A Zona Morta
Stephen King
ISBN-10: 8556510337
ISBN-13: 978-8556510334
Páginas: 480
Ano: 2017
Editora: Suma de Letras
Idioma: Português
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse:
Depois de quatro anos e meio, John Smith acorda de um coma causado por um acidente de carro. Junto com a consciência, o que John traz do limbo onde esteve são poderes inexplicáveis. O passado, o presente, o futuro – nada está fora de alcance. O resto do mundo parece considerar seus poderes um dom, mas John está cada vez mais convencido de que é uma maldição. Basta um toque, e ele vê mais sobre as pessoas do que jamais desejou. Ele não pediu por isso e, no entanto, não pode se livrar das visões. Então o que fazer quando, ao apertar a mão de um político em início de carreira, John prevê o que parece ser o fim do mundo?
Resenha:
Johnny e Sarah eram namorados e ambos lecionavam na Cleaves Mills High. Era dia de Halloween e foram comemorar na feira de Esty. Passaram por diversos brinquedos quando se depararam com a Roda da Fortuna. Johnny venceu por diversas vezes enquanto Sarah iniciava um pequeno mal-estar que aumentava a cada segundo, talvez por ter comido um cachorro quente estragado. Como ela estava de carro, Johnny decide levá-la para casa e em seguida pegar um taxi.
Retornando para casa o taxi que Johnny estava é atingido por um Charger que realizava um racha em alta velocidade. Com o impacto, Johnny é jogado para frente e passa do para-brisas, ficando seriamente ferido e entrando em coma por quatro anos e meio.
"As duas coisas de que Sarah se lembraria mais tarde, sobre aquela noite, seriam a sorte que Johnny teve na Roda da Fortuna e a máscara. Mas, à medida que o tempo passasse, que os anos se passassem, seria da máscara que ela mais se lembraria - pelo menos quando se dispusesse a pensar naquela noite."
Ao despertar Johnny descobre que tudo se transformou. Embora a fisioterapia tivesse sido uma constante, seu corpo estava fraco e sua mente guardava uma sequela. Uma parte minúscula do seu cérebro fora danificado, criando uma espécie de zona morta, fazendo com que ele não conseguisse projetar mentalmente certas coisas. Assim Johnny acaba desenvolvendo uma habilidade estranha: ao tocar nas pessoas ele consegue vislumbrar o passado e o futuro desse indivíduo.
“Mas essa teoria supõe que as pessoas com tendência a se recuperar de um longo estado de coma já sofreram algum tipo de lesão cerebral no passado... É como se o cérebro delas tivesse feito alguma adaptação como resultado do primeiro dano, uma adaptação que lhe permitiria sobreviver a um segundo.”Mas não foi apenas em Johnny que as mudanças ocorreram, seu pai parece ter envelhecido bem mais que quatro anos, sua mãe que era chata piorou em seu fervor religioso e Sarah agora estava casada e já tinha uma criança.
Embora com tantas mudanças em sua vida, Johnny não se deixa abater, esforçando-se dia após dia para se recuperar e reestruturar sua vida. Em paralelo, seus prognósticos ganham força e dimensão, onde ele chega a identificar um assassino, bem como impedir algumas catástrofes como um incêndio. Ele acaba caindo na boca da mídia e tenta levar da melhor maneira possível, afinal ele é um cara normal e sonha em ter uma vida comum.
Porém essa serenidade muda quando Johnny em um simples ato de entretenimento aperta as mãos do então candidato a presidente, Greg Stillson. Sua previsão é aterradora e ele fica completamente perturbado com o que vê. Johnny deve fazer algo antes que Greg consiga a presidência e traga consigo o caos.
“Se você pudesse voltar no tempo, mataria Hitler antes que ele se tornasse o que se tornou?”
Zona Morta é uma história envolvente e de fácil leitura. A descrição arrasta o leitor para a história do início ao fim, sendo impossível abandonar a leitura. O protagonista é carismático e fascinante e os demais personagens criados por King são astuciosos e muito inteligentes.
A capa e a diagramação é simples, porém impecáveis. Um fator interessante na capa é que a mesma mostra a roda da fortuna, que reflete bem o conteúdo do livro. A trama é intrigante e repleta de reviravoltas. Só tenho elogios a história e ao seu desenvolvimento bem trabalhado e sua cadência eloquente.
Nenhum comentário
Postar um comentário