30.12.17

[Resenha #1408] Três Sombras - Cyril Pedrosa @cialetras


Três Sombras
Cyril Pedrosa
ISBN-13: 9788535918328
ISBN-10: 8535918329
Ano: 2011
Páginas: 268
Idioma: português 
Editora: Quadrinhos na Cia.
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Joachim e seus pais levam uma vida tranquila em uma pequena casa no campo. A aparição de três sombras no alto de uma colina, no entanto, corrói a harmonia da vida em família e enche os pais de dúvidas. Seriam viajantes? Por que estão rondando a casa? A cada tentativa de aproximação, as figuras misteriosas desaparecem. Logo, eles percebem que as sombras estão ali para buscar Joachim. Recusando-se a aceitar esse fato, o pai foge com o filho em uma viagem febril e desesperada, sempre com as sinistras sombras em seu encalço. Joachim deixa assim seu mundo idílico pela primeira vez para viajar por terras hostis em um navio precário, onde conhecerá um mundo cercado de adultos trapaceiros e imorais. Três Sombras é um romance de aventura, com contornos épicos, e que explora sutilmente questões de ordem filosófica e moral.



Resenha:

Fazia quase um ano que eu não lia um quadrinho. Na verdade foi a primeira vez que li um quadrinho tão grande quanto As Três Sombras, do autor francês Cyril Pedrosa, publicado pelo selo Quadrinhos na Cia. 

Em uma pequena casa no campo vive uma família feliz, Joachim e seus pais acreditam que estão protegidos, e vivem de forma tranquila. Mas um dia uma aparição de três estranhos sombras ao longe começam a assustar esta pequena família. Questionamentos começam a surgir, seriam viajantes? Teriam algum objetivo rondando a casa? Logo fica claro que Joachim é o objetivo delas, e de forma desesperada Louis, o pai, parte com seu filho para a qualquer custo proteger seu filho, mas o destino é certo, será que eles conseguiram dobrá-lo?
Com traços bem marcados Pedrosa fez seus desenhos com ar medieval, evocando a atmosfera bucólica do campo, e o ar supersticioso da época, além da pouca moral e ética. Embora a família tenha como objetivo proteger seu filho e assim demonstre amor em suas relações, nos demais personagens que surgem objetivos egoístas e bem diferenciados.





Se você buscar na estória narrada, muitas vezes em primeira pessoa pelos personagens, complexidade ou objetivos maiores você não vai encontrar. Porque aqui a narrativa tem como objetivo ser uma metáfora de uma luta que todos nós cedo ou tarde travamos, a luta pela vida contra a morte. Acredito até que as três sombras sejam uma alegoria as três moiras gregas que traçavam o destino tanto de deuses quanto dos homens, tecendo e cortando a vida destes.
Todo em preto e branco, as ilustrações conseguem de forma muito bem trabalhada transmitir sem muitos diálogos toda emoção e determinação dos personagens, sem que a leveza de Joachim se perca, afinal ele é uma criança. A leitura é rápida e acessível.

O medo é um dos focos, ele é quem faz tudo se mover, é quem tira muitas vezes a razão dos pais do menino, e assim os fazem não compreender aquilo que já está claro desde o inicio das aparições. O medo nos paralisa, e as vezes pode nos fazer perder um tempo que não volta mais, além de não evitar que certos acontecimentos surjam.





O desfecho da estória é muito realista, nos lembrando que a vida segue, sejam quais forem nossas perdas, a vida simplesmente vai seguir seu curso fazendo outras coisas nascerem e morrerem, e que é nós que devemos nos reinventar a todo tempo para dar conta do que nos cerca. Eu acho que o autor poderia ter se demorado mais em mostrar a transformação dos personagens que acabou aparecendo de forma sim real, mas rápida demais para quem lê.
Agora devo elogiar a edição da Quadrinhos na Cia que ficou muito bem realizada! As folhas são bem grossas e amareladas. Com um tamanho e formato agradável de ler, o livro ficou lindo!

As três sombras é um convite a falar e trabalhar com o medo e a morte a partir de uma nova perspectiva, com um grande toque de aventura. É uma inevitável reflexão sobre nossa impotência, e sobre o que fazemos quando o inevitável acontece. É agradável, e ao mesmo tempo um pedra nos sapatos. Leia, e crie seu próprio caminho para a luz, para que mesmo quando as três sombras surgirem você não seja um fugitivo! 




Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS