19.11.17

[Resenha #1334] HQ Dois Irmãos - Fábio Moon e Gabriel Bá @cialetras


Dois Irmãos
Fábio Moon
Gabriel Bá
ISBN-13: 9788535925586
ISBN-10: 8535925589
Ano: 2015
Páginas: 232
Idioma: português 
Editora: Quadrinhos na Cia.
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: Um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Dois irmãos vem, desde seu lançamento há quinze anos, conquistando novas gerações de leitores. E foi com o mesmo entusiasmo desses leitores que Fábio Moon e Gabriel Bá embarcaram na missão de adaptar o romance de Milton Hatoum para uma graphic novel. Entre os mais premiados da última década, os irmãos quadrinistas vêm igualmente arrebatando fãs e trazendo uma verdadeira legião de leitores às HQs. Suas obras foram publicadas em diversos países, atravessando fronteiras culturais e políticas. 
Ao mesmo tempo que preserva a força narrativa de Hatoum, esta adaptação evidencia o talento de Bá e Moon na construção de histórias que alternam entre a tragédia, a delicadeza, a brutalidade e o humor. No traço deles, a vida dos gêmeos Yaqub e Omar ganha novos contornos épicos. A Manaus dos quadrinhos, feita de um jogo de luz e sombras, acolhe este drama que cruza gerações e, seja nos grandes planos ou nos mínimos detalhes, carrega o enredo original de energia e vitalidade.
Quem conhece a obra de Hatoum vai não apenas reencontrar, mas redescobrir com outros olhos personagens marcantes como Domingas, Halim, Zana e Dália. E os novos leitores terão contato com um riquíssimo universo ficcional, um drama que, ao esmiuçar a intimidade e a rivalidade de Yaqub e Halim, lança luz nas frestas das relações familiares, do amor e da história recente do Brasil.


Resenha:

Por volta dos anos de 1940, em Manaus, nascem irmãos gêmeos em uma família de descendentes de libaneses, seus nomes eram Yaqub e Omar. Daí em diante, o foco do livro é voltado para a relação caótica existente entre esses dois irmãos, que desde a infância não se davam nem um pouco bem. A medida que esses irmãos vão crescendo, suas brigas vão se tornando cada vez mais intensas, e os pais, desesperados para achar uma resolução para esse embate decidem então mandar Yaqub para o Líbano. Cinco anos depois, Yaqub volta para casa, porém sua relação com Omar parece piorar ainda mais.



Dois Irmãos pode ser considerado como um retrato de uma família disfuncional e caótica. Milton Hatoum expõem a clássica rixa entre irmãos em sua história, entretanto ele faz isso com uma história com carga bem pesada. Entretanto, o autor não cai no clichê do “gêmeo bom x gêmeo mal”, pois podemos notar que cada um tem os seus defeitos. Os personagens são muito bem construídos e justamente por isso, o leitor se envolve na narrativa, sentindo muitas vezes raiva de alguns personagens por causa de certas atitudes que esses tomam ao longo da narrativa.   

A HQ, que é uma adaptação do livro de Milton Hatoum, é toda em preto e branco, e o traço é muito bonito. Ela é dividida por capítulos, assim como no livro original. Os desenhos tem um tom bem regionalista e a leitura é muito fluída. O interessante, é que os ilustradores dessa HQ , Fábio Moon e Gabriel Bá, também são irmãos gêmeos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS