15.12.17

[Resenha #1367] Sob a Redoma - Stephen King @Suma_BR


Sob a Redoma
Stephen King
ISBN-13: 9788581051130
ISBN-10: 8581051138
Ano: 2012
Páginas: 960
Idioma: português 
Editora: Suma de Letras
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Na trama, em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer.
Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.
Enquanto isso, o veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel. Big Jim, insatisfeito com a perda de autoridade que tal manobra poderia significar, encoraja um sentimento local de pânico para aumentar seu poder de influência. O veterano se une a um grupo de moradores para manter a situação sob controle e impedir que o caos se instaure. Junto a ele estão a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três crianças destemidas.
No entanto, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder, apoiado por seu filho, que guarda a sete chaves um segredo. Mas os efeitos da redoma e das manobras políticas de Jim Rennie não são as únicas preocupações dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva.


Resenha:

Sob a redoma começa mostrando um dia como outro qualquer na pequena cidade de Chester’s Mill no Maine. Acompanhamos algumas pessoas nesse começo de dia, um deles é o cozinheiro Dale Barbara, mas conhecido como Barbie, que está saindo a pé da cidade, sua presença já causou confusão e ele acha que é hora de seguir. Acompanhamos também uma marmota que anda em direção a Barbie, e um avião que sobrevoa a rodovia, no avião está Claudete, mulher do primeiro vereador da cidade (Andy), que está aprendendo a pilotar, e seu instrutor. De repente cai uma redoma invisível ao redor dos limites da cidade, impedindo Barbara de deixar a cidade e causando um acidente fatal com o avião onde Claudete está.

“ Barbie não disse nada. Não estava bem certo de que conseguiria falar mesmo que tivesse algo a dizer. Aquele brilho vasto e empoeirado lhe roubara as palavras. Era como olhar através de uma escotilha para o inferno”. Pág 233

Nos primeiros capítulos somos apresentados aos diversos personagens da história, livro de mais de 900 páginas do King, já sabe né? Vem muito personagem por aí; mas ele sabe narrar tão bem e apresentar na melhor hora seus personagens que ao decorrer do livro já conhecemos todos muito bem. Como eu ia dizendo, nos primeiros capítulos vamos acompanhar o que cada um estava fazendo no momento que a redoma caiu, e já de cara ocorrem algumas mortes de personagens por causa da redoma, principalmente daqueles que estavam no limite onde ela caiu.
“Este estava cheio de estrelas cor-de-rosa, e muitas pareciam cair, deixando para trás rastros compridos e quase fluorescentes. Um arrepio subiu pelas costas de Rusty.Judy previu isso, pensou....Era como se o próprio firmamento caísse sobre a cabeça deles”. Pág 395
Aos poucos os personagens vão chegando na redoma, que até então acha-se que é uma barreira, para tentar descobrir o que aconteceu. Um deles é o chefe da polícia local, Duke, que não fica no poder por muito mais tempo. A partir daí tudo vai desandar na cidade, porque o segundo vereador Jim Rennie (Big Jim), mau caráter, viúvo, corrupto e dono de uma loja local de automóveis, que já manipula o primeiro vereador, assume o controle da cidade. Rennie começa a ameaçar todos que tentam interferir com o seu reinado, entre elas a terceira vereadora Andrea Grinnel, viciada em medicamentos por causa de uma dor nas costas.






Júnior, filho de Jim Rennie, também é peça importante nesse enredo, ele largou a universidade e vem apresentando fortes dores de cabeça e um comportamento cada vez mais agressivo, cometendo barbaridades que talvez fossem descobertas se a redoma não tivesse caído.
“Então vamos, você e eu, enquanto a noite se espalha contra o céu como um paciente anestesiado sobre a mesa. Vamos enquanto as primeiras estrelas desbotadas começam a aparecer lá em cima”. Pág 718
Barbie, um dos principais protagonistas se ver então envolvido nessa trama, e junto com Julia, a jornalista do único jornal local, o Democrata, e Cox, seu amigo do exército que está comandando as operações fora da redoma, vão fazer de tudo para descobrir o que causou o isolamento deles e como terminar com isso; e claro lutar com uma autoridade cada vez maior do vereador Rennie. Outros tantos personagens também ganham importância no desenrolar da história, como a reverenda Piper, o auxiliar de médico Rusty Everett e sua esposa Linda, dentre outros.

O livro é muito intrigante, daqueles que te prendem do começo ao fim, e o que mais achei interessante em toda a história, não foi o fato da redoma em si, mas do desenvolvimento das relações interpessoais quando há uma situação de desespero, e como é fácil nesses momentos surgir um ditador. King soube como ninguém retratar o lado mais desesperador e cruel da humanidade!



Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS