20.1.16

[Resenha #773] Ratos - Gordon Reece @intrinseca


Ratos
Gordon Reece
ISBN-13: 9788580570700
ISBN-10: 8580570700
Ano: 2011
Páginas: 240
Editora: Intrínseca
Skoob
Classificação: 5 estrelas

Sinopse:
Shelley e a mãe foram maltratadas a vida inteira. Elas têm consciência disso, mas não sabem reagir — são como ratos, estão sempre entocadas e coagidas. Shelley, vítima de um longo período de bullying que culminou em um violento atentado, não frequenta a escola. Esteve perto da morte, e as cicatrizes em seu rosto a lembram disso. Ainda se refazendo do ataque e se recuperando do humilhante divórcio dos pais, ela e a mãe vivem refugiadas em um chalé afastado da cidade. Confiantes de que o pesadelo acabou elas enfim se sentem confortáveis, entre livros, instrumentos musicais e canecas de chocolate quente junto à lareira. Mas, na noite em que Shelley completa dezesseis anos, um estranho invade a tranquilidade das duas e um sentimento é despertado na menina. Os acontecimentos que se seguem instauram o caos em tudo o que pensam e sentem em relação a elas mesmas e ao mundo que sempre as castigou. Até mesmo os ratos têm um limite.


Resenha:

Sempre tem aquele momento na vida de todo leitor da descoberta de um livro novo e diferente, que mexe com o seu pessoal e fica se perguntando por que nunca reparou naquele livro antes, bom, com Ratos foi assim, e eu ainda estou chocado com esse livro.


O livro narra à história de Shelley, uma adolescente de 15 anos que sofreu bullying na escola durante muito tempo e que os pais estão se divorciando. E é por esses motivos que ela e a mãe decidem mudar de vida e compram uma casa no campo, afastada da cidade e dos problemas. Até aí, elas achavam que poderiam começar uma nova vida com calma e paz, mas algo acontece que muda a vida delas por completo.


Durante essa minha pouca vida de leitor assíduo, sempre me deparei com lançamentos aqui, livros que viram moda por lá e nunca, repito, nunca tinha visto Ratos na minha vida. Nem no Skoob ou no Goodreads, em blogs literários muito menos, até no próprio site da editora Intrínseca é difícil de encontrar informações sobre o livro. Quando surgiu a oportunidade de resenhar um novo livro aqui para o blog, Ratos estava na lista, e com uma capa um tanto que misteriosa e uma sinopse que chega arrepia, não pensei duas vezes e me joguei nesse Thriller.


O livro é narrado em primeira pessoa pela própria Shelley e chega a ser maçante em alguns momentos. E não consigo dizer isso em outras palavras. E também, o livro não tem uma divisão de períodos, momentos ou histórias de personagens. Logo no início somos jogados no relato aterrorizante dos ataques sofridos por Shelley e de como sua vida mudou, deixando o leitor encabulado. A escrita consegue ser tão real e angustiante que em algumas partes quis deixar o livro de lado e ler algo mais leve.


Seguindo para a segunda fase da narrativa, o bullying já terminou e Shelley e a mãe já estão morando na nova casa e com uma nova rotina segundo suas vidas normalmente. Tudo vai bem até que na noite do décimo sexto aniversário de Shelley a casa e invadida por um ladrão e é a partir daí que tudo acontece. De uma forma não tão esperada, os acontecimentos dessa fase começam a se desenrolar. 


Com uma reviravolta a sua espera em cada página tudo o que pude fazer foi prender a respiração e torcer para que nada de ruim acontecesse. Em determinadas partes senti vontade de jogar o livro na parede e mandar um email para o autor dizendo o ‘quão idiota era aquilo que ela estava fazendo, mas como disse, uma reviravolta impressionante estava no próximo parágrafo. Senti o medo, a aflição e o desespero que Shelley e sua mãe sentiram, e também fui capaz de sentir piedade pelo ladrão.

O que eu achei interessante no livro, é que durante toda a narrativa Shelley compara ela e a mãe com ratos, que para as mesmas, são criaturas covardes e submissas, que se escondem nas sombras e não possuem total domínio sobre suas vidas. Inclusive ela compara a situação pela qual está passando com o que os ratos fazem: se esconder.


Ratos é um livro incrível, mexeu comigo de uma forma que eu nunca imaginei que um livro conseguiria fazer. A diagramação do livro também é ótima, um destaque para o buraco de rato da capa e se você ainda não leu esse livro, então leia porque esse livro precisa ser lido, todos os leitores do mundo precisam ler esse livro... Enfim, espero que Ratos consiga fazer com você o que fez comigo.

Quotes: 

 

"A realidade era exatamente o oposto da ordem e da beleza; era o caos e o sofrimento, a crueldade e o horror."


“Até mesmo os Ratos tem um limite.”


“Afinal éramos ratos. Não procurávamos um lar. Procurávamos um lugar onde pudéssemos nos esconder.”

14 comentários

  1. Realmente parece ser incrível. Acho a capa maravilhosa. Já adquiri o meu exemplar. Excelente resenha! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro incrível que vai te surpreender do início ao fim! E com um final simplesmente maravilhoso!
      Obrigado!

      Excluir
  2. Realmente parece ser incrível. Acho a capa maravilhosa. Já adquiri o meu exemplar. Excelente resenha! Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Eu via esse livro tão baratinho nas lojas, lembro que teve uma época que tava por 5 reais! Mas é intrínseca, é bom! Não suporto terror, as imagens ficaram gravadas horas na minha cabeça (e o piro, li de madrugada hahaha), mas é tudo tão real e palpável, muito bem escrito. Gostei muito dele e recomendo bastante :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As imagens também grudaram na minha cabeça de um jeito... Eu nunca tinha visto esse livro como disse, nem em livrarias, blogs entre outros. Foi uma grande surpresa ter lido essa obra!

      Excluir
  4. Oi Wagner!

    Menino, esse livro entra em promoção na Submarino direto, direto. Quase comprei uma vez que ele estava por 4,99, mas aí lembrei que eu sou a criatura mais medrosa do mundo e acabei desistindo. Thrillers não são muito a minha praia, sabe... Mas a história parece ser interessante. Na verdade, acho tudo que envolve pessoas que sofreram bullying interessante. Mas enfim, eu não tinha percebido o buraco na capa, que sacada genial!!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é realmente intrigante e faz você não parar de ler. É sensacional!
      E a capa foi uma ótima jogada mesmo!

      Excluir
  5. Tenho vontade de ler e sair um pouco dos meus romances rs mas tenho medo de não aproveitar a leitura. Parece ser um bom livro mesmo, espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que você leia Luana! Ah, e dá pra shippar alguns personagens por incrível que pareça!

      Excluir
  6. Oi Wagner! Confesso que se fosse pela capa eu não leria o livro. Talvez depois de ler a sinopse eu mudasse de ideia, mas agora que li sua resenha fiquei curiosa. Parece ser uma leitura que exige muto de nosso emocional, né? Não sei se estou num momento de livros assim, mas entrou para a lita dos ' a serem lidos'. Abraços
    www.amorascompimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, exige muito do nosso emocional e direto nós já somos jogados na conturbada história da protagonista!
      Abraços!

      Excluir
  7. AMEI!!!!!
    Também nunca tinha ouvido falar no livro, mas, com certeza, já quero ler.
    Eu adoro livros fortes e com temas densos.
    Ótima resenha! Conseguiu despertar meu interesse.
    Beijos!!

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS