O Bazar dos Sonhos Ruins
Stephen King
ISBN-10: 8556510302
ISBN-13: 978-8556510303
Páginas: 480
Ano: 2017
Editora: Suma de Letras
Idioma: Português
Skoob
Classificação: 5 estrelas
Compre: Amazon
Sinopse:
Mestre das histórias curtas, o que Stephen King oferece neste livro é uma coleção generosa de contos – muitos deles inéditos no Brasil. E, antes de cada história, o autor faz pequenos comentários autobiográficos, revelando quando, onde, por que e como veio a escrever (ou reescrever) cada uma delas. Temas eletrizantes interligam os contos; moralidade, vida após a morte, culpa, os erros que consertaríamos se pudéssemos voltar no tempo... Muitos deles são protagonizados por personagens no fim da vida, relembrando seus crimes e pecados. Outros falam de pessoas descobrindo superpoderes – como o colunista, em “Obituários”, que consegue matar pessoas ao escrever sobre suas mortes; ou o velho juiz em “A duna”, que ainda criança descobre uma pequena ilha onde nomes surgem misteriosamente na areia – nome de pessoas que logo morrem em acidentes bizarros. Em “Moralidade”, King narra a vida de um casal que vai se despedaçando quando os dois mergulham no que, a princípio, parece um vantajoso pacto com o Diabo.
Resenha:
Stephen King, o mestre do terror e suspense é popularmente conhecido por sua vasta obra de livros de ficção. Porém ao longo de sua carreira ele vêm lançando livros de contos como: Sombras da Noite (1978), Quatro Estações (1982), Tripulação de Esqueletos (1985), Depois da Meia-noite (1980), Pesadelos e Paisagens Noturnas I e II (1993), Tudo é Eventual (2002), Ao Cair da Noite (2008), Escuridão Total, Sem Estrelas (2010) e atualmente com O Bazar dos Sonhos Ruins.
“Talvez você queira comprar algum dos meus produtos agora, não? Tudo o que você vê foi feito à mão, e apesar de eu amar cada um deles, fico feliz em vendê-los, porque os fiz especialmente para você. Fique à vontade para examinar todos, mas tome cuidado, por favor. Os melhores têm dentes.”O Bazar dos Sonhos Ruins é um livro que reúne vinte contos inéditos do rei do suspense. Como grande fã do King, me atrevo a dizer que a grande importância da obra não se dá apenas pelos contos em si, mas dos preâmbulos criados para cada história, um esclarecimento que King presenteia seu leitor sobre seu processo criativo, de onde surgiram e o porquê das ideias para cada conto, o cenário em que a história e seus personagens são inseridos. Como não poderia deixar de ser, essas informações acrescentam compreensão e complexidade aos seus contos.
"Quando minhas histórias estão reunidas, sempre me sinto como um vendedor ambulante, um que só vendo à meia-noite. Exibo minha mercadoria e convido o leitor (você) a escolher o que quiser. Mas sempre acrescento uma advertência: cuidado, meu caro, porque alguns desses objetos são perigosos. São aqueles que têm sonhos ruins escondidos dentro, os que não saem da sua mente enquanto o sono não chega, e você se pergunta por que a porta do armário está aberta se você sabe perfeitamente bem que a fechou".Independentemente desse livro fugir um pouco do contexto no qual estamos habituados a ver King, este livro de contos leva o leitor há leituras impressionantes e muitas vezes chocantes. Temas como vida após a morte, doenças, autodestruição, perda do amor, decência, honestidade, remorso, transgressão, vingança, falhas do passado e considerações sobre o que faríamos se tivéssemos uma segunda oportunidade são alguns dos assuntos registrados nessa obra.
Quero ressaltar um conto que particularmente gostei muito e pretendo revisitá-lo qualquer dia desses, “Vida após a morte”, que mostra William Andrews, um banqueiro de investimentos que morrera de câncer e initerruptamente revive a mesma vida de sofrimento, dor e alguns momentos de felicidade... Fiquei naquela: Será? Sucederá que quando morremos reencarnamos e não possuímos uma chance de viver uma vida melhor? Sempre fadados a repetir os mesmos erros continuamente? King e sua mania de me deixar desconfiada, afinal o que acontece após a morte é um grande mistério e essa possibilidade me assustou de verdade.
"A vida é cheia de grandes perguntas, não é? Fatalidade ou destino? Céu ou inferno? Amor ou paixão? Razão ou impulso? Beatles ou Stones?".Outros contos brilham nessa obra prendendo o leitor de maneira irremediável, emoções humanas são esmiuçadas levando ao extremo das sensações dando uma constante sensação de aprisionamento e medo. A morte está do lado de cada leitor, é tirana e está esperando sua próxima vítima e ela não é boazinha, ela julga, executa e não tolera erros.
A capa está linda e possui os nomes em relevo. Fonte e diagramação impecáveis e as folhas são em papel pólen. Com um arsenal de histórias fluídas e bem construídas, este livro é ideal para todos os fãs do King e principalmente para os amantes de uma boa ficção.
Nenhum comentário
Postar um comentário