25.11.17

[Resenha #1341] Quatro Estações - Stephen King @Suma_BR


Quatro Estações
Stephen King
ISBN-13: 9788581050157
ISBN-10: 8581050158
Ano: 2013
Páginas: 556
Idioma: português 
Editora: Suma das Letras
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Publicado originalmente em 1983, o livro faz parte da série de relançamentos de obras esgotadas de Stephen King, reeditadas em novo formato pela Objetiva.
Em Quatro Estações, o leitor tem a oportunidade de conhecer uma outra faceta do mestre do suspense, Stephen King. São quatro histórias bem diferentes do universo habitual do autor, mas com a mesma marca de excelente contador de histórias que ele conquistou ao longo de sua carreira. King constrói narrativas baseadas no dia-a-dia de personagens comuns e mostra sua habilidade em criar demônios, mas sob uma nova perspectiva: eles aparecem de modo subliminar, povoando a natureza humana.
Em "Primavera eterna - Rita Hayworth e a redenção de Shawshank", o escritor toma a injusta condenação de um homem à prisão perpétua como ponto de partida para falar sobre o desejo de liberdade. A adaptação para as telas do cinema - com atuações de Tim Robbins e Morgan Freeman - fez grande sucesso sob o título Um sonho de liberdade.
Já a perda da inocência é retratada por King em "Verão da corrupção - Aluno inteligente", que descreve a estranha relação entre um velho torturador nazista e um rapaz de apenas 13 anos de idade fascinado pelo terror do III Reich. A novela chegou às grandes telas como O aprendiz.
Na trama seguinte, "Outono da inocência - O corpo", o autor dá novos contornos ao tema do rito de passagem da juventude para a maturidade, utilizando-se das reações de um grupo de adolescentes confrontados com a morte ao se verem diante de um cadáver. A história se transformou no filme Conta comigo, revelando atores como River Phoenix, Corey Feldman e Kiefer Sutherland.
Vida e morte voltam a aparecer na quarta e última novela, "Inverno no clube - O método respiratório", que relata a luta de uma jovem para conceber seu primeiro filho a qualquer custo.
Em Quatro Estações, King, o mestre do terror americano, se distancia do sobrenatural e mergulha no dia-a-dia de personagens comuns, comprovando mais uma vez seu talento como um dos melhores ficcionistas da literatura contemporânea.


Resenha:

O livro é uma compilação de quatro contos de Stephen King. Em “Quatro Estações” nós leitores somos apresentados a quatro histórias distintas, que são divididas em “estações”. 

O primeiro conto "Primavera eterna - Rita Hayworth e a redenção de Shawshank", tem como narrador Red, um presidiário que é o contrabandista da cadeia. Porém Red não é o protagonista da história que ele narra, e sim Andy, um homem condenado à prisão perpetua mas que sempre alegou ser inocente. Por ser um homem extremamente inteligente, Andy arranja meios de conseguir sobreviver na cadeia da melhor forma que pode, mas seu foco sempre foi provar sua inocência. Esse conto com certeza é um dos melhores do livro, a escrita e o relato de Red é extremamente envolvente, e o leitor se vê “preso” à leitura e ansioso para saber o final do conto. Essa história foi adaptada ao cinema como “Um Sonho de Liberdade”, e inclusive concorreu ao Oscar. 

O segundo conto "Verão da corrupção - Aluno inteligente", conta a história de Todd, um menino de 13 anos completamente fascinado pela Segunda Guerra Mundial e pelo holocausto principalmente. Um dia Todd observa algumas fotos desse período e identifica um dos soldados nazistas presentes na fotografia, como um idoso ao qual ele sempre entregava jornais. A partir desse momento, Todd passa a perseguir e a chantagear o idoso, que se vê sem escolha e faz tudo que o menino deseja. As exigências vão desde fazer com que o idoso conte histórias da guerra e dos campos de concentração até forçá-lo a usar um uniforme da SS (antigo exercito nazista). Ao longo de quatro anos, essa narrativa nos mostra como Todd, antes o menino prodígio da família, vai se transformando em um verdadeiro monstro ao perder todo a sua inocência. A história é extremante tensa, assim como a relação de Todd com o idoso, e prende o leitor completamente também, esse foi para mim um dos melhores contos. Essa história também foi adaptada para os cinemas como “O Aprendiz”. 

"Outono da inocência - O Corpo", é o terceiro conto do livro. Nesse conto nós somos apresentados a um grupo de quatro amigos que estão à procura de uma aventura. Um dia, um desses meninos, Vern, ouve seu terrível irmão mais velho conversar sobre ter achado o corpo de um menino que havia desparecido na cidade, no meio da floresta. Vern então decide que achar o corpo desse menino na floresta próxima a cidade seria a aventura perfeita, e seus amigos logo concordam com ele. Durante o caminho a ser percorrido até o corpo do menino desaparecido, o leitor é apresentado mais a fundo a personalidade e a história de cada um desses amigos. O conto tem um tom de nostalgia, de amizades vividas na infância, e foi adaptado ao cinema como “Conta Comigo”. 




No último conto "Inverno no clube - O método respiratório", acompanhamos um advogado bem sucedido que é convidado para um clube secreto. Nesse clube, os integrantes devem contar histórias, porém a história mais esperada, e a mais aterrorizante, é a da véspera do natal. Na véspera de natal, a história contada é a de um obstetra dos anos 30, que desenvolveu um método respiratório que ajuda mulheres grávidas a sentirem menos dor na hora do parto. Apesar de muitos estudiosos desacreditarem esse médico, uma jovem decide acreditar nessa técnica e passa a se consultar com esse obstetra. Essa futura mãe solteira então, acaba se tornando objeto de apego por parte desse médico. O fim dessa narrativa é muito forte e chocante, e deixa o leitor completamente sem reação. Também é um conto maravilhoso. 

Os contos desse livro são todos ótimos, daqueles que prendem mesmo o leitor. Sem dúvidas, esse foi um dos melhores livros do Stephen King que eu já li. Infelizmente me deparei com erros de gramática e estruturação na minha leitura, o que mostra uma desatenção quanto a revisão do texto no livro. Mas de resto, não tenho o que reclamar da diagramação.  


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS