14.12.17

[Resenha #1362] Em busca de Watership Down - Richard Adams @PlanetaLivrosBR


Em busca de Watership Down
Richard Adams
ISBN-13: 9788542210965
ISBN-10: 8542210964
Ano: 2017
Páginas: 464
Idioma: português 
Editora: Editora Planeta
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Um dos maiores clássicos de fantasia nos países de língua inglesa, Em busca de Watership Down é uma fábula sombria sobre coragem e sobrevivência. Quando um coelho vidente prevê a destruição da toca onde vive, ele se une a seus amigos para achar uma nova casa. No caminho rumo à mítica colina de Watership Down, enfrentam rivais e armadilhas. Mas, mesmo depois de chegarem e, teoricamente, encontrarem um lugar seguro para viver, precisarão lutar para salvar a colônia vizinha e repopular a própria comunidade. Em busca de Watership Down fala de dominação e opressão, de fascismo e utopia, de mitologia e delírio coletivo, de sentimento de comunidade e de loucura. No Reino Unido, ocupa o segundo lugar entre os juvenis de fantasia mais vendidos do século XX, atrás apenas da saga Harry Potter. 
Em 2017, a Netflix anunciou o lançamento de uma série de animação baseada no livro.



Resenha:

Em busca de Watership Down é considerado um clássico da fantasia, foi escrito em 1972, e escrito pelo inglês Richard Adams. Watership Down foi o primeiro livro de Adams. E embora tenha sido rejeitado por várias editoras antes da Collings aceitá-lo, ele acabou ganhondo a Medalha Carnegie, a Medalha Guardian Prize e outros prêmios literários. Esta história foi adaptada em 1978 em um filme de animação. Richard Adams só escreveu esse livro a pedido de suas filhas, ele sempre costumava lhe contar as aventuras assustadoras de coelhos, e um dia as filhas dele lhe que esses contos poderiam virar um livro. E assim ele o fez.  




Este livro irá contar sobre um grupo de coelhos em busca de um novo lar. Quinto, um coelho pequeno e jovem, tem um dom: ele tem premonição do que vai acontecer, e ele prevê um grande perigo, o viveiro onde eles moram será destruído por completo. Alguns coelhos não acreditaram nele, mas ele conseguiu reunir um grupo de outros coelhos, e estes fogem em busca de um lugar melhor. Só que eles nem podiam imaginar que essa aventura deles seria tão perigosa, sangrenta e cheia de percalços ao longo do caminho. 

Não pense que se trata de um livro infantil, muito pelo contrário, é um livro adulto, com temas fortes que irá abordar a opressão, o sistema fascista, alienação cultural, sobrevivência dos indivíduos mais fortes, delírio coletivo, entre outros. E também irá falar de outras qualidades como empatia com o próximo, solidariedade, amizade, coragem, família, generosidade, e também dos benefícios de viver em uma comunidade onde exista o respeito e a união de todos.




Este livro também é visto como uma declaração sobre a natureza, uma tentativa de nos dar um vislumbre de um mundo bonito. A humanidade destrói os ambientes dos animais a um ritmo assustador, e ainda assim, sem qualquer conhecimento real do que está fazendo. O autor nos apresenta coelhos como criaturas inteligentes, carinhosas e sensíveis que sofrem muitas provações e infortúnios com o único objetivo de encontrar uma casa onde podem morar e viver bem. O livro geralmente traz um tom que sugere que a humanidade perdeu algo que costumava ter - a capacidade de viver livre, como fazem os coelhos. A noção de que as pessoas devem viver como parte da natureza e não separada da natureza é uma forte corrente subjacente que atravessa grande parte do trabalho.


Na verdade, a popularidade do livro não se baseia apenas em ser uma história agradável, mas também nas implicações societárias que podem ser facilmente encontradas nela. O livro sugere que ainda temos tempo para impedir a destruição das casas dos animais antes que seja tarde demais - uma ideia que atrai. No entanto, o romance não é simplesmente uma mensagem sobre a maneira como devemos tratar os animais. É também uma história sobre a vida, uma vez que a vida dos coelhos no viveiro traz muitos paralelos fortes à sociedade humana. No entanto, Em busca de Watership Down é lido como uma crítica política, social, ambiental ou simplesmente como um livro sobre a busca de um lar, e é, sem dúvida, uma leitura que todos devem fazer, super recomendo esse livro. E tenho que mencionar essa edição maravilhosa da editora Planeta de livros, uma edição em capa dura lindíssima, todos devem ter essa lindeza em sua estante!

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS