15.11.17

[Resenha #1329] Nossas noites - Kent Haruf @cialetras



Nossas noites
Kent Haruf
ISBN-13: 9788535928662
ISBN-10: 8535928669
Ano: 2017
Páginas: 160
Editora: Companhia das letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse:
Em Holt, no Colorado, Addie Moore faz uma visita inesperada a seu vizinho, Louis Waters. Viúvos e septuagenários, os dois lidam diariamente com noites solitárias em suas grandes casas vazias. Addie propõe a Louis que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da tarde para ter alguém com quem conversar antes de dormir. Embora surpreso com a iniciativa, Louis aceita o convite. Os vizinhos, no entanto, estranham a movimentação da rua, e não demoram a surgir boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação peculiar talvez não seja tão simples quanto parecia. Neste aclamado romance, Kent Haruf retrata com ternura e delicadeza o envelhecimento, as segundas chances e a emoção de redescobrir os pequenos prazeres da vida que pode surpreender e ganhar um novo sentido mesmo quando parece ser tarde demais.

Resenha:

Nossas noites, do autor Kent Haruf, é um livro simples, mas cheio de sentimentos. Traz a história de Addie Moore e Loius, dois vizinhos que foram unidos por uma circunstância inusitada. Os dois são viúvos e têm uma vida solitária, até que Addie decide tomar uma atitude e convidar Louis para passar as noites com ela, em sua casa. Não há nada de sexual envolvido, eram apenas dois amigos que sentiam saudades de ter alguém com quem conversar antes de dormir. 
"Estou falando de ter uma companhia para atravessar a noite, para esquentar a cama. De nós nos deitarmos na cama juntos e você ficar para passar a noite. As noites são a pior parte. Você não acha?"
Mas como nem tudo são flores e as pessoas são maldosas, começaram a surgir boatos quanto ao relacionamento dos dois. E eles não se importavam, simplesmente seguiam com seus encontros noturnos. Até que Addie recebe seu neto para passar um tempo com ela e em determinado momento os boatos chegam aos ouvidos do filho da Addie, Gene, e é aí que os problemas começam.
“Resolvi que não vou ficar me preocupando com o que as pessoas pensam. Já fiz isso tempo demais – a minha vida inteira. Não vou viver mais desse jeito. ” 






O relacionamento deles é algo bem gostoso de se ler, pois envolve toda uma atmosfera de confissões, memórias, conhecimento, reciprocidade... e o melhor, foi bem construído.
“Está sendo melhor do que eu esperava. É uma espécie de mistério. Eu gosto da amizade que estamos criando. Gosto do tempo que passamos juntos. De ficar aqui no escuro da noite. Das conversas. De ouvir você respirar ao meu lado quando eu acordo.” 
Uma coisa que eu não gostei é que apesar do livro ser bem curto, a narrativa é um pouco lenta, tornando-o por vezes, cansativo. No entanto, é uma história encantadora. As personagens têm um passado e este é explorado na narrativa, deixando-a ainda mais real. Essa não é uma história de conto de fadas em que tudo é perfeito no final. Não, essa é uma história de pessoas reais, vivendo em um mundo em que nem tudo acontece como deveria acontecer. E às vezes isso basta. 
“Eu te agradeço. Sou muito grata por tudo isso. Estou me sentindo uma pessoa de sorte de novo agora.” 
Finalmente, a edição está ótima, apesar de não ter me sentido muito à vontade com a diagramação pela forma em que os diálogos foram postos, e a capa é muito representativa. No conjunto, essa é uma boa obra. Recomendo!



Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS