3.1.18

[Resenha #1416] Os escombros e o mito - Boris Schnaiderman @cialetras


Os escombros e o mito
A cultura e o fim da União Soviética
Boris Schnaiderman
ISBN-13: 9788571646445
ISBN-10: 8571646449
Ano: 1997
Páginas: 306
Idioma: português 
Editora: Companhia das Letras
Skoob
Classificação: 4 estrelas
Compre: Amazon

Sinopse: Em 'Os escombros e o mito - a cultura e o fim da União Soviética', Boris Schnaiderman encara o desafio de refletir sobre os destinos da literatura, da cultura e da política russa após as mudanças radicais que redesenharam o mapa não só daquela região do globo, mas de todas as relações internacionais fundadas no conflito entre blocos e nas aspirações comunistas difusas que 1917 trouxera para o nosso século. Neste livro, Boris Schnaiderman acrescenta ao seu vasto cabedal crítico sobre a modernidade russa uma pesquisa das mais atualizadas sobre as principais tendências literárias e estéticas do momento. Os resultados não poderiam ser diferentes - um texto raro e delicado, em que o estilo cuidadoso do ensaísta mescla-se com lembranças de notável memória e com valores éticos de um grande humanista.



Resenha:

Boris Schnaiderman é judeu russo de origem ucraniana, mas que reside no Brasil desde os oito anos de idade, e sendo professor de língua e cultura russa na USP. Nesse livro, ele irá mostrar todo o processo cultural da glasnost, dando uma visão mais ampla e profunda sobre a imprensa, sempre alvo da censura e da falta de liberdade nos regimes ditatoriais. Apontando todo o processo do esmagamento cultural da União Soviética. Mas não só da literatura o autor irá falar, como também do cinema, música, artes, teatro, ciência e entre outros.

Nesses pequenos ensaios o autor reflete sobre a cultura e o fim da União Soviética, fazendo um verdadeiro balanço de aspectos centrais da vida cultural da Rússia. Com a perestroika e a glasnost, milhares de documentos, informações e manuscritos que foram confiscados pela KGB, a polícia secreta soviética, vem à tona, possibilitando assim uma maior reflexão sobre a abertura política e os centros de força da cultura russa. 


Schnaiderman recupera assim a literatura, o teatro, as artes plásticas, a poesia, a linguagem e etc. Mostra ao leitor o presente do país por meio das publicações: jornais, visitas que ele fez a museus e lugares russos e etc. Fala, também, do processo de abertura religiosa, questões éticas, políticas e problemas ligados à Revolução Russa e aos seus desdobramentos posteriores, e outras questões centrais para a cultura da Rússia.

Este livro é crucial para o entendimento da cultura Russa pós perestroika, em suas diversas manifestações e linguagens artísticas. Schnaiderman exibe um profundo conhecimento da cultura russa, traduzindo aspectos até então não divulgados no Brasil. Este livro é praticamente um guia da literatura russa, uma verdadeira narrativa da vida intelectual sob o stalinismo. Recomendo.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG ROTINA AGRIDOCE- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS