13.6.12

[Resenha] UMA ESTRANHA SIMETRIA de AUDREY NIFFENEGGER


SINOPSE: Depois de uma elogiada estréia literária, Audrey Niffenegger escreve em seu segundo romance sobre a relação entre irmãos gêmeos. A história de Uma estranha simetria, gira em torno da morte de Elspeth Noblin, que transforma-se em um fantasma. “Elspeth se torna um fantasma porque, ao morrer, ela se recusa a ir embora. É essencialmente a sua própria vontade que a mantém aqui. O que eu deixo um pouco no ar é o quão sincera ela está sendo. Ao longo do livro é a sua extrema força de vontade que faz tudo acontecer”, explica a autora. Quando Edie, a irmã gêmea de Elspeth, recebe a notícia de sua morte, vem junto uma surpresa: ela deixou para as sobrinhas o seu apartamento com vista para o imponente cemitério Highgate, em Londres – com a condição de que as duas vivam lá por um ano. Quanto a Edie e seu marido, Jack, o testamento estipula que não podem acompanhar as meninas na mudança nem entrar no apartamento. As gêmeas Julia e Valentina, de 20 anos, têm uma forte conexão, como se espera de irmãs condicionadas à presença uma da outra desde o útero. Situação muito diferente da que vivia sua mãe e sua tia, Elspeth: não se viam há 21 anos, e viviam a um oceano de distância. As meninas nunca tinham estado em Londres. Nunca haviam saído dos Estados Unidos. Londres era a terra de sua mãe, mas Edie e Jack raramente falavam sobre o assunto. Agora, Edie era americana – tinha se tornado nativa, ou quase isso. A família Poole morava em um subúrbio de Chicago que fingiu, em seus primórdios, ser uma aldeia inglesa. Mas a descoberta de que estava prestes a morrer, faz com que Elspeth quisesse se aproximar de suas sobrinhas. As razões da tia, desvendadas pouco a pouco, são inusitadas e inesperadas.que não vou conseguir descobrir o que vai acontecer depois”. É assim que Julia e Valentina, segunda geração de gêmeas da família Poole, partem rumo a uma experiência transformadora.
Resenha:
 
Valentina e Julia Poole são gêmeas idênticas e totalmente inseparáveis. Ambas fazem tudo juntas, vestem-se iguais e dividem todos os sonhos, momentos e sensações.

De outro lado, estão Edie e Elspeth, mãe e tia -respectivamente, delas. Estas gêmas tinham uma forte ligação do qual fora quebrada há 20 anos atrás. Elas nunca mais se falaram, porém ninguém sabia o motivo disso tudo.

Percebendo que o seu fim estava perto, Elspeth resolve deixar uma herança para as sobrinhas: seu apartamento em Londres, com vista para o cemitério Highgate, sob a condição de que vivam juntas lá por um ano. Mas o testamento tinha uma exigência "básica", seus pais jamais poderiam entrar lá.

Aos 20 anos, as moças vão morar sozinhas e desvendar todos os mistérios obscuros que cercam sua família e os motivos que levaram à separação da sua mãe e da sua tia.

No prédio, elas conhecem Robert, o companheiro bem mais novo de Elspeth que, inconformado, ainda sofre amargamente pela sua morte. E conhecem também Martin, portador de TOC (Transtorno Obssessivo Compulsivo) e muito solitário, já que foi abandonado pela esposa.

Nesta vida nova, Valentina e Julia vivenciam novas experiências e a segunda, começa a questionar sua própria vida. Uma mulher cheia de atitude, forte e decidida, é Julia quem toma todas as decisões por ela e pela irmã, enquanto Valentina é frágil, doente e tímida.

Até que chega um momento em que as gêmeas [principalmente Valentina] começam a sentir uma presença sobrenatural muito forte e percebem de que se trata da tia, que se manteve ligada ao apartamento durante todo esse tempo. 

O fantasma de Elspeth passa a conviver e interagir com as sobrinhas, onde tambem é criada uma relação de cumplicidade e amizade, do qual em vida não foi possível ter.

Ao longo da leitura, vamos nos envolvendo mais e mais com os personagens de Audrey que por sinal, foram muito bem construídos. Este, definitivamente, é um daqueles livros que prende a pessoa do início ao fim.

Os sentimentos e falhas humanos são descritos de maneira direta, sincera e pertubadora e o sobrenatural de uma maneira leve de se ler.

O final é inesperado, em que o leitor sequer consegue imaginar o que poderia acontecer. Eu achei um livro bom, mas esperava mais, não me empolgou tanto, mas mesmo assim recomendo.
 
 

3 comentários

  1. Eu flor, desculpa a demora para responder o comentário. Adorei muito seu blog. Tão fofo!! Eu já estou te seguindo e curti sua fan page no FB. Beijão <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sério que não te empolgou tanto? Até pela sua resenha pareceu ser bom... =/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser muito bom, gosto bastante desses tipos de livros em que você fica intrigada com a história. Quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS