro, dois vilões, Capricórnio e Basta e um egnimático saltimbanco, Dedo Empoeirado. Por outro lado, sua esposa, Teresa e os dois gatos do casal entram no livro para ocupar os lugares dos que saíram.

Confusos e resignados, pois queriam voltar para o livro e não sabiam como, eles partem investem contra Mo. Sem conseguirem retornar à história eles fogem da casa de Mo, deixando-o desolado e perplexo, ao perceber que sua esposa desaparecera e fora parar dentro do livro.
Mo, penalizado por ter sido o causador do desaparecimento da sua esposa, prometeu a si mesmo que nunca mais leria histórias em voz alta. Fato este que sempre intrigou sua filha que pedia constantemente a ele para que lesse para ela em voz alta, mas ele sempre recusava e ela nunca entendia o porque.

Sentindo-se culpado pela esposa, ele não desiste. Por 13 longos anos ele tenta de todas as formas trazê-la de volta, lendo e relendo o livro em voz alta, mas sempre longe de Maggie para que nada acontecesse a ela.
Após 12 anos Dedo Empoeirado regressa em busca do livro que guardava a sua casa, sua história e também o seu mundo, a mando de Capricórnio, que o deseja para fins nada bons. Assustado, Mo resolve fugir com Maggie para a casa de Elinor, tia de Teresa, conhecida como a devoradora de livros e detentora de uma biblioteca invejável aos maiores amantes da literatura.

A partir desse encontro as aventuras ao mesmo tempo fantásticas e assustadoras assolam a vida dos protagonistas. Maggie descobre finalmente o que aconteceu com a sua mãe e descobre que herdou o mesmo dom do seu pai. Se tornando uma grande aliada dele na luta para trazer a sua mãe de volta a vida “real”. Até mesmo a taciturna Elinor embarca na aventura perigosa e arriscada para ter sua sobrinha querida de volta e encara com força e coragem, ao lado de Mo e Maggie a difícil missão de salvar o mundo de um dos mais terríveis e malvados vilões que o mundo já conheceu.

Funke ainda destaca através do escritor de “Coração de tinta”, Fenoglio, a dor e o sofrimento de um escritor para realizar a difícil proeza de dar vida a personagens complexos e inesquecíveis e construir um enredo. Além dos segredos que o escritor mantém apenas entre ele e os personagens e que o leitor nunca irá descobrir ou entender.

“Coração de tinta” é aquele livro que já virou um clássico. Uma história eletrizante, interessante e inesquecível. Recomendo para todas as idades.


Eu vi o filme, e gostei, recomendo também.

 

5 comentários

  1. Parabéns pela resenha Michele! Muito em breve pretendo ler Coração de Tinta. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Quero MUITO ler, mas é tão caro... quero ver se consigo pelo Skoob!

    ResponderExcluir
  3. Assisti o filme e não gostei muito, mas como sempre o livro parece ser muito bom.

    Parabéns pela resenha.

    Bjos!
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net/

    ResponderExcluir
  4. Oii Michele B.
    Estou retribuindo a visita, o sue Blog é muito lindo!! As resenhas são óptimas, aguardando mais postagens suas :)

    • http://malucosdaleitura.blogspot.com/
    xoxo ♔

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos meus livros preferido e que deu inspiração para o meu blog:
    http://www.linguasdeprata.com/
    gostei da sua resenha, foi fiel ao livro!

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS