19.11.17

[Resenha #1333] A Revolução dos Bichos - George Orwell @cialetras


A Revolução dos Bichos
George Orwell
ISBN-13: 9788535909555
ISBN-10: 8535909559
Ano: 2007
Páginas: 152
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, 'A Revolução dos Bichos' é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stalin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética. Com o acirramento da Guerra Fria, a obra passou a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell repetiria o mesmo gesto anos mais tarde com seu outro romance 1984, finalizado-o às pressas à beira da morte para que o mesmo service de alerta ao ocidente sobre o horrores do totalitarismo comunista.
É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens. Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo.
Resenha:

Em uma fazenda chamada Granja do Solar, no interior da Inglaterra, se dá início uma revolução. Os animais decidem unir forças para expulsar o dono da fazenda pois estes se sentem explorados e não querem mais servir nenhum humano, eles querem ser donos de suas próprias vidas. Logo, a Granja do Solar se torna a Granja dos Bichos: um lugar onde todos os animais são considerados como iguais, tem os mesmos deveres e direitos e não precisam mais trabalhar para nenhum ser humano. 



Entretanto, as coisas começam a sair do controle quando os porcos, os animais mais inteligentes da fazenda, acabam assumindo a posição de liderança antes ocupada pelos seres humanos. Os outros bichos da fazenda, acabam por aceitar essa nova liderança e voltam a viver em uma tirania.

O grande destaque dessa narrativa é a semelhança com o a revolução russa, uma conexão que muitos leitores acabam por fazer. O líder dos porcos é descrito inclusive de forma muito similar ao líder da união soviética, Stálin. 

George Orwell queria criticar o sistema totalitário stalinista e deixar claro que o socialismo, movimento que ele defendia, era completamente diferente do movimento distorcido criado por Stálin. Porém, sua obra teve seu significado distorcido pelo governo americano durante a guerra fria, e foi usado como arma contra o comunismo/socialismo. 

A Revolução dos Bichos é sim uma obra muito interessante, e mais do que isso, um retrato caricato de uma realidade vivenciada pela Rússia durante o governo de Stálin. Além disso, essa narrativa acaba por alertar os leitores sobre como um governo pode controlar todo um povo. Leitura ótima e obrigatória para aqueles que se interessam por história. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS