30.6.17

[Resenha #1234] O Livro do Juízo Final - Connie Willis @Suma_BR


O Livro do Juízo Final
Oxford Time Travel # 1
Connie Willis
ISBN-13: 9788556510389
ISBN-10: 8556510388
Ano: 2017
Páginas: 576
Idioma: português 
Editora: Suma de Letras Brasil
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Para Kivrin, que se prepara para um estudo de campo em uma das eras mais mortais da história humana, viajar no tempo é tão simples quanto tomar uma vacina desde que seja uma vacina contra as doenças encontradas na Idade Média. Já para seus professores, isso significa cálculos complexos e um monitoramento constante para garantir o reencontro. No entanto, uma crise de proporções inimagináveis pode colocar o futuro de Kivrin, e de todo o Reino Unido, em perigo. Seu professor mais próximo, o sr. Dunworthy, fará de tudo para resgatá-la. Mas até que ponto é possível desafiar a morte.
De 1300 a 2050, Connie Willis faz um trabalho magnífico na construção de personagens complexos, densos e pelos quais é impossível não sentir empatia. O livro do juízo final é ao mesmo tempo uma incrível reconstrução histórica e uma aula sobre o poder da amizade.



Resenha:

O Livro do Juízo Final é considerado um clássico de ficção científica, o primeiro livro da aclamada série Oxford Time Travel, publicado em 1992. Essa história diz respeito a duas epidemias: A peste negra que atravessou a Europa e, finalmente, chegou na Inglaterra em 1348 e uma epidemia de gripe atingindo Oxford em 2054.




A história começa em Oxford no ano de 2054, onde viajar no tempo é tão simples quanto tomar uma vacina e Kivrin, uma jovem historiadora da Universidade de Oxford, será a primeira pessoa enviada de volta à Idade Média, ela tem uma enorme paixão por esse época e tem tentado estudar-la há muito tempo, mas sem sucesso, pois a Idade Média, especialmente o século XIV, foi fechada para viajantes no tempo depois de ter sido classificada com a maior pontuação possível, 10, como um período muito perigoso. Mas o chefe interino do Departamento Medieval conseguiu contornar a regra, depois que conseguiu realmente preparar Kivrin com exaustivas lições do inglês falado na época, lições de comportamento, cultura, religião, ou seja tudo do que ela tem que saber para realmente se passar por alguém desse tempo, e claro, Kivrin recebeu todas as vacinas para todas as doenças possíveis. 



O planejamento era que Kivrin iria para o ano de 1320, um ano que é considerado um pouco mais seguro e muito antes do ano em que a peste negra começa em 1348, e ela iria chegar em torno da época de Natal e sua viagem ao passado devia durar duas semanas, quando a rede se abrirá de novo para seu retorno.

Seu tutor e amigo, o professor Dunworthy, um veterano de várias viagens ao século XX no entanto, não está plenamente convencido de que ela está preparada o suficiente e pensa que várias coisas podem dar erradas. E as coisas dão errado, mas talvez não da maneira que Dunworthy esperava. Assim que Kivrin é enviada para o passado e antes que eles pudessem obter uma confirmação final, o técnico encarregado fica doente. E em pouco tempo, muitas outras pessoas ficam doentes, e a cidade é colocada em quarentena, e o laboratório fechado. Dunworthy agora está convencido de que algo está errado, preocupado com a epidemia de gripe e também com a possibilidade de Kivrin ter ido parar no ano errado e que possa estar em perigo, ele deve fazer algo para tentar resgatar Kivrin, mas como ele pode fazer isso quando todos os que trabalham na viagem no tempo de Kivrin foram afetados pela epidemia?



Sem conhecimento, Kivrin foi exposta a um vírus da gripe antes de viajar, e ela chega na Idade Média totalmente desorientada, com febre alta e sintomas de gripe. Ela é encontrada por um homem e levada para uma casa senhorial, onde a senhorita da mansão, Eliwys, sua sogra Imeyne e o padre local, Roche, cuidam dela. Kivrin eventualmente se recupera, mas em seu delírio durante a febre, ela conta completamente a sua história, depois ela finge amnésia para ter a chance de voltar para sua queda, claro, se ela se lembrar onde fica. O que ela não percebe é que houve um erro terrível do outro lado e que ela não foi enviada para 1320, mas para 1348 e que a peste negra está prestes a varrer a Inglaterra.

A história progride com uma crescente tensão tanto no futuro quanto no passado, pois os eventos não só se intensificam, mas também se espelham um no outro. E é nisso que Connie Willis trabalha sua magia e nos mostra uma história sobre o que significa ser humano, independentemente de um pequeno detalhe como o tempo.


É preciso muita habilidade para juntar duas vertentes narrativas separadas que ocorrem tão distantes no tempo sem mostrar falhas, e Willis fez um ótimo trabalho para entrelaçar as duas narrativas em conjunto de forma perfeita. 

O que eu achei mais fascinante sobre este livro é que Connie Willis deixa claro que, apesar de todas as vantagens tecnológicas e todos os avanços médicos do futuro, as próprias pessoas não mudaram muito. Elas não seguem instruções, são egoístas, e elas estão sempre procurando atribuir culpa por problemas a qualquer pessoa além de si mesmas, mas também são altruístas, gentis e heroicas. Existem personagens paralelos que trabalham ao longo das duas narrativas para ajudar outras pessoas. 


A editora fez um trabalho incrível nesse livro, a capa está linda demais, em capa dura, e todo o trabalho gráfico perfeito, assim como a tradução e revisão. Está realmente de parabéns!

O Livro do Juízo Final é um livro longo, mas para quem curte viagens no tempo, irá gostar, recomendo!

21 comentários

  1. Olá,
    Não conhecia o livro, mas sou apaixonada por uma bela ficção científica.
    Fiquei aqui babando com essa capa e a premissa, mesmo não contendo batalhas gigantescas ou grandes acontecimentos chamou muito a minha atenção. Fiquei bem animada por saber que ele foi uma das melhores leituras a algum tempo e torço para poder fazer a leitura o quanto antes. Dica mais do que anotada.

    ResponderExcluir
  2. Michele!
    Gosto demais dos livros com viagem no tempo e aqui, parece que a protagonista vai viver a experiência sem ter a esperança de retornar, já que a equipe do futuro está com vírus da gripe, como ela própria.
    Ficção bem escrita causa sempre grande curiosidade e com toda certeza quero poder ler o livro.
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li sobre ficção científica, ganhando o exemplar será uma boa maneira de começar. A resenha deu uma palhinha do que está por vir.

    ResponderExcluir
  4. Também gosto muito de livros de viagem no tempo, apesar de não ler muito sobre este tema. Outro ponto e como eles iram lidar com a doença, se vai se espalhar pelo país, e isto afetara outros tempos e épocas. Pela sua resenha o autor conseguiu trabalhar de forma muito bem construída, e desenvolvida as passagens de tempo, e como foi todo o desenrolar da trama. Espero ter oportunidade de ler esta obra, pois quero muito saber qual será o desfecho.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e já estou com muita vontade ler só pela leitura que fiz da sua resenha. Amo livro com viagens no tempo, ficção é um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  6. Tô ficando viciada em ficção científica, e esse parece ter um pouco de tudo um pouco de drama, fantasia, e muita luta pela vida.
    Essas viagens no tempo me deixaram muito curiosa também.
    Vou querer conferir, sem falta!
    bjss

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que esse livro era tão elogiado, gostei da premissa e sobre a reflexão sobre o comportamento humano ao longo da estória. Além do fato de se passar na Inglaterra, amooo! Já está na minha lista de must read...

    Miquilis: Bru Costenaro

    ResponderExcluir
  8. Adorei a ideia desse livro e esse negocio de viagens no tempo e poder ver outras épocas assim sempre me chama atenção. E as doenças que falam dão uma curiosidade maior pra entender esses tempos. Gostei disso. Dá uma sensação de estar lá, sabe? Se for bem escrito deve ser muito gostoso de acompanhar e soltar o imaginário ali.
    E que legal poder ter essa ideia de que mesmo com tudo que a tecnologia trouxe, as vantagens do futuro, as pessoas ainda continuam as mesmas. Com seus erros e sendo egoístas, mas também Sendo boas e coisas assim. É pra ver que o tempo não consegue mudar muito o jeito do ser humano né...
    Parece um livro bem legal. Mesmo que não tenha aquelas coisas de dar uma agonia de ler, ação e troços assim ele parecer ter um ritmo legal e que causa curiosidade no leitor pra saber onde essa história vai terminar.
    Adoraria ler ^^

    ResponderExcluir
  9. Resenha maravilhosa! Livro com uma ótima diagramação e capa incrível. A premissa é bem interessante e fique com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro. A resenha está top.

    ResponderExcluir
  11. As edições da Suma são uma parte á parte, porque sempre me encanto com elas. Achei a resenha bem informativa e me interessei muito na história. Como será viver em no futuro e ter a oportunidade de viajar no tempo para períodos críticos do passado? Achei super legal essa ideia. E inserir personagens semelhantes em uma época e outra, destacando as semelhanças também foi legal, mostrando como os humanos continuam os mesmos, ainda com uma mudança de tempo. Adorei!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia o livro e como amo livro de ficção científica estou com muita vontade ler, livro com viagem no tempo me deixa imensamente curiosa, gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Nunca li nada nesse estilo, enredos assim, somente em filme e séries. Mas já estou muito curiosa e com uma ótima expectativa para fazer a leitura.
    Sua resenha está excelente e me deixou mais motivada para ler.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Mi, adorei sua resenha e quero muito conhecer esse clássico de ficção científica. A capa está maravilhosa! Obrigada pela super dica!

    ResponderExcluir
  15. O livro parece muito interessante, mais ainda por não ter o antagonismo clichê presente na maioria das narrativas seja no presente, passado ou futuro, tudo gira entorno de um acidente possível. Contudo me parece que a história não respeita muito as lógicas físicas do tempo-espaço e da viagem no tempo, não sei. Acho que vou ler para descobrir. Muito obrigado pela dica, esse livro reúne duas coisas que gosto: ficção científica e idade média.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito de conhecer essa estória tão instigante!! Achei a essa edição linda demais!! Fiquei bem curiosa sobre essa estória de viagem no tempo!! Adorei a resenha e as fotos!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Olá! Quanta foto linda!! Não sabia que se tratava de um livro tão aclamado, desconhecia o fato de ter sido publicado em 1992! Estava achando que era um lançamento.
    Fiquei ainda mais interessada ao saber do que se trata. O fato de ter como pano de fundo duas das maiores epidemias conhecidas conecta a estória à realidade, mostrando a viagem no tempo como algo plausível e aceito pelo leitor.
    Apesar de não contar grandes batalhas e eventos grandiosos, a estória me interessou, acredito que a identificação com os personagens é imediata e uma leitura que não pode ser parada.
    Já está na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  18. Sempre gostei de livros com viagem no tempo, principalmente se a volta ao passado traz fatos que realmente aconteceram na época visitada. Curiosa para saber o que vai acontecer e como Kivrin vai conseguir escapar e voltar para o futuro em segurança sem comprometer o passado.

    ResponderExcluir
  19. Parece uma ficção cientifica muito boa! Meu noivo ja leu e ja me contou um pouco sobre, daria um otimo filme com certeza!

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro,mas sempre gostei de livros com viagem no tempo, principalmente se a volta ao passado traz fatos que realmente aconteceram na época.Fiquei muito curiosa para ler...

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito de livros sobre viagem no tempo e esse parece ser bem interessante, ao unir duas narrativas tão densas sobre epidemias (gripe e peste negra), com riqueza de detalhes e mantendo um bom ritmo dea ação na história.
    E é interessante pensar que o autor desse livro, escrito em 1992, acreditava que em 2054, daqui a poucos anos, a viagem no tempo já era um fato possível e corriqueiro.

    ResponderExcluir

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS