25.5.14

[Resenha #373] O Teste - Joelle Charbonneau @UnicaEditora @jcharbonneau





O Teste
Joelle Charbonneau
Série: O Teste 
Editora: Ùnica
Ano: 2014                 
Nº págs: 320
Gênero: Distopia
Skoob

Classificação: 5 estrelas
Compre: Saraiva

No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?


Resenha:


Malencia "Cia" Vale sempre ansiava por uma chance de provar a si mesma e mudar o mundo, de modo que no dia da sua formatura, ela desesperadamente espera ser escolhida como candidata do "teste". Só os melhores e mais brilhantes são selecionados de toda as colônias e são enviados para Tosu City para passar pelo processo de teste, essa é única maneira para uma pessoa jovem ganhar a admissão à Universidade para se tornar um dos líderes valiosos que irão remodelar um país devastado pela guerra. Cia tem o sonho de seguir os passos de seu pai e ir para a universidade, na esperança de que ela será uma das poucas escolhidas que fará a Colônia Cinco Lagos um lugar melhor.





O maior desejo da Cia é concedido quando um funcionário do governo anuncia a notícia de que ela e três outros de sua turma foram selecionados como candidatos - os primeiros a serem selecionados na Colônia Cinco Lagos em mais de uma década. Enquanto a maioria da família de Cia reage à notícia com alegria e orgulho, o pai dela não gosta nem um pouco da notícia e tem uma conversa séria com ela. Seu pai lhe dá alguns conselhos terríveis, entre eles: não confiar em ninguém.

O teste não é um mero processo de seleção de campo acadêmico, e aqueles que não são dignos desaparecem. Como Cia e seus colegas logo aprendem, é que o teste é uma espécie de exame muito mais brutal, e só os mais fortes e inteligentes vão sobreviver. Cia é forçada a escolher entre não só o seu instinto e o que lhe foi ensinado, mas também entre o amor e a verdade. O que ela vai fazer? Mais importante, ela vai sobreviver tempo suficiente para responder a essa pergunta?

A personagem principal Cia foi tão fácil de se relacionar. Ela é uma heroína simpática e quer se tornar uma líder para a comunidade. Esta era sua única chance de fazer a diferença na sua pequena colônia que sua família vive. Nenhum de seus outros familiares tiveram a oportunidade de participar nos testes, exceto seu pai. Cia é uma personagem introvertida e profundamente compassiva e ferozmente dedicada a aqueles que ela se preocupa. Sua natureza metódica é também de grande valia.

O primeiro livro de uma nova trilogia, "O teste" consegue distinguir-se dos outros livros de distopia, pois "O teste" é muito mais brutal do que a maioria dos livros desse gênero. As pessoas estão gravemente feridas e morrem neste livro. Nossa heroína não tem medo de matar as pessoas. Os personagens principais não são resgatados de decisões difíceis. Em outras palavras , o teste tem os dentes afiados que farão os leitores ficarem preso na história até o final.

"O teste" é um livro fascinante que eu simplesmente não consegui parar de ler. A maneira como os pensamentos de Cia foram escritos me deixaram presa às páginas do livro. Joelle Charbonneau tem esse jeito de fazer você acreditar em algo tanto que você se sente parte da história. Eu podia sentir cada emoção de Cia e pude facilmente imaginar cada cena.




A capa é linda, e todo o trabalho da editora está de parabéns, tanto a diagramação e revisão estão perfeitos.

Em última análise, este foi um livro muito agradável, cativante, viciante e um forte início de uma nova série. Se você está procurando uma distopia nos moldes dos grandes favoritos de sucesso de público, como Jogos Vorazes e Divergente, não procure mais: O Teste te aguarda.

34 comentários

  1. apesar de ser um dos livros do meu novo genero literário preferido estou pulando a leitura no atual momento.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Olá Michelle,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e essa é a primeira resenha que leio dele, gostei muito e estou ainda mais curioso....abraços.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Michele,
    Adorei a capa deste livro e gostei muito da resenha, que eu lembre esta é a primeira resenha que leio. Gosto bastante de distopia, mas fiquei com certo receio de ler por conta das mortes, e uma mocinha que é um tanto impiedosa é bem legal. =)
    Esse nome dela, só me faz ler Melancia...o apelido ajuda bastante. Fiquei curiosa para saber o motivo de um teste tão cruel.
    Gostei das imagens. =)

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
  4. Exatamente o que eu estava procurando: um livro nos moldes de Jogos Vorazes e Divergente. Muitas distopias estão se voltando muito para o lado do romance, prefiro este estilo mais cruel e uma heroína "que não tem medo de matar as pessoas". Acho que essa crueldade do teste e luta contra o governo tornam o livro tão envolvente e viciante. Livro número 1 da minha lista de desejados. Fiquei ainda com mais água na boca para ler!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a capa e estou amando os livros de distopia.
    Espero poder ler ele em breve.
    Parabéns pela resenha, gostei muito do jeito que vc descreveu o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Particularmente não lí nada a respeito e não sou fã de muitas mortes. No entanto, através de sua resenha, confesso que fiquei um pouco curioso.

    ResponderExcluir
  7. Vou ser honesta eu não sou fã de distopias, mas continuo insistindo em lê-las de vez em quando p/ ver alguma me surpreende. Elas são em geral ou mto tecnológicas ou mto desastrosas. Queria uma onde houve alguma magia, ou algum sexto sentido desenvolvido...

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  8. Louco pra ler esse livro D:
    Necessito dele urgentemente D:


    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    nossa estou ouvindo falar muito bem deste livro.
    Gosto bastante de distopias, então com toda certeza quero ler este livro

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Cada resenha que vejo tem muitos pontos positivos sobre esse livro e eu ja estou doidinho querendo ler, quando eu vi que a personagem tinha o nome de Melancia eu ri demais... hahahahaah

    ResponderExcluir
  11. Ual adoro distopia e fico feliz em saber que esta é boa,
    gosto de distopias mais fortes onde os protagonistas vão atrás das coisas e não tem medo e a protagonista deste parece ser assim,
    o tema do enredo parece ser bom e tem espaço para acontecer ainda muita coisa, pretendo ler,
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. A história é bem interessante e só vejo elogios pra ele. Isto me deixou bastante curiosa a respeito e depois da resenha tenho uma ideia do porque ser tão bom assim. Vou tentar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Mi!
    Ficção distópica é uma das minhas favoritas.
    Bem curiosa por saber o que acontecerá com Mia, se conseguirá passar no teste e se sim, o que acontecerá com ela.
    Resenha fantástica.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  14. não vejo a hora de poder ler *---* ansiosa

    ResponderExcluir
  15. Boa Tarde! Interessante vou dar uma olhadinha na nobel perto aqui de casa!

    ResponderExcluir
  16. Dá hora esse livro, só pela capa já dá vontade de ler!!!

    ResponderExcluir
  17. Essa é a primeira resenha que estou lendo de "O Teste" e até que fiquei empolgada com o livro... Amo distopias, mas aprendi a não ter altas expectativas com relação a elas para evitar a decepção, mas a história de "O Teste' parece ser bem bacana e saber que o livro possui momentos eletrizantes me convenceu!
    bjos

    ResponderExcluir
  18. Nossa esse livro parece ser realmente muito booommm!!!
    Quero muito ler! Tenho uma imensa paixão por distopias <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Como amo distopias esse com certeza já está na minha lista de livros a serem lidos..... E se é estilo Jogos Vorazes e Divergente mais um motivo para querê-lo....

    ResponderExcluir
  20. Um livro que já queria ler, agora lendo sua resenha agora tenho certeza de que vou ler em breve. Estou precisando ler um livro assim bom do começo ao fim. Adoro distopias

    ResponderExcluir
  21. Esse livro já me interessa de cara pelo que você mesmo citou, ser bem parecido com o enredo de Jogos Vorazes! Que adoro... rs
    Você pelo visto adorou a leitura, estou louca para lê-lo, espero gostar tanto assim.
    Parabens pela resenha...
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Me descubro desejando ler tantos livros, que nem sei por onde começar com minha lista de prioridades, com certeza O Teste é um deles.

    ResponderExcluir
  23. Tenho lido muitos comentários e resenhas sobre esse livro e vejo que todos têm gostado muito dele. Amei sua resenha e estou muito ansiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  24. É tão bom conhecer distopias noas. :D E ao ler sua resenha percebi que vou amar essa trilogia, além disso, foi ótimo ver que Cia é uma garota determinada, sem "mimimis". Sei que vou me prender totalmente nessa leitura. Parabéns pela sua resenha. Acabou de ganhar uma fã pra essa trilogia. Preciso tê-lo.

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Excelente resenha. Estou super ansiosa pra ler esse livro, sou louca por distopias. Mas ainda não tive oportunidade de compra-lo. Mas ele já está na lista pra minhas próximas compras, e espero que seja logo lançado a continuação. Sempre fico ansiosa pra ler a série toda.

    ResponderExcluir
  26. DISTOPIA, DISTOPIA, DISTOPIA AJXFHWORIÇJFLDÇJGTORUA
    Amo distopias, sua resenha só me deu mais vontade para le-lô
    E essa capa, é maravilhosa. Estou muito ansiosa pra começar ele, e se não tivesse uma lista de livros já pronto leria por PDF ele KKKKK

    ResponderExcluir
  27. Nunca li nada desse gênero.. mais gostei da sinopse e a resenha... vou ler..

    ResponderExcluir
  28. Desanima um pouco saber que é uma trilogia. Não tenho paciência para esperar :)
    Fiquei super curiosa principalmente por você dizer que é muito mais brutal do que a maioria das distopias. Também achei a capa bem interessante.

    ResponderExcluir
  29. Adoro distopias e gostei muito dessa, mesmo achando que a capa é muito similar a de Divergente.

    ResponderExcluir
  30. Estou doida por esse livro. Amei a capa e a sinopse e depois de ler a resenha ele foi pro topo da minha lista de desejados!! Adoro distopias e essa parece ser muito boa, um pouco mais adulta que as distopias que já li. Espero poder ler logo!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  31. Gostei, primeiramente gosto de livros de séries kkkk Pelos pedacinhos do livro que li aqui na resenha parece ser uma leitura fácil e rápida o que também gosto para depois ficar querendo mais rsrsrs!!!

    Quero ler também, a capa ficou boa!!
    bjos
    Miimix

    ResponderExcluir
  32. Gosto muito de ficção distópica, o livro parece ser ótimo, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  33. Gosto muito de distopias e saber que essa é boa me deixa muito feliz e com vontade de ler, pena que é série, não tenho mais onde colocar tanto livro e não desapego rsrsrsrsr

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS