14.3.16

[Resenha #834] Desespero - Stephen King @cialetras


Desespero
Stephen King
ISBN-13: 9788581050041
ISBN-10: 8581050042
Ano: 2013
Páginas: 567
Editora: Suma de Letras
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Submarino

Sinopse:
Um gato espetado numa placa da Rodovia 50 - uma das mais solitárias dos Estados Unidos - revela que nem sempre é fácil chegarmos ao nosso destino. O professor Jackson e sua esposa, a família Caver e o escritor Jonh Marinville sabem disso. O trajeto até a cidade de Desespero indica que a viagem será sombria e assustadora. Afinal, ao longo deste insólito caminho existe Collie Entragian, um louco disposto a fazer das suas palavras a própria lei. Quem conseguirá sobreviver? Este é o ponto de partida do novo romance de Stephen King, Desespero.



SIM! Mais um livro do King <3, preciso dizer que adoro a diagramação, capas e organização que a Suma de letras faz com os livros dele! Dá gosto de ler.... Este, assim como todos os outros livros que li do autor, é dividido em seções de acordo com os acontecimentos, e cada capítulo é subdividido em 5 partes. Gosto muito quando o livro tem esse tipo de divisão, porque deia minha leitura mais fluida, principalmente naqueles com mais de 500 páginas, como são a maioria dos livros do King.

Antes de começar a ler este livro do Stephen King, eu já sabia que era um dos mais religiosos do autor, nele há um embate entre bem/Deus X mal/forças das trevas. Bom tudo começa quando diferentes personagens por diferentes motivações pegam a rodovia 50, uma das mais solitárias dos Estados Unidos, ao dirigir pela rodovia esses personagens se deparam com acontecimentos distintos que os forçam a parar o veículo, e o que acontece de comum a todos eles, é o fato de todos acabarem encontrando de um jeito ou de outro um policial, que chama atenção pelo seu tamanho e guia todos eles para a cidade de Desespero.


“Me diga o que fazer Deus. Me diga o que quer. E, se for da sua vontade que a gente morra aqui, me ajude a não perder tempo ficando furioso, ou com medo, ou berrando por uma explicação.” Pág 165



Ao serem encaminhados para a cidade, os personagens começam a perceber que o policial, Collie Entragian, não está ali para ajudar eles, e parece um pouco fora do controle... ao chegar na cidade (deserta!) alguns são mortos  e os restantes são colocados em uma prisão, e ficam esperando as próximas ações de Entragian.


“Arregalou os olhos e levou as mãos à boca para abafar um grito. Por um momento o mundo ficou cinzento e ele achou que ia desmaiar. “ pág 229



Aos poucos eles vão percebendo que a cidade de Desespero sofreu ações de uma força maligna que toma posse do corpo das pessoas, passando a conduzir suas ações, assim como aconteceu com o policial... e essa “coisa” sempre está atrás de mais pessoas para tomar posse do corpo... uma vez que o corpo tomado por ela só sobrevive por alguns dias. Então os personagens principais do livro (Mary, Ralph, David, Johnny, Steve, Cynthia), passam a procurar maneiras de escapar da cidade e se deparam com um terror muito maior do que esperavam... A força maligna parece ter tomado conta e todo o local e deixado cadáveres dos moradores espalhados por todos os lugares nas mais diferentes situações.


“ ... – E quando a gente é não crente, David, que estado espiritual é esse?
Ele pensou no assunto, depois balançou a cabeça.
- Não sei.
- Sabe, sim.
Ele pensou de novo e percebeu que sabia.
- O estado espiritual da não crença é o desespero. “ pág 415



Bom, o que me chamou atenção nesse livro, foi a construção que King fez de um personagem, David, ele é uma criança que recebe mensagens de Deus e tem um papel fundamental no decorrer do enredo.... King nos conta como essa comunicação de David com Deus começou, e nos fornece detalhes ao decorrer da história, possibilitando um melhor entendimento da história no final do livro... acho incrível como o Stephen king solta peças ao decorrer do enredo, fazendo tudo se encaixar com maestria ao longo da história.


Resumindo, gostei muito do livro, e foi uma leitura diferente para mim, pois nunca vi King tão religioso como nesse livro rsrsr. Mas do que recomendado para os fãs do autor e do estilo literário... Se você nunca leu King e acha que vai ter medo, só posso dizer que durante muito tempo não li nada dele apesar da fama, porque sou dessas que assistem metade do trailer de um filme de terror e passa uma semana sem dormir KKK; mas quando finalmente cedi e passei a ler os livros do Stephen King, além das histórias de terror e dos sustos ao decorrer do livro, eu me deparei com uma história muito bem contada, e meus amigos... não consegui resistir a isso!


4 comentários

  1. King é sempre um amor, né? <3 hahaha
    Sempre vejo as pessoas dizendo que os livros dele não te deixam dormir, mas te falar que das dezenas de obras dele que já li eu ainda não dei de cara com nada que me fizesse sentir assim, como tu mesma disse. Acho que o negócio do King é um terror psicológico mesmo, aquela coisa que te deixa agoniada.
    Enfim, eu sou suspeita, pois curto demais o autor hahah

    Abraço,
    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Tisa! De todos os livros do King que eu li até agora, o que mais me deu um medinho foi " O Iluminado" ... Bjs!

      Excluir
  2. Oi, Thaise!
    Tenho livro, mas em uma edição bem antiga. Capa dura e dividida em duas. rsrs...
    Ainda não o li. Bate aquele medo que você falou. Mas um dia lerei com certeza.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho lindaaaaaaaa essa capa e beeeeeem estranha.
    Parece ser um bom livro pra quem curte esse tipo de leitura, quem sabe um dia eu tento rs
    Beijos

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS